O aqueduto e castelo na pacata Castries (França)

Trecho aéreo do antigo aqueduto de Castries, cidadezinha no sul da FRança

Trecho aéreo do antigo aqueduto de Castries, cidadezinha no sul da França

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Castries/FRANÇA

Situada a apenas 15 quilômetros e no máximo 30 minutos de Montpellier, na região de Languedoc-Roussillon-Midi-Pyrénées, no sul da França, a pequena cidade de Castries se insere na herança romana e oferece algumas atrações interessantes para quem aprecia sobretudo o patrimônio histórico.

Na Antiguidade, Castries foi uma parada no chamado Caminho Domiciano. Foi uma estrada construída pelos romanos para unir a Itália à Península Ibérica.

Bem pacata, Castries revela ao turista assim que chega à cidade um antigo aqueduto – um dos cartões-postais locais. O engenheiro que o projetou é bam famoso: Pierre-Paul Riquet (1609-1680), o mesmo construtor do Canal du Midi – canal que liga Toulouse a Sète, no mar Mediterrâneo, em uma extensão de 240 quilômetros. Aberto em 1681, é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996.

Parte final do aqueduto, quando chega ao castelo de Castries

Parte final do aqueduto, quando chega ao castelo de Castries

O antigo aqueduto foi erguido em 1676 com um único propósito: abastecer de água os jardins do castelo de uma família nobre local, muito próxima do rei Luís 14 (1638-1715). A obra possui sete quilômetros de extensão, sendo quase dois quilômetros correndo acima do solo.

Seguindo a parte externa do antigo aqueduto, chega-se ao Castelo de Castries, outro cartão-postal do município. Antes, porém, observa-se a nova igreja de Saint Etienne, da segunda metade do século 19, e o terreno do antigo templo com a mesma devoção, de séculos atrás.

Terreno onde ficava a antiga igreja de Saint Etienne

Terreno onde ficava a antiga igreja de Saint Etienne

A nova igreja de Saint Etienne, do século 19

A nova igreja de Saint Etienne, do século 19

Esta igreja, como várias outras no sul da França, foram destruídas na época das guerras de religiões envolvendo protestantes e católicos ocorridas no final do século 16. Para se ter uma ideia, assista abaixo ao trailer de A Rainha Margot, de Patrice Chéreau (1994).

JARDINS TÊM CRIADOR FAMOSO
A primeira menção do Castelo de Castries é do final do século 11. Séculos mais tarde, com a Revolução Francesa, o prédio teve outras utilizações. Em 1830, foi comprado por um membro da família proprietária. O castelo também foi de propriedade da Académie Française e, mais recentemente, tem o município de Castries como dono.

O Castelo de Castries

O Castelo de Castries

Estátua do rei Luís 14, na entrada do castelo

Estátua do rei Luís 14, na entrada do castelo

Do desenho original, a terceira ala foi destruída e assim permanece. No interior do castelo há uma exposição de quadros de integrantes da família outrora dona do imóvel. Na parte externa, dá para ver os jardins.

Galeria de arte com personagens da família que foi dona do castelo

Galeria de arte com personagens da família que foi dona do castelo

O paisagismo leva a assinatura de André Le Nôtre (1613-1700), jardineiro do rei Luís 14. Os jardins do Palácio de Versalhes, pertinho de Paris, é, talvez, a obra mais famosa de Le Nôtre.

No entanto, a maior parte dos jardins, que é avistado de um tipo de mirante, em um jardim menor com uma fonte, merece uma manutenção de acordo com o que era e com um autor tão talentoso. O motivo da ausência da manutenção conhecemos bem por aqui: falta de verba motivada pela crise econômica. Uma pena, sem dúvida!

Um dos jardins com boa manutenção na área do castelo

Um dos jardins com boa manutenção na área do castelo

A maior parte do jardim do castelo, que carece de uma manutenção melhor

A maior parte do jardim do castelo, que carece de uma manutenção melhor

Mas isso não tira o brilho de uma visita a Castries. Umas duas horas são mais do que suficientes para conhecer esses cartões-postais.

NA INTERNET:
Cidade: www.castries.fr
Turismo na região: www.destinationsuddefrance.com

A reportagem do TurismoEtc viajou a convite da Air France e Atout France, com seguro de viagem da Intermac Assistance

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário