fbpx
Turismo ETC

Casa serve ótimo falafel no Brooklyn (NY)

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 23/12/2017
O sanduíche da Queen of Falafel: originário do Oriente Médio, prato conquistou o mundo

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Nova York/Estados Unidos

Após 19 anos retornei à maravilhosa Nova York, nos Estados Unidos, em junho de 2017. Foram apenas quatro dias bem intensos de programação. No dia 10 de junho fiz um programão ao unir duas de minhas paixões: ver e fotografar graffitis e comer falafel! Fazia calor e sol, com o céu bem azul. Um lindo dia, resumindo.

A dica de ir ao bairro de Bushwick ver os graffitis veio de Pedro Andrade, do programa Manhattan Connection, da Globo News. Em uma de suas dicas, Andrade citou o nome deste bairro para ver obras de graffiti. Anotei num pedaço de papel e guardei para o planejamento da viagem.

Para ir a Bushwick peguei o metrô da linha L sentido Canarsie e desci na estação Jefferson St. Com meu olhar apurado para encontrar graffitis – desculpe a falta de modéstia, mas é que fotografo o tema desde 1986 –, assim que saí da estação vi alguns trabalhos e estes vão “puxando” outros, num percurso totalmente aleatório.

A uma quadra da estação Jefferson St. localizei uma casa de comida do Oriente Médio com o bonito nome de Queen of Falafel (Rainha do Falafel, em português). [Mas na minha opinião, a rainha do falafel de fato e de direito é a querida Malka, do Bom Retiro, em São Paulo.] Memorizei a localização, pois voltaria para almoçar por lá, e parti para minhas andanças grafíticas, que forma bem bacanas e fiz registros de trabalhos super legais.

A fachada da pequena casa: comida boa e preços camaradas

PITA CERTA E VÁRIOS MOLHOS
Entrei na Queen of Falafel. Lugar pequeno e bem apertado. No salão de ficam a cozinha e um balcão para comer em pé. Mais ao fundo um corredor dá ao banheiro e mais um balcão com cadeiras para sentar e comer. Só isto!

Pedi um falafel completo. Gostei da pita que, apesar de pequena, tem a massa na medida perfeita para aguentar um falafel – não é fina nem grossa. Os bolinhos de falafel são bem verdes e fritos na hora. As bolinhas de grão de bico fritas são acompanhadas de tomate, salsinha, pepino cru, cebola, pepino em conserva e tahine – o clássico molho de gergelim. As pessoas colocam os demais molhos se querem e quanto querem. Gostei assim.

Ao lado da porta, fica um balcãozinho com cinco tipos de molhos, sendo três em bisnagas plásticas identificadas (amba, tahine e harissa) e dois em potinhos (schug e shivka). Na parede, quatro plaquinhas que explicam os ingredientes de quatro deles – amba, tahine, harissa e schug.

Os profissionais na cozinha do restaurante, que serve várias outras especialidades do Oriente Médio…
…confira na placa acima: só delícias

De todos os cinco molhos, só não conhecia, não de provar mas de ver e ler, o schug e a shivka. Não os provei: o primeiro porque recebe coentro e o segundo por não ter os ingredientes listados.

Com meu sanduba pronto, coloquei os três molhos de minha preferência a gosto e levei a bisnaga de tahine comigo. Sentei num banco naquele corredor estreito que leva ao banheiro.

Hummm… Este falafel da Reina do Falafel estava uma delícia. Adorei! Bem servido, bolinhos e vegetais ótimos, pita excelente e molhos saborosíssimos. Não bebi nada, e o sanduíche saiu por apenas US$ 7, com as taxas inclusas.

Além de falafel, a casa serve burekas, shakshuka, sabich, homus, shawarma de frango e outras delícias do Oriente Médio. Pretendo voltar. Recomendadíssimo!

Os diferentes molhos da casa
O meu sanduíche de falafel

SERVIÇO:
Queen of Falafel
Cotação: ótimo
Endereço: 2, Wycoff Ave., Nova York-NY
www.queenfalafel.com

O TurismoEtc viajou a convite da US Travel Association, com apoios da American Airlines, da Worldhotels, do The Kimberly Hotel e da NYC & Company, com seguro de viagem GTA

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top