Lima, a capital do Peru, carrega nas coloniais e modernos bairros de frente para o Oceano Pacífico diferentes raças e costumes, que explicam sua diversidade cultural. Mas para além deste aspecto histórico-cultural da capital do Peru, Lima também possui aventura, música, shoppings, galerias de arte, vida noturna e museus. Conheça alguns atrativos do local:
MAIS DE 70 MUSEUS
Entre as dezenas de museus localizados em Lima, um se destaca por estar em uma mansão colonial do século 17, construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século 7 — o Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera —, e outro por ser o mais antigo do Peru — o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História.
A capital Peruana é também modernidade e conta com museus como o Museu de Arte de Lima (Mali), que abriu recentemente o seu segundo andar com um sistema autoguiado e aplicativos de realidade aumentada. Dentro do museu é possível fazer um passeio de mais de 3.000 anos da história da arte do país andino.
LIMA ABRIGA QUASE 5.000 ANOS DE HISTÓRIA
Muitos milênios antes de sua fundação, Lima foi sede da civilização Caral, localizada no Valle de Supe, a 200 quilômetros ao norte de Lima, que tem 5.000 anos de antiguidade. Caral é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e é considerada a civilização mais antiga da América.
A capital peruana, dentro de sua estrutura urbana, conta com construções milenares de culturas pré-Inca, expressas em uma série de centros cerimoniais de adoração chamados Huacas. Entre os destaques estão a Huaca Pucllana (localizada no coração do charmoso bairro de Miraflores e composta por uma estrutura chamada “A Grande Pirâmide”) e a Huaca Huallamarca (monumento arqueológico mais importante do bairro de San Isidro).
Lima também é tradição colonial. O Centro Histórico de Lima é o berço da cidade colonial, onde se encontram os principais edifícios e igrejas da época e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1998. Ali também há lugares coloniais como a Igreja e o Convento São Francisco, a Plaza Mayor, a Igreja e Convento de Santo Domingo, e a Casa de Aliaga.
AVENTURA
O parapente tem no Peru uma série de cenários com belas paisagens. Em Lima é possível admirar das alturas todo o circuito de praias conhecido como Costa Verde e o bairro de Miraflores. O mais comum é decolar (de parapente ou asa delta) do Parque Raimondi, localizado no calçadão, e sobrevoar o mar, os prédios e o famoso centro comercial Larcomar, em um emocionante passeio que dura cerca de 15 minutos.
Já o surf, outra prática comum na região, é permanente durante todo o ano para os amantes do esporte. Os visitantes podem pegar ondas no circuito da Costa Verde ou em praias ao sul de Lima, como La Herradura, Punta Hermosa, Punta Rosas, Peñascal, entre outras.
Site: www.peru.travel/pt-br.