A “gastroguerrilha” de um cruzeiro; veja

Data: 22/11/2016

Por: Luciano Palumbo

Comidinhas preparadas diariamente em um dos espaços vips do Monarch

Comidinhas preparadas diariamente em um dos espaços vips do Monarch

LUCIANO PALUMBO
Enviado ao Caribe

A operação parece de guerra. Também, para servir mais de 2,5 mil pessoas por dia não poderia ser diferente. São muitos funcionários envolvidos na área de Alimentos e Bebidas dentro de um navio. No total, a embarcação dispõe de 120 cozinheiros, 160 garçons e outras 65 pessoas atendendo os passageiros nos mais de nove bares e quatro restaurantes espalhados pelo transatlântico.

Nós fomos conhecer a cozinha do Monarch, navio da Pullmantur que oferece quatro diferentes restaurantes para passageiros a bordo com opções de bufê, empratados e uma trattoria italiana. Ali, entre café da manhã, almoço e jantar são servidas milhares de refeições assinadas pelo chef espanhol Paco Roncero. Mas a operação, ah… Meu amigo… Esta é de guerra!

Pra começar há portas e lados para entrada e saída. O caminho é anti-horário, mas deve ser levado à risca por cozinheiros, ajudantes e garçons. Aliás, todos que transitam ali conhecem bem as regras. Desrespeitou, homem ao mar! Brincadeira. Mas a coisa ali é séria.

O trabalho em conjunto é totalmente segmento na cozinha do navio

O trabalho em conjunto é totalmente segmentado na cozinha do navio

Preparação dos sanduíches servidos no restaurante bufett

Preparação dos sanduíches servidos no restaurante bufê

Paella sendo preparada para ser levada ao restaurante buffet do navio onde serve a maior quantidade de passageiros

Paella sendo preparada para ser levada ao restaurante bufê do navio onde serve a maior quantidade de passageiros

Entrada em série prepara com camarão para os jantares empratados de todas as noites

Entrada em série preparada com camarão para os jantares empratados de todas as noites

De acordo com o gerente de Restaurante do navio, Filipe Leme Silva, a operação envolve muito a satisfação do passageiro e precisa estar rigorosamente ajustada. “Parte da satisfação do passageiro em voltar a fazer um novo cruzeiro está na gastronomia”, afirma Silva. “Nós trabalhamos muito bem a integração de sabor e apresentação em nossos restaurantes”, comenta.

“Tudo na cozinha é dividido por especialidades. Além disso, temos todo o nosso sistema (garçons e cozinha) interagindo por meio da tecnologia, o que facilita e padroniza ainda mais a nossa operação”, emenda o gerente, ressaltando a capacidade de controle de estoque e inventário dentro do navio.

Silva conta que semanalmente são consumidos muitos e muitos quilos e litros de alimentos como mais de 20 mil ovos, 12 toneladas de frutas frescas e 4,1 mil litros de leite.

“Fazemos nossas compras uma vez por semana no porto de Colón, no Panamá, nosso principal canal de entrada e saída de passageiros”, revela ele. Imagine o que é cozinhar para mais de 2,5 mil pessoas diariamente? Não imagina? Pois é, esta é a vida de quem passa seis meses a bordo de um cruzeiro e, claro, dentro da cozinha.

O gerente de restaurante do navio, Filipe Leme Silva

O gerente de Restaurante do navio, Filipe Leme Silva

Outra ângulo da cozinha do Monarch

Outro ângulo da cozinha do Monarch

Restaurante Boreas

Restaurante Boreas

Salada top servida no Boreas

Salada top servida no Boreas

Produtos de maior consumo semanal dentro do Monarch (fonte Pullmantur)

Produtos de maior consumo semanal dentro do Monarch (fonte Pullmantur)

O capitão Branka, conta um pouco sobre como é navegar e comandar a tripulação e as vidas em alto mar

O capitão Arkadiuz Branka conta um pouco sobre como é navegar e comandar a tripulação e as vidas em alto mar

Parte dos equipamentos de comando do Monarch

Parte dos equipamentos de comando do Monarch

TOUR GUIADO
Além do tour pela cozinha do navio é possível também conhecer a ponte de comando e ter um encontro especial com o capitão. É ali onde estão todos os controles de navegação. A viagem pelo interior do equipamento tem como tema “Nos bastidores do Monarch” e custa US$ 70.

Porém, para que aconteça o tour guiado são necessárias, no mínimo, 20 pessoas e condições favoráveis de navegação. Essas questões são estritamente definidas pelo todo-poderoso da embarcação.

O TurismoEtc viajou a convite da R11 Travel/Pullmantur Cruceros

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