fbpx
Search
Turismo ETC

Museu do Castelo traz passado monárquico polonês

Publicado por: Da Redação / Atualizado em: 21/03/2019

Museu do Castelo Real, no Centro Histórico de Varsóvia, traz passado monárquico polonês. Confira algumas obras do acervo do museu

Grande parte do passado monárquico polonês pode ser conhecido durante a visita ao museu do Castelo Real, no Centro Histórico de Varsóvia. Ou seja, trata-se de uma visita imperdível, com obras bem interessantes.

Aos domingos a entrada é grátis mas, mesmo assim, é necessário retirar o ingresso na bilheteria. Há pinturas, esculturas e obras de arte diversas.

Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Visitante observa um dos quadros de grandes dimensões

Os reis governaram o atual país da Europa Oriental entre 1025, quando foi fundado o Reino da Polônia, após o nobre Mieszko 1° converter em 966 seu povo ao cristianismo, e 1795.

Dentro deste longo período de mais de 700 anos, vale salientar que, a partir de 1596, o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia formaram a Comunidade Polonesa-Lituana, unidos ambos os territórios. Mas, além de somar parte da atual Polônia e da Lituânia, esta associação tinha ainda parte das atuais Belarus e Ucrânia. Realmente era uma grande extensão territorial.

PROCURE O SEU HOTEL NA POLÔNIA AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

No ano de 1596 outro fato importante ocorreu no âmbito político: a capital do reino mudou do sul, em Cracóvia, para o norte, em Varsóvia. Motivo: estar mais próximo da Lituânia.

A Comunidade Polonesa-Lituana caiu no século 18, entre 1772-1795, quando três impérios (alemão, russo e austríaco) dividiram o território polonês. Desta forma a Polônia deixou de existir até recuperar a independência, em 1918, após o término da Primeira Guerra Mundial. Mas o Estado polonês ressurgiu como república.

Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Sala do trono polonês

CASTELO RECONSTRUÍDO

Segundo a história oficial do Castelo Real, o prédio começou a ser erguido no século 14. “Durante o período das partições, no século 19, a maior parte das coleções do último rei polonês acabou na Rússia. Depois que a Polônia recuperou a independência, algumas das obras de arte foram reintegradas no Castelo”.

O último rei polonês foi Augusto 3° (1696-1763), que nasceu e morreu na cidade de Dresden na Saxônia – território germânico que viria a ser do Império Alemão, quando este foi unificado em 1871. Dono do trono da Comunidade Polonesa-Lituana, como rei da Polônia e grão-duque da Lituânia, entre 1734 até sua morte. Era, ainda eleitor da Saxônia.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Durante a Segunda Guerra Mundial, logo no início, em 1939, o castelo foi bombardeado pelos nazistas. Em seguida, em 1944, o edifício foi praticamente destruído pelos invasores alemães. Somente após o conflito é que as obras de reconstrução tiveram início já sob uma Polônia comunista. Apenas em 1995 o prédio pôde, portanto, ser considerado completamente reconstruído.

Confira algumas obras do acervo do museu:

Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Pintura no teto de uma das salas
Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Quadros e mais quadros de reis, rainhas, príncipes e nobres em geral
Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Obra que retrata o astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543)
Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Detalhe de maçaneta de porta no museu
Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Um dos quadros originais do mestre Rembrandt (1606-1669)
Museu do Castelo traz passado monárquico polonês
Retratos do passado: estes buracos na parede original eram para os nazistas colocarem bananas de dinamite

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO.

SERVIÇO:

Castelo Real: www.zamek-krolewski.pl/en
Varsóvia: www.warsawtour.pl/en
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Varsóvia/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top