fbpx
Search
Turismo ETC

Chopin dá ritmo no Centro Histórico de Varsóvia

Publicado por: Da Redação / Atualizado em: 21/03/2019

Você pode ouvir trechos de músicas compostas pelo famoso músico polonês Fryderyk Chopin

O Centro Histórico de Varsóvia (Stare Miasto, em polonês), que começou a ser erguido no século 13, tem uma singularidade: todo o patrimônio foi reconstruído e com uma ampla e profunda riqueza de detalhes. Tudo por causa da destruição causada pela invasão nazista à cidade e ao país durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Centro Histórico de Varsóvia
A Coluna de Sigismundo, de 1644, é um dos ícones do Centro Velho

Esta característica não tira o brilho do lugar, que é muito bonito, interessante e entrou para a lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco em 1980. O centro guarda surpresas sonoras. Sim! Você pode ouvir trechos de músicas compostas pelo famoso músico polonês Fryderyk Chopin (1810-1849).

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Centro Histórico de Varsóvia
Um dos bancos onde você ouve trechos de músicas de Chopin

Minha sugestão para conhecer o Stare Miasto é começar junto ao hotel Bristol, que fica na Rota Real. Trata-se de uma avenida repleta de construções históricas que começaram a ser construídas após a capital do então Reino da Polônia ser transferida de Cracóvia, no sul, para Varsóvia, em 1596. Dá para caminhar tranquilamente e tirar fotos nesta região histórica, pois há segurança. Somente em locais com grandes aglomerações é que o cuidado deve ser redobrado.

PROCURE O SEU HOTEL NA POLÔNIA AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

O que me chamou a atenção nesta Rota Real, além dos prédios e igrejas, é o projeto Warszawa Chopina – algo como Varsóvia Chopense, numa tradução livre para o português. Em determinados bancos da cidade que integram esta fantástica iniciativa, o turista aperta um botão e ouve trechos de músicas escritas por Chopin. Ou seja, você pode ter uma trilha sonora especial ao longo de sua estada em Varsóvia. É de tirar o chapéu!

Centro Histórico de Varsóvia
Grupo de turistas que faz tour de segway, com parte do Palácio Real ao fundo

Ande na Rota Real no sentido da Coluna de Sigismundo. De lá, vire à esquerda e veja o que sobrou da antiga muralha que circundava o centro da cidade na época medieval. Depois volte à coluna e siga as placas de sinalização turística até a Praça do Mercado da Cidade Velha (Rynek Starego Miasta w Warszawie, em polonês). Desta forma você terá conhecido o Centro Histórico varsoviano.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

A Coluna de Sigismundo foi construída em 1644 e é um das atrações mais famosas da cidade. Homenageia Zygmunt III Waza (1566-1632), rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia entre 1587 até sua morte, e também rei da Suécia entre 1592 e 1599 – responsável pela transferência da corte de Cracóvia para Varsóvia, cuja população hoje gira em torno dos 2 milhões de habitantes.

Centro Histórico de Varsóvia
Escudo oficial de Varsóvia: sereia presente desde a fundação da cidade

DESTRUIÇÃO NAZISTA

Por que o Centro Histórico de Varsóvia foi reconstruído? Tudo tem a ver com o maior conflito bélico da história da humanidade. A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1° de setembro de 1939. Apesar da bravura do exército polonês, a máquina de guerra nazista era muito superior e em pouco tempo chegou à capital do país. Lá os nazistas ficaram até o final do conflito, em 1945.

A presença nazista em Varsóvia, assim como em todo o território polonês, foi arrasadora tanto em termos humanos quanto em termos patrimoniais. Ao final da guerra, de acordo com a Embaixada da República da Polônia em Lisboa, “dois terços dos habitantes de Varsóvia antes da guerra tinham morrido ou sido deportados”. Viviam na cidade antes do conflito “mais de um milhão de habitantes, dos quais mais de um terço eram judeus”. Em relação ao patrimônio (casas, pontes, viadutos, prédios etc), mais de 90% foi destruído pelos alemães.

Centro Histórico de Varsóvia
Centro de Varsóvia após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945: só ruínas

Vale lembrar e destacar que durante a invasão nazista em Varsóvia houve duas importantes e heróicas revoltas, ambas vencidas pelo inimigo: uma em 1943, liderada pelos judeus poloneses dentro do gueto, e uma em 1944, realizada pela resistência polonesa.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

A reconstrução foi baseada em registros anteriores à invasão nazista, como quadros, desenhos e fotografias. De fato, um trabalho minucioso e que merece ser aplaudido para sempre.

Confira alguns pontos interessantes no Centro Histórico de Varsóvia:

Centro Histórico de Varsóvia
Trecho da Rota Real

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Centro Histórico de Varsóvia
Estátua de Adam Bernard Mickiewicz (1798-1855), na Rota Real, um dos mais importantes poetas poloneses, também reivindicado por Ucrânia e Belarus
Centro Histórico de Varsóvia
A Igreja das Carmelitas, de 1780, na Rota Real: em um quadro de séculos atrás e a atual
Centro Histórico de Varsóvia
Letreiro em neon de uma loja de marca famosa de chocolates polonesa, na Rota Real
Centro Histórico de Varsóvia
Outra opção gastronômica na Rota Real: uma das unidades da rede de restaurantes que serve comida típica polonesa, como o pierogui (pastelzinho cozido e recheado)
Centro Histórico de Varsóvia
Interior da Catedral Basílica de São João Batista
Centro Histórico de Varsóvia
No interior da Catedral Basílica de São João Batista, vitral retrara Nossa Senhora de Częstochowa, a Virgem Negra, padroeira da Polônia, segurando o Menino Jesus
Centro Histórico de Varsóvia
Ao lado da Catedral Basílica, baixo relevo em pedra marca os mil anos de fundação da Polônia
Centro Histórico de Varsóvia
Em primeiro plano, a Coluna de Sigismundo de outra época, e em segundo plano, o estádio de futebol construído para a Eurocopa de 2012, realizada conjuntamente na Polônia e na Ucrânia
Centro Histórico de Varsóvia
Perto da Rota Real, a estátua de Józef Piłsudski (1867-1935), um dos principais líderes que conquistou a volta da Polônia como país quase 120 anos após a divisão pela Áustria, Prússia e Rússia em 1772-1795
Centro Histórico de Varsóvia
Loja que vende artesanato à base de âmbar, no Centro Histórico
Centro Histórico de Varsóvia
Nem todas as placas são turísticas ou com tradução para o inglês: polonês é um idioma muito difícil
Centro Histórico de Varsóvia
A Praça do Mercado da Cidade Velha decorada para o Natal em dezembro de 2016
Centro Histórico de Varsóvia
Trecho com ruínas da antiga muralha que cercava o centro de Varsóvia
Centro Histórico de Varsóvia
O autor deste texto entre a Coluna de Sigismundo e o Palácio Real

SERVIÇO:

Varsóvia: www.warsawtour.pl/en
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Varsóvia/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura 

Centro Histórico de Varsóvia

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top