fbpx

Castelo de Wawel guarda lembrança da Cracóvia real

Data: 25/01/2017

Por: Da Redação

Castelo Real de Wawel lembra o período quando a cidade era a capital da Polônia

O Castelo Real de Wawel, que fica no alto de uma colina, a 228 metros acima do nível médio do mar e à beira do rio Vístula, é outra grande joia de Cracóvia. É, ainda, um complexo que lembra o período quando a cidade era a capital da Polônia e onde 32 reis e rainhas foram coroados e viviam por lá.

A rampa que dá acesso ao Castelo Real de Wawel, com as placas de doação para a restauração do lugar

A rampa que dá acesso ao Castelo Real de Wawel, com as placas de doação para a restauração do lugar

A Cracóvia monárquica durou de 1038 e 1569 – quando a capital foi transferida para Varsóvia. Isto ocorreu por causa do estabelecimento da Comunidade dos Dois Povos, ou seja, a união do Reino da Polônia e do Grão-Ducado da Lituânia que iria durar até o final do século 18. Geograficamente, Varsóvia estava mais próxima das terras lituanas.

PROCURE O SEU HOTEL NA POLÔNIA AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

Por que escrevi no parágrafo acima que o castelo é um complexo? Porque não é como nós, brasileiros, temos no imaginário o que é uma construção deste tipo. O que há de castelo por lá é a muralha e as torres – estas últimas pertencentes à catedral lá construída.

Para se chegar ao complexo, você anda uma rampa de uns 200 metros junto a uma muralha duplamente histórica. Não apenas porque cerca a colina de Wawel – que é uma palavra eslava bem antiga –, mas porque no muro há centenas de placas com o nome de pessoas ou instituições que contribuíram com a reconstrução do complexo, no início do século 20. A obra foi feita pela prefeitura da cidade, dona da propriedade e que a transformou em museu. Uma das placas de doação traz o nome “Parana, Brazylia”, do nosso Estado na região Sul e do nosso País, ambos na grafia em polonês.

Placa atesta a doação brasileira à restauração do complexo

Placa atesta a doação brasileira à restauração do complexo

Lá em cima o primeiro edifício que você conhece, e fica abismado com a beleza, é a Catedral Basílica dos Santos Estanislau e Venceslau no Monte Wawel, que começou a ser erguida no século 11. Neste templo de nome longo estão os restos mortais de 39 reis e heróis poloneses. Tirar fotos dentro da catedral é proibido e posso assegurar que o interior, com várias capelas, é muito lindo. No site oficial da catedral, cujo endereço está no final do texto, dá para você ver muitas fotos.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Então pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Além disso, informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Talvez uma das cerimônias de coroação mais importantes que correu na catedral foi em 20 de janeiro de 1320. Nesta data o rei Władysław, o Breve, que unificou o Estado polonês, foi coroado.

Escultura de um dos reis poloneses

Escultura de um dos reis poloneses

Com o passar dos séculos, a construção de capelas contribuiu para a ampliação do prédio. Por fora você consegue perceber e ver os diferentes estilos arquitetônicos como o românico, gótico e barroco, por exemplo.

Logo após dá para conhecer parte do prédio reservado aos reis e outros edifícios que integram o complexo. Alguns foram construídos pelos austríacos, que dominaram a cidade e a chamaram de Krakau, entre 1795 e 1809 e 1846 e 1914.

O que mais gostei de todo este complexo foi a catedral, a muralha e as torres. O complexo é muito lindo quando se está dentro e quando se está fora – aí você percebe a grandiosidade e a beleza do lugar. Imperdível!

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Veja mais fotos:

Estátua do papa João Paulo 2° junto à entrada da catedral

Estátua do papa João Paulo 2° junto à entrada da catedral

Vista parcial da muralha do complexo de Wawel

Vista parcial da muralha do complexo de Wawel

Uma das torres do complexo

Uma das torres do complexo

Uma das capelas da catedral

Uma das capelas da catedral

Interior do complexo

Interior do complexo

Porta que dá acesso à antiga parte residencial do complexo

Porta que dá acesso à antiga parte residencial do complexo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, em latim

Interior do páteo do complexo real

Interior do páteo do complexo real

Vista do rio Vístula desde Wawel

Vista do rio Vístula desde Wawel

Escultura do dragão que vivia, segundo reza a lenda, na gruta embaixo da colina de Wawel

Escultura do dragão que vivia, segundo reza a lenda, na gruta embaixo da colina de Wawel: animal solta fogo pela boca até hoje

Torres da catedral vista de dentro do complexo de Wawel

Torres da catedral vista de dentro do complexo de Wawel: lugar é muito visitado

SERVIÇO:

Castelo: www.wawel.krakow.pl/en/
Catedral: www.katedra-wawelska.pl/en/
Cracóvia: www.krakow.pl/english/
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Cracóvia/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap
Hotéis em Las Vegas

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura em mais 210 países. Ou seja, não vai ficar desconectado.

Hotéis em Las Vegas

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário