fbpx
Search
Turismo ETC

Muita história e cultura na capital cubana

Publicado por: Da Redação / Atualizado em: 17/04/2019

Se planeja ir a Cuba, conhecer Havana é obrigatório. Por isto, dedicamos um espaço somente para essa cidade que reserva história e cultura

Passear pela capital cubana é voltar no tempo e viver toda experiência nostálgica, nas terras de Fidel Castro (1926-2016). E passeio não falta. Para programar o lazer na capital cubana, a Sanchat Tour opera o destino com o receptivo exclusivo em Havana. Portanto, nesta viagem, contamos com todo o suporte da operadora de turismo brasileira por lá.

cultura na capital cubana
O Castillo de La Real Fuerza: erguido para proteger Havana dos piratas

Vamos às dicas! A Plaza de Armas, uma praça linda, a mais antiga de Havana, que durante os anos coloniais serviu como terreno para desfiles militares e local para grandes celebrações, certamente não pode ficar de fora no roteiro.

PROCURE O SEU HOTEL EM CUBA AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

A Plaza de La Revolución foi construída na década de 1950 como Plaza Cívica
O Castillo de La Real Fuerza foi declarado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade

O Castillo de La Real Fuerza é um lugar para visitação muito interessante. Ou seja, uma construção militar, erguida entre 1558 e 1577 para proteger a cidade dos piratas. Com uma arquitetura lindíssima, foi declarado pela Unesco, em 1982, como Patrimônio Mundial da Humanidade e está localizado na Plaza de Armas, em Havana Velha, voltado para o mar. É cercado por um fosso espetacular e abriga o Museu da Navegação, onde estão expostas peças da marinha cubana e objetos relacionados com a vida do castelo entre os séculos 16 e 18.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Ir a Havana e não conhecer o Capitólio é quase impossível. Ou seja, a imitação, embora maior
que a original localizada em Washington DC (Estados Unidos), inaugurada em 1929, foi sede do governo até 1959. Hoje está fechado para reforma. Além disso, nos arredores, há muitos táxis antigos e várias charretes.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO.

Fechado para reforma, o Capitólio cubano foi aberto em 1929
Plaza de Armas é a mais antiga de Havana

Outro ponto para a programação é a Plaza de La Revolución, que foi construída em 1952 na época do governo do ditador cubano Fulgencio Batista (1901-1973), como a Plaza Cívica. Em 1959, com a vitória dos revolucionários liderados por Fidel Castro, a praça foi renomeada e passou a se chamar Plaza de La Revolución. Portanto, lá está o Memorial José Martí, dedicado a honrar a memória deste herói nacional da independência. Além disso, no alto do memorial, com cerca de 110 metros de altura, está um mirante de onde se tem uma linda vista panorâmica da cidade.

O Hotel Nacional é um ponto turístico em si. Lá se hospedaram personalidades dos Estados Unidos, antes da revolução de 1959. A arquitetura é fascinante, e o jardim e a fachada são maravilhosos. Além disso, é aberto para hospedagem e conta com áreas comuns, como restaurante, bares e café. Certamente vale muito a pena.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

O Hotel Nacional: personalidades mundiais se hospedavam antes da Revolução Cubana triunfar, em 1959

O FAMOSO CAVALHEIRO

Obispo é uma das principais ruas de Havana. Sendo assim, você caminha pela rua, onde os carros não passam, e aprecia onde vive os moradores cubanos. Você vive Havana de verdade e ainda encontra lojinhas, restaurantes, bares e comércios locais, de dia e de noite.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Linda e muito antiga é a igreja de San Francisco, que foi construída a partir de 1719. Ou seja, a visita vale a pena para quem é religioso ou gosta de apreciar pinturas. Ao lado há uma figura lendária: a estátua do Cavalheiro de Paris. Toda Havana conhecia esta figura pelos anos de 1950. Diz que ele sempre usava roupas pretas, com uma capa também preta, que era uma pessoa gentil e conversava com todos. Vivia como mendigo e ganhou fama falando que era um… Cavalheiro de Paris. Assim virou o vagabundo mais famoso de Cuba.

Turista faz o que manda na estátua do Cavalheiro de Paris para, segundo a tradição, ter sempre prosperidade

Ficou tão famoso que ele não pagava mais para comer em qualquer restaurante da cidade. Quando morreu, foi enterrado junto aos nobres, dentro da Basílica de São Francisco. Quem passa a mão na sua barba, a outra na sua mão e coloca um pé em cima do pé dele, dizem, é prosperidade na certa. Então vale ir e tentar a sorte, né?!

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Passear no Malecón também faz parte do roteiro de Havana: o calçadão de sete quilômetros à beira-mar que passa por vários bairros da cidade. Os cubanos costumam se reunir por lá. Ouvem música, conversam, namoram, dançam, caminham ou curtem o pôr-do-sol, por exemplo.

A Igreja de San Francisco: construída a partir de 1719

Além disso, há quem deixa os pontos turísticos de lado para andar de carro antigo. Um charme! Vários ficam estacionados esperando os turistas. Há vários modelos e cores, para todos os gostos. Este é um dos programas oferecidos aos turistas em Havana. Tem até os conversíveis “vintage”. O passeio sai por 30 CUCs (€ 30), em média. Certamente uma atração imperdível.

Em Cuba é muito seguro de se andar. Por isso, qualquer passeio a pé, vale a pena, sem receio. A temperatura média anual é de 24º C. Portanto, é um destino maravilhoso.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO.

As máquinas cubanas por toda a parte
Com a vitória dos revolucionários sob a liderança de Fidel, a Plaza Cívica foi renomeada para Plaza de La Revolución

PACOTES

A operadora de turismo Sanchat Tour possui pacotes imperdíveis para Havana. Mais informações: www.sanchattour.com.br.

Veículos antigos utilizados para passeios turísticos

 

cultura na capital cubana

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura 

cultura na capital cubana

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem.

Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

CRISTIANE FERNANDES PALUMBO
Enviada a Havana/Cuba
O TurismoEtc viajou por Cuba com apoio da Sanchat Tour

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top