A capital paraibana possui um Centro Histórico onde está localizado uma verdadeira pérola da arte sacra brasileira
Pois é. O Centro Histórico de Jampa é mesmo incrível. É lá que está o Centro Cultural São Francisco, nome moderno para um conjunto de prédios formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco. Tudo começou a ser construído em 1589.

Há uma visita guiada bem interessante por todo este complexo histórico-religioso. É um passeio sobretudo ao Brasil-Colônia. Gostei de ver as pinturas no teto da nave, que retrata a história bíblica de José no Egito e os azulejos portugueses. Em algumas partes do tour, faz bastante calor; em outras, o contrário: bate uma brisa bem gostosa pelas janelas.
ASSISTA AO VÍDEO
O Centro Cultural São Francisco abre de segunda à sexta, das 8h30 às 17h; e aos sábados e domingos, das 9h às 14h. O centro abriga ainda uma exposição de arte popular nordestina e uma feira com artesãos locais, ótima para comprar lembranças.
Viajando para João Pessoa? Então saiba onde se hospedar. Conheça o Hplus Beach João Pessoa.



O Centro Histórico de João Pessoa reúne ainda o Hotel Globo, datado de 1929 e tombado como patrimônio histórico, que foi um dos mais elegantes da cidade. De lá é possível ter uma bela vista do rio Sanhauá.


Pertinho do hotel, na mesma calçada, durante minha visita ao local meses atrás, vi alguns grafites interessantes que mostram algumas manifestações folclóricas e artísticas. Ou seja, o destino respira cultura e história
Outro lugar bacana para visitar no Centro Histórico é a Galeria Museu Arte Café, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves. Certamente, você vai gostar.
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
COMPRE SEU AÉREO
Com entrada franca, a casa reúne muitas obras de arte – várias à venda – do artista plástico e escultor Jurandir Maciel, que nasceu em Recife. Há também obras de outros artistas, portanto, não deixe de visitar.
Além disso, ainda no mesmo Centro Histórico vale a pena ver as casas pintadas que, juntas, formam um bonito colorido; e visitar a antiga Casa de Pólvora, datada de 1710 – que não tem mais esta função e cujo prédio abriga exposições temporárias.


Portanto, estando em João Pessoa, reserve uma manhã para conhecer o centro Histórico.
O TurismoEtc viajou com o apoio do Festival JPA, Avianca Brasil, Hplus Hotelaria, Nord Hotéis e PBTur