fbpx

Espiritualidade até para ateus. Conheça Lourdes, na França!

Publicado por: Luciano Palumbo / Atualizado em: 24/10/2018
Vista do santuário desde o Forte do castelo
Vista do santuário desde o Forte do Castelo

Luciano Palumbo
Enviado a Lourdes/FRANÇA

O local envolve até mesmo o incrédulo. Na verdade, acho que pela questão histórica – independente da religião – todos, sem exceção, deveriam conhecer Lourdes, na região dos Hautes-Pyrénées. Ela fica ali, bem pertinho da Espanha e tem uma rica história sobrenatural para contar aos seus mais de 5 milhões de visitantes por ano.

Lourdes é a capital da espiritualidade no sul da França. Na verdade, ali já é sudoeste. O escritório de turismo local não tem como contabilizar o número de turistas que acessam o santuário – a entrada é gratuita e isso dificulta o controle de acesso. Mas a cidade – curiosamente – é segunda no número de leitos na França, perdendo somente para a gigante Paris.

No total são mais de 189 hotéis e turistas de mais de 140 países que buscam, em Lourdes – ou em sua água – a cura para enfermidades e deficiências, graças espirituais, entre outros.

Vista de parte da cidade de Loudes
Vista de parte da cidade de Lourdes
Vista do centro de Lourdes
Vista do centro de Lourdes
Parte do pátio do Santuário de Notre Dame de Lourdes
Parte do pátio do Santuário de Notre Dame de Lourdes

A cidade também é muito conhecida pelo patrimônio cultural e natural. Ela propõe uma grande diversidade de atividades (esportes de aquáticos, passeios a cavalo e a pé, golfe, esqui e spa). Sua situação geográfica aos pés das montanhas é o ponto de partida ideal para a descoberta dos Pireneus.

ATRATATIVOS E HISTÓRIA
A História foi generosa com Lourdes. Na verdade, tudo deu início em janeiro de 1858, quando a então “menina”, Bernadette Soubirous, de apenas 14 anos, alegou ter tido algumas visões da Virgem Maria em uma gruta rochosa. Dalí, orientações divinas a conduziram até uma fonte na Frotte de Massabielle. A história nos conta que a virgem apareceu cerca de 18 vezes para a menina.

VEJA O QUE VIMOS POR LÁ:

Desde sua última visão, em 1862, os peregrinos visitam a gruta, para lá deixar suas muletas e encher garrafas com a água milagrosa. Para honrar as aparições, uma igreja foi construída sobre a gruta, com uma imagem da Virgem no nicho onde ela aparecia para a pequena Bernardette.

Ali, além da Basilique du Rosaire, existe ainda uma gigantesca igreja subterrânea, a “Basilique de Saint Pie X” que assegura cerca de 30 mil pessoas por missa.

Alguns visitam a casinha na Rue des Petits-Fossés, onde a menina viveu com a família. As visões de Bernadette foram reconhecidas pelo Vaticano e a garota foi beatificada em 1933.

Ao redor ainda é possível visitar o Castelo e o Museu que contam a história dos Pirineus. A fortaleza é tombada como monumento histórico. Desde 1921 ela abriga o Museu dos Pireneus que apresenta as mais importantes coleções sobre a história dos Pireneus franceses e espanhóis.

Fachada da Basílica de Lourdes, na França
Fachada da Basílica de Lourdes, na França
Devotos e fiéis de todas as partes do mundo se reunem em Lourdes
Devotos e fiéis de todas as partes do mundo se reúnem em Lourdes
Casa onde viveu Bernadette Soubirous
Casa onde viveu Bernadette Soubirous
Restaurante e menu. Os franceses são autênticos e regionalistas
Restaurante e menu. Os franceses são autênticos e regionalistas
O prato elaborado com salmon e purê de abóbora
O prato elaborado com salmão e purê de abóbora

A gastronomia também é diferenciada na cidade. O restaurante Le Magret é sensacional. Com relação à hospedagem, os hotéis são – quase que tabelados – porque muitos turistas apenas pernoitam no local.

COMO CHEGAR

Lourdes fica quase na fronteira com a Espanha e é servida pelo aeroporto internacional Tarbes-Lourdes-Pyrénées. É possível chegar também trem, seja por Bordeaux [3h30], Toulose [3h30] ou Paris [7h].

Mais informações pelo site www.lourdes-infotourisme.com.

TurismoEtc viajou a convite da Atout France, voando Air France e com seguro de viagem da Intermac.

**Atualizado em 20 de janeiro de 2016.

 

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top