fbpx
Search
Turismo ETC

Casarão de 1853 é reformado em Vassouras

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 21/08/2018

Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional vai virar centro cultural

Quando concluído, casarão será um centro cultural (foto divulgação/Concrejato)

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o conjunto de edificações do Asilo Barão do Amparo, em Vassouras, no Vale do Café (RJ), passa pela primeira etapa de obras de restauração desde a inauguração em 1853.

A edificação de 1.526 m2 já foi atingida por incêndio e estava em avançado estágio de degradação. Executada pela Concrejato Engenharia, a primeira etapa emergencial tem como objetivo permitir um acesso mais seguro à edificação para viabilizar a elaboração dos projetos executivos de restauração e de adequação ao novo uso do espaço. O prédio, quando restaurado, abrigará um centro cultural, com auditório e cinema.

De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Janaína Genaro, esta etapa é fundamental para dar continuidade ao projeto, que é acompanhado pelo Iphan. “O trabalho é minucioso, e a integridade do imóvel tombado será preservada”, destaca ela. Cerca de 20 profissionais da Concrejato estão envolvidos diretamente no projeto.

As obras fazem parte do programa de preservação e aproveitamento economicamente sustentável do patrimônio histórico do Instituto Vassouras Cultural, que adquiriu o imóvel. Segundo o presidente do instituto, Ronaldo Cezar Coelho, o próximo passo é preparar um projeto de adaptação do prédio para as novas funções. Criado para funcionar como hospital da Santa Casa no século 19, o prédio funcionava como asilo quando foi interditado por representar risco de desmoronamento na década passada.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top