Brotas Gourmet acontece no interior de São Paulo

Data: 16/08/2017

Por: Luciano Palumbo

O gateau grand serenata do Recanto Alvorada Eco Resort (fotos divulgação/Brotas Gourmet)

Começa nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, a sexta edição do Brotas Gourmet. O festival gastronômico acontece no interior de São Paulo e conta com apresentações musicais e ações em prol de entidades sociais. Com o tema Sabores que aquecem o coração, o evento acontece até sábado, dia 19 de agosto, das 19h às 23h, no Sindicato Rural de Brotas. Os ingressos custam de R$ 15 a R$ 20.

Nesse ano, dez restaurantes participam do festival. Serão apresentados risotos, massas, gratinados, lanches e sobremesas (com muito doce de leite, castanhas e chocolates, e o toque especial do interior). Todos os pratos são referendados pelo chef Matheus Salmazzi Massoni, do Senac de Águas de São Pedro (SP), parceiro do evento desde a primeira edição, em 2012.

A polenta cremosa com shimeji e frango do Recanto das Cachoeiras

O gnocchi da mamma do Restaurante Cassorova

Para a diretora de Marketing da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), Yeda Lopes, com o festival a cidade passa a ter a gastronomia como um dos principais atrativos, além do turismo de aventura para a prática de esportes radicais. “O Brotas Gourmet revela a criatividade da gastronomia local a preços muito convidativos, com todo o charme e acolhimento de uma cidade interiorana que tem a exuberante natureza e tradições caipiras preservadas”, declara Yeda.

A expectativa, é que a edição deste ano repita o sucesso da de 2016, quando mais de seis mil visitantes apreciaram as criações de chefs e bandas da região. A programação musical inclui apresentações da banda Doce Veneno (17/8); da banda DNA (18/8); e da banda Voluntários (19/8).

O festival é realizado pela Abrotur, com o apoio da Prefeitura Municipal de Brotas, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, do Senar Faesp Sindicato Rural, da Liquigás, do Sicoob Grediguaçu, do Senac e da EPTV.

PRATOS DO BROTAS GOURMET

O sanduba de mignon e shimeji marinado na manteiga do Alex Silva Lanches

Alex Silva Lanches: sanduba de mignon e shimeji marinado na manteiga (sanduíche de escalope de filé mignon temperado, coberto com shimeji marinado na manteiga, shoyu e gotas de limão).

Areia que Canta: risotto mio (arroz arbóreo, caldo artesanal, alho poró orgânico, vinho branco e queijo parmesão gran mestri – o mais nobre dos queijos. Na versão vegetariana, é servido com chip de banana prata e pimenta biquinho).

Brotas Eco Resort: dolce speziata  (iguaria que combina linguiça, requeijão de corte artesanal, verduras e molhos).

Restaurante Cassorova: gnocchi da mamma (com creme de pupunha, tomate seco, queijo ralado e requeijão cremoso).

Espaço do Pastel: churros caipira (em porção de mini pastéis feito com a melhor massa da região, combinado com o doce deleite artesanal da casa, banana e muito queijo).

Restaurante Malagueta: taça adoro (bolo feito com leite Ninho gelado, acompanhado de brownie, creme de avelã, calda de chocolate com pimenta e castanhas de caju).

O risotto mio do Areia que Canta

Restaurante Nikkey Sushi: sushiburguer com harumaki palito (pão feito com o próprio arroz do sushi, recheado com salmão cru ou grelhado. Leva camada de cream cheese, pepino agridoce, shitake e acelga crocante e vem acompanhado de deliciosos rolinhos primavera).

Restaurante Poção: tartiflette com queijos Reblochon e Canastra (gratinado com batatas, cebolas douradas e dois tipos de queijo: o Reblochon, originário da Savoia nos Alpes – que dá o sabor característico dos bons pratos de montanha franceses – e o Canastra, do “Seu Zé Mário”, considerado o melhor de Minas Gerais).

Recanto Alvorada Eco Resort: gateau grand serenata (bolo quente de chocolate com calda de frutas vermelhas, calda de chocolate e picolé artesanal de creme).

Restaurante Recanto das Cachoeiras: polenta cremosa com shimeji e frango (frango, feito no tacho, servido com polenta cremosa, que leva couve refogada ao meio. O molho é de shimeji).

SERVIÇO:
Brotas Gourmet – Festival de Gastronomia e Música
Sindicato Rural de Brotas – Av. Américo Piva, 150, Chapada dos Guimarães, Brotas-SP

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário