Igreja do século 18 em Salvador é reinaugurada

Data: 26/08/2017

Por: Da Redação

Vista aérea da igreja soteropolitana (foto divulgação/Iphan)

Mais um lugar para você conhecer quando for visitar a capital da Bahia. Após um extenso e complexo processo de restauro, a Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant´Ana, em Salvador, foi entregue à comunidade soteropolitana no mês passado. No templo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, ainda repousam os restos mortais de Maria Quitéria, heroína baiana da Independência do Brasil.

Segundo o Iphan, “construída no século 18 com arquitetura em estilo neoclássico e fachada rococó, a igreja foi interditada pela Defesa Civil em 2005, por conta do risco de desabamento”. Na época o telhado foi recuperado com recursos emergenciais liberados pelo Iphan, somados a recursos do Fundo de Cultura, do governo do Estado e ajuda da comunidade.

No decorrer da reforma, o Iphan fez o acompanhamento da obra, dando orientações e fiscalizando a execução, além de participar de uma séria de reuniões com mecenas para prestação de contas. Com o fechamento, teve início o Movimento Salve Sant´Ana, sob a liderança do padre Abel Pinheiro, para recuperar a igreja. A campanha conseguiu arrecadar dinheiro para restaurar dois altares laterais e a sacristia. Os esforços do pároco e da comunidade foram mais longe e eles conseguiram financiamento para custear a recuperação total do templo. A primeira etapa da restauração começou em 2009, com a liberação de R$ 2,7 milhões pelo BNDES.

Em 2014 foram liberados mais R$ 5,4 milhões que, somados a uma doação privada, da Global Participações e Energia, possibilitaram o restante da reforma, com a desmontagem de estruturas em madeira, recuperação de telas e o douramento feito com 50 mil folhas de ouro trazidas diretamente da Itália.

Com esse recurso foi efetuada a recuperação estrutural, como estabilização de paredes, troca de fiação elétrica, instalações hidráulicas, implantação de um elevador e sanitários.

HISTÓRIA
A igreja foi concebida por um mestre brasileiro, o pintor baiano Franco Velasco. Localizada no Centro Histórico da cidade, o templo foi concebido no estilo barroco, mas remodelado para o estilo neoclássico ainda no século 19. Do Barroco, pouco restou: apenas detalhes das escadarias. O templo possui mais de 20 imagens sacras do século 18.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário