João Pessoa guarda pérola franciscana

A capital paraibana possui um Centro Histórico onde está localizado uma verdadeira pérola da arte sacra brasileira

Pois é. O Centro Histórico de Jampa é mesmo incrível. É lá que está o Centro Cultural São Francisco, nome moderno para um conjunto de prédios formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco. Tudo começou a ser construído em 1589.

Grafites que mostram manifestações artísticas da Paraíba

Há uma visita guiada bem interessante por todo este complexo histórico-religioso. É um passeio sobretudo ao Brasil-Colônia. Gostei de ver as pinturas no teto da nave, que retrata a história bíblica de José no Egito e os azulejos portugueses. Em algumas partes do tour, faz bastante calor; em outras, o contrário: bate uma brisa bem gostosa pelas janelas.

ASSISTA AO VÍDEO

O Centro Cultural São Francisco abre de segunda à sexta, das 8h30 às 17h; e aos sábados e domingos, das 9h às 14h. O centro abriga ainda uma exposição de arte popular nordestina e uma feira com artesãos locais, ótima para comprar lembranças.

Viajando para João Pessoa? Então saiba onde se hospedar. Conheça o Hplus Beach João Pessoa.

Fachada do Centro Cultural São Francisco

A beleza da arte sacra no Convento de Santo Antônio

Trabalho minucioso em madeira: pérola colonial

O Centro Histórico de João Pessoa reúne ainda o Hotel Globo, datado de 1929 e tombado como patrimônio histórico, que foi um dos mais elegantes da cidade. De lá é possível ter uma bela vista do rio Sanhauá.

O prédio do Hotel Globo, de onde se tem uma bela vista…

…do rio Sanhauá

Pertinho do hotel, na mesma calçada, durante minha visita ao local meses atrás, vi alguns grafites interessantes que mostram algumas manifestações folclóricas e artísticas. Ou seja, o destino respira cultura e história

Outro lugar bacana para visitar no Centro Histórico é a Galeria Museu Arte Café, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves. Certamente, você vai gostar.

NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
COMPRE SEU AÉREO

Com entrada franca, a casa reúne muitas obras de arte – várias à venda – do artista plástico e escultor Jurandir Maciel, que nasceu em Recife. Há também obras de outros artistas, portanto, não deixe de visitar.

Além disso, ainda no mesmo Centro Histórico vale a pena ver as casas pintadas que, juntas, formam um bonito colorido; e visitar a antiga Casa de Pólvora, datada de 1710 – que não tem mais esta função e cujo prédio abriga exposições temporárias.

As casas no Centro Histórico…

…e a entrada da antiga Casa de Pólvora

Portanto, estando em João Pessoa, reserve uma manhã para conhecer o centro Histórico.

O TurismoEtc viajou com o apoio do Festival JPA, Avianca Brasil, Hplus Hotelaria, Nord Hotéis e PBTur

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário