fbpx

Barroco é tema de super museu em Puebla (México)

Data: 22/06/2018

Por: Da Redação

Pela abrangência e pelo projeto museológico, o Museo Internacional del Barroco, sem dúvida, é um dos mais interessantes e bonitos que já visitei

A entrada do MIB, projeto do arquiteto japonês Toyo Ito

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Puebla/México

Na minha visita a Puebla, entre todas as coisas lindas que vi e experimentei, nada supera a grata surpresa de ter visitado o Museo Internacional del Barroco (MIB). A instituição aborda, de uma forma didática, elegante, moderna e interativa, este movimento artístico que dominou o cenário mundial do final do século 16 até o 18. Pela abrangência e pelo projeto museológico, sem dúvida é um dos mais interessantes e bonitos que já visitei.

Contribui para esta minha avaliação o fato de gostar muito de algumas expressões artísticas barrocas como, por exemplo, a escultura, a arquitetura e a música – sobretudo a do genial compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Fundado em 2016, o museu é imponente, bonito e leva a assinatura do arquiteto japonês Toyo Ito, vencedor do Prêmio Pritzker (o Oscar da Arquitetura) em 2013.

Mapa que abrange as expressões barrocas pelo mundo, incluindo o Brasil

Maquete de Puebla na época colonial e do barroco

Estátua de São Miguel Arcanjo (em alabastro talhado e policromado), do século 18 e de autor desconhecido

Todo o universo barroco, que é uma palavra de origem portuguesa, é dividido em sete amplas salas. Uma destas trata especificamente da cidade de Puebla.

Na sala onde se aborda o nascimento e a abrangência do estilo, o Brasil está no mapa – como não poderia deixar de ser – com as cidades de Minas Gerais e outras.

Ambiente de sala com móveis

Quadro Virgem de Oaxaca (Estado no sul do México), do século 18 e de autor desconhecido

Outro ambiente em uma das salas

Tudo está muito bem organizado, explicado e posicionado. Há lindas obras de arte por todos os lados. A cada sala que entrava, mentalmente, dizia “Nossa!!!!! O que é isto!!!!!” Sim, o MIB é daqueles museus que impressionam a cada passo, a cada olhar.

Caso você visite Puebla, por favor, não deixe de conhecer o MIB. Imperdível!

Projeto museológico é fantástico

Totem da cidade em frente ao MIB

Mais informações: www.mib.puebla.gob.mx, www.puebla.travel e www.visitmexico.com.

O TurismoEtc viajou a convite do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), com seguro de viagem GTA

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário