Espiritualidade até para ateus. Conheça Lourdes, na França!

Data: 14/09/2015

Por: Luciano Palumbo

Vista do santuário desde o Forte do castelo

Vista do santuário desde o Forte do Castelo

Luciano Palumbo
Enviado a Lourdes/FRANÇA

O local envolve até mesmo o incrédulo. Na verdade, acho que pela questão histórica – independente da religião – todos, sem exceção, deveriam conhecer Lourdes, na região dos Hautes-Pyrénées. Ela fica ali, bem pertinho da Espanha e tem uma rica história sobrenatural para contar aos seus mais de 5 milhões de visitantes por ano.

Lourdes é a capital da espiritualidade no sul da França. Na verdade, ali já é sudoeste. O escritório de turismo local não tem como contabilizar o número de turistas que acessam o santuário – a entrada é gratuita e isso dificulta o controle de acesso. Mas a cidade – curiosamente – é segunda no número de leitos na França, perdendo somente para a gigante Paris.

No total são mais de 189 hotéis e turistas de mais de 140 países que buscam, em Lourdes – ou em sua água – a cura para enfermidades e deficiências, graças espirituais, entre outros.

Vista de parte da cidade de Loudes

Vista de parte da cidade de Lourdes

Vista do centro de Lourdes

Vista do centro de Lourdes

Parte do pátio do Santuário de Notre Dame de Lourdes

Parte do pátio do Santuário de Notre Dame de Lourdes

A cidade também é muito conhecida pelo patrimônio cultural e natural. Ela propõe uma grande diversidade de atividades (esportes de aquáticos, passeios a cavalo e a pé, golfe, esqui e spa). Sua situação geográfica aos pés das montanhas é o ponto de partida ideal para a descoberta dos Pireneus.

ATRATATIVOS E HISTÓRIA
A História foi generosa com Lourdes. Na verdade, tudo deu início em janeiro de 1858, quando a então “menina”, Bernadette Soubirous, de apenas 14 anos, alegou ter tido algumas visões da Virgem Maria em uma gruta rochosa. Dalí, orientações divinas a conduziram até uma fonte na Frotte de Massabielle. A história nos conta que a virgem apareceu cerca de 18 vezes para a menina.

VEJA O QUE VIMOS POR LÁ:

Desde sua última visão, em 1862, os peregrinos visitam a gruta, para lá deixar suas muletas e encher garrafas com a água milagrosa. Para honrar as aparições, uma igreja foi construída sobre a gruta, com uma imagem da Virgem no nicho onde ela aparecia para a pequena Bernardette.

Ali, além da Basilique du Rosaire, existe ainda uma gigantesca igreja subterrânea, a “Basilique de Saint Pie X” que assegura cerca de 30 mil pessoas por missa.

Alguns visitam a casinha na Rue des Petits-Fossés, onde a menina viveu com a família. As visões de Bernadette foram reconhecidas pelo Vaticano e a garota foi beatificada em 1933.

Ao redor ainda é possível visitar o Castelo e o Museu que contam a história dos Pirineus. A fortaleza é tombada como monumento histórico. Desde 1921 ela abriga o Museu dos Pireneus que apresenta as mais importantes coleções sobre a história dos Pireneus franceses e espanhóis.

Fachada da Basílica de Lourdes, na França

Fachada da Basílica de Lourdes, na França

Devotos e fiéis de todas as partes do mundo se reunem em Lourdes

Devotos e fiéis de todas as partes do mundo se reúnem em Lourdes

Casa onde viveu Bernadette Soubirous

Casa onde viveu Bernadette Soubirous

Restaurante e menu. Os franceses são autênticos e regionalistas

Restaurante e menu. Os franceses são autênticos e regionalistas

O prato elaborado com salmon e purê de abóbora

O prato elaborado com salmão e purê de abóbora

A gastronomia também é diferenciada na cidade. O restaurante Le Magret é sensacional. Com relação à hospedagem, os hotéis são – quase que tabelados – porque muitos turistas apenas pernoitam no local.

COMO CHEGAR

Lourdes fica quase na fronteira com a Espanha e é servida pelo aeroporto internacional Tarbes-Lourdes-Pyrénées. É possível chegar também trem, seja por Bordeaux [3h30], Toulose [3h30] ou Paris [7h].

Mais informações pelo site www.lourdes-infotourisme.com.

TurismoEtc viajou a convite da Atout France, voando Air France e com seguro de viagem da Intermac.

**Atualizado em 20 de janeiro de 2016.

 

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário