fbpx
Turismo ETC

Igreja moderna destaca-se na jovem Le Havre (França)

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 31/05/2017
Fachada da Igreja de Saint-Joseph, que integra a lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco desde 2005

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Le Havre/França

Situada a 200 quilômetros a noroeste de Paris, na Normandia, e junto a foz do rio Sena, Le Havre possui um movimentado porto e pode ser considerada uma jovem cidade francesa. Jovem porque completa este ano o quinto centenário “apenas”. Entre as atrações, destaco uma igreja católica construída fora da caixa, portanto bem – muito bem – diferente. É a Igreja de Saint-Joseph.

O projeto é de autoria do arquiteto belga Auguste Perret (1874-1954), e a pedra-fundamental foi inaugurada em outubro de 1951. Com a morte de Perret, outros três arquitetos que trabalhavam com ele levaram adiante e concluíram o projeto – Raymond Audigier, Georges Brochard e Jacques Poirrier. As obras terminaram em 1957, e a consagração ocorreu em 22 de março de 1959.

O púlpito e os vitrais da igreja
O interior da torre octogonal de 107 metros de altura

Os números que impressionam. A torre octogonal, que me lembra o minarete de uma mesquita, tem 107 metros de altura e, com o tempo bom, pode ser observada a uma distância de até 60 quilômetros. Internamente, a artista francesa especializada em vitrais Marguerite Huré (1895-1967) desenhou e criou 6.500 vitrais.

Por dentro e por fora, a igreja é de concreto aparente. O púlpito é simples e quase não há arte sacra, como esculturas. De fato uma igreja muito diferente. Faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco desde 2005. Vale a visita.

Le Havre completa 500 anos em 2017

SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Cidade: www.lehavretourisme.com

O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top