
CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Cherbourg/França
No norte da França, em frente ao famoso Canal da Mancha – que separa o território francês da Inglaterra –, há um lugar sensacional, daqueles que você quer voltar e indicada para pessoas de todas as idades. É La Cité de la Mer (Cidade do Mar, em português), situada na cidade portuária de Cherbourg. Em um mesmo lugar, entre outras atrações, você tem um submarino nuclear aposentado, uma exposição sobre o navio Titanic e engenhocas para explorar o fundo do mar. Sim, a “pegada” do lugar é estudar e mostrar as profundezas marinhas.
A Cidade do Mar é recente, e foi fundada em abril de 2002. Portanto tem apenas 15 aninhos, e neste período já recebeu mais de 3,5 milhões de turistas. No entanto, as bases do lugar são mais antigas. Todo o museu ocupa o que antes eram as estações marítimas de Cherbourg, todas em estilo art déco e inauguradas em julho de 1933.

Enquanto Cherbourg era uma gare maritime, milhões de passageiros, entre pessoas a turismo, negócios e imigrantes, embarcaram e desembarcaram no local. A infraestrutura funcionava em três enormes galpões: dois com 280 metros de comprimento e um com 240 metros de comprimento. São nestes mesmos locais onde funcionam a Cidade do Mar.
No pouco tempo em que permaneci no lugar, visitei três exposições. Todas são muito interessantes e, como escrevi acima, têm sempre o elo comum com as profundezas marinhas.

GERINGONÇAS E O TITANIC
A mostra exibe 12 veículos desenvolvidos para explorar as profundezas do mar, produzidos na França, nos Estados Unidos, na Rússia e no Japão. Lá está, por exemplo, o Archimède que, em 1962, desceu a uma profundidade de 9.545 metros abaixo do nível do mar.
Na mesma exposição são homenageados os engenheiros que projetaram estes veículos fantásticos. Tudo muito bem montado e didático. Depois você vê uma parte sobre os monstros marinhos, criados pela imaginação humana séculos atrás.

Sensacional também é a exposição sobre o transatlântico Titanic, que naufragou na noite do dia 14 para 15 de abril de 1912, no Atlântico Norte. Por quê a mostra? Porque o navio fez uma escala no porto de Cherbourg, exatamante onde fica hoje a Cidade do Mar, no dia 10 de abril de 1912. Embarcaram na fatídica viagem 281 pessoas no porto francês.
A mostra é riquíssima e utiliza recursos áudio-visuais que ampliam as sensações dos visitantes. Assista ao vídeo:
SUBMARINO ATÔMICO
Outra joia da Cidade do Mar é o submarino nuclear francês aposentado Le Redoutable, que pesa 8 mil toneladas e possui 128 metros de comprimento. Foi o primeiro deste tipo produzido na França.
Este ano, o Le Redoutable completa 50 anos do lançamento ao mar – e o submarino ficou em operação entre 1967 e 1991. Em 2000 foi levado à Cidade do Mar e começou a ser visitado dois anos depois, com a abertura da atração.
Eu também entrei no Le Redutable e adorei a visita. Grosso modo, um submarino para mim é uma estrutura de aço com milhares de quilômetros de fios. Fio é o que você mais vê lá dentro.

Todas as áreas do submarino estão na rota de visita, desde as partes civis, como os quartos e a cozinha, até os setores militares, como por exemplo o lugar onde os mísseis são lançados.
Ao andar no Le Redoutable, lembrei de muitas cenas do seriado norte-americano Viagem ao Fundo do Mar, da década de 1960. A série era sobre as aventuras do submarino Seaview e da tripulação, liderada pelo almirante Nelson. Assisti muitos episódios na década de 1980.
Portanto, a visita à Cidade do Mar é fantástica. E há muito mais a explorar por lá, como os aquários. Super recomendada.

Logo após a visita, fiz um passeio de barco pela área do porto de Cherbourg, mas o tempo estava horrível: céu muito nublado e chuva forte. A ideia era ver a infraestrutura de fortes e quebra-mares construídos séculos atrás. O passeio vale a pena, mas com um tempo melhor, sem dúvida. Assista ao vídeo:
CONFIRA MAIS FOTOS:







SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Cidade: www.cherbourgtourisme.com
Cidade do Mar: www.citedelamer.com
O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac