Uma verdadeira cantina italiana em Gramado

cantina italiana em Gramado

O bufê de pratos quentes: carnes, polenta e massas em destaque

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Gramado (RS)

Quando se fala em gastronomia italiana – daqueles hábitos e pratos trazidos pelos imigrantes no século 19 e já integrada com o que eles encontraram no Brasil –, Gramado, na Serra Gaúcha, é uma referência. Na área urbana há diversas e boas opções. No entanto, uma dica de programão gastronômico (e cultural) é almoçar na zona rural na cidade gaúcha, na Cantina Linha Bella, aberta em 2008. O que há: bom atendimento, comida deliciosa e variada e música ao vivo – com dois músicos que cantam músicas em português e em dialeto italiano. Eles são ótimos!

No trajeto de oito quilômetros entre o centro e a cantina, o grande destaque é a paisagem. À medida que o perímetro urbano fica para trás, paisagens de tirar o fôlego vão surgindo, com as maravilhosas araucárias e morros cobertos de verde.

cantina italiana em Gramado

Turistas almoçando na cantina

cantina italiana em Gramado

Dupla de músicos que anima o almoço dos turistas

A cantina fica dentro de uma propriedade rural e ao lado de uma parreira. A casa do restaurante é de madeira e alvenaria e, internamente, muito bem decorada com objetos e materiais do campo e com cores alusivas à bandeira italiana – branco, verde e vermelho.

A comida

Há três bufês distintos: de comidas quentes, de saladas e de sobremesas. Na parte dos quentes, destaque para a polenta mole, que pode ser comida pura ou com o molho à bolonhesa; a costelinha de porco; o frango assado; e o nhoque de batata. Come-se a vontade.

Os proprietários da cantina, Antônio e Luciana

O bufê de saladas

A deliciosa polenta mole da casa

A comida é muito saborosa, caseira e, percebe-se, é feita com carinho. Para beber há água, refrigerantes, sucos – destaque para o de uva –, vinho e cervejas – incluindo as artesanais.

E atenção: a cantina só abre sob reserva. O almoço, fazendo parte de um passeio pela história da cidade, incluindo o transporte, desde e para o hotel do turista, é outra opção. Mais informações abaixo. O TurismoEtc recomenda o almoço.

Nada se perde, tudo se transforma: decoração de mesa da cantina

SERVIÇO:
Funcionamento: A Cantina Linha Bella é aberta ao público às segundas, quartas e sextas, mediante reserva. O horário máximo para a chegada é de 12:30, mas recomenda-se a chegada até 11:40 para melhor recebimento.
Valor: Pacotes com passeio turístico com guia, música ao vivo e almoço (exceto bebidas) o valor é de de R$180 por pessoa, em caso de reserva somente da cantina, o valor é de R$65 por pessoa (exceto bebidas e transporte)
Mais informações no site: www.linhabella.com.br

O TurismoEtc viajou a convite da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário