
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Gramado (RS)
Quando se fala em gastronomia italiana – daqueles hábitos e pratos trazidos pelos imigrantes no século 19 e já integrada com o que eles encontraram no Brasil –, Gramado, na Serra Gaúcha, é uma referência. Na área urbana há diversas e boas opções. No entanto, uma dica de programão gastronômico (e cultural) é almoçar na zona rural na cidade gaúcha, na Cantina Linha Bella, aberta em 2008. O que há: bom atendimento, comida deliciosa e variada e música ao vivo – com dois músicos que cantam músicas em português e em dialeto italiano. Eles são ótimos!
No trajeto de oito quilômetros entre o centro e a cantina, o grande destaque é a paisagem. À medida que o perímetro urbano fica para trás, paisagens de tirar o fôlego vão surgindo, com as maravilhosas araucárias e morros cobertos de verde.


A cantina fica dentro de uma propriedade rural e ao lado de uma parreira. A casa do restaurante é de madeira e alvenaria e, internamente, muito bem decorada com objetos e materiais do campo e com cores alusivas à bandeira italiana – branco, verde e vermelho.
A comida
Há três bufês distintos: de comidas quentes, de saladas e de sobremesas. Na parte dos quentes, destaque para a polenta mole, que pode ser comida pura ou com o molho à bolonhesa; a costelinha de porco; o frango assado; e o nhoque de batata. Come-se a vontade.



A comida é muito saborosa, caseira e, percebe-se, é feita com carinho. Para beber há água, refrigerantes, sucos – destaque para o de uva –, vinho e cervejas – incluindo as artesanais.
E atenção: a cantina só abre sob reserva. O almoço, fazendo parte de um passeio pela história da cidade, incluindo o transporte, desde e para o hotel do turista, é outra opção. Mais informações abaixo. O TurismoEtc recomenda o almoço.

SERVIÇO:
Funcionamento: A Cantina Linha Bella é aberta ao público às segundas, quartas e sextas, mediante reserva. O horário máximo para a chegada é de 12:30, mas recomenda-se a chegada até 11:40 para melhor recebimento.
Valor: Pacotes com passeio turístico com guia, música ao vivo e almoço (exceto bebidas) o valor é de de R$180 por pessoa, em caso de reserva somente da cantina, o valor é de R$65 por pessoa (exceto bebidas e transporte)
Mais informações no site: www.linhabella.com.br
O TurismoEtc viajou a convite da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos