fbpx
Turismo ETC

Happy hour em Campinas (SP) oferece petiscos exóticos

Publicado por: Luciano Palumbo / Publicado em: 03/07/2017
Insetos são os ingredientes principais dos petiscos da Safari Insetos (fotos divulgação/Safari Insetos)

Comum em diversos países asiáticos, o consumo de insetos ainda é algo inusitado no Brasil. Porém, na Safari Insetos, localizada em Campinas, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, provar essas iguarias é possível, junto a uma harmonização com cervejas de diferentes localidades do mundo.

A casa oferece happy hour, com cardápio composto por: tenébrios ao toque de tequila, limão e sal ou vinagre e sal; grilos desidratados temperados com pimenta preta e Bourbon; canapés de farinha de grilo com presunto cru e queijo gorgonzola e quibes de farinha de grilos ou tenébrios.

Tenébrios com tequila, sal e azeite

A harmonização é por conta do sommelier Marcos Santos. Ele conta que harmonizar os petiscos de insetos não é muito diferente dos quitutes mais tradicionais, e que é necessário observar outras coisas, como os temperos. “Não é simplesmente o inseto, mas o modo como foi preparado e servido”, explica.

Segundo Santos, para os tenébrios com sal e vinagre ou com tequila, sal e azeite, o ideal é harmonizar com cerveja estilo Pilson ou Witbier. Já os kibes podem ser consumidos junto com cervejas estilo Dry Stout ou Irish Red Ale. Para o canapé o ideal é harmonizar com cerveja estilo IPA (India Pale Ale). Para finalizar, o grilo com sal, pimenta preta e Bourbon pode ser servido com cerveja estilo Quadrupel ou Belgian Strong Dark Ale.

Grilos com sal, pimenta preta e Bourbon

A Safari nasceu da vontade do proprietário, Eduardo Matos, de alimentar seus pets com opções naturais. “Comecei com uma produção pequena, para alimentar as tartarugas em casa. Aos poucos, os amigos foram se interessando e percebi que havia espaço para um negócio. Agora, com o mercado e fornecimento para pets estabelecidos, estamos focados na produção de farinhas de insetos, tanto para animais quanto, futuramente, para consumo humano”, afirma ele.

O grande atrativo, segundo Matos, é o valor nutritivo dos insetos. “Os grilos têm 60% de proteína, ao passo que a carne bovina, por exemplo, não passa de 20%”, explica.

Site: www.safarinsetos.com.br.

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top