Pod Nosem é certeza de boa comida em Cracóvia

Pod Nosem é certeza de boa comida em Cracóvia. Ou seja, restaurante executa pratos delicisos em um ambiente sofisticado. Vale a pena!

Pertinho de outro ícone histórico da cidade, o Castelo de Wawel, o restaurante Pod Nosem é uma pérola da gastronomia municipal. Em um ambiente sofisticado, a casa serve pratos deliciosos e caprichados no visual e nas louças. O jantar no Pod Nosem foi muito agradável e finalizado de forma sensacional com uma prova de licores oferecida pelo gerente.

Restaurante Pod Nosem

Interior de um dos salões do restaurante

O restaurante tem mesas na calçada – que não estavam sendo utilizadas na noite da visita, no início de dezembro de 2016, pois estávamos no final do outono e na Polônia isso é sinônimo de temperaturas abaixo de zero e neve – e, internamente, um corredor estreito que dá para a cozinha à direita e dois salões: um à esquerda e outro no fundo.

No salão onde jantei gostei da decoração na parede com réplicas de tapeçarias ricamente ilustradas. O serviço é bem atencioso, e a brigada (garçons e o gerente Michał Porębski) também falam inglês.

O ser da mitologia grega, pan, em detalhe de uma das tapeçarias na parede da casa

Seres da mitologia grega, pans em detalhe de uma das tapeçarias na parede da casa

No gostoso jantar provei a sequência de sopa, prato principal e sobremesa, com cerveja e vodka polonesas.

A sopa caiu super bem para aquela noite fria. Pedi uma de centeio com batata e linguiça de cordeiro. Leve, quentinha e com uma linguiça bem saborosa. Ótima pedida.

PROCURE O SEU HOTEL NA POLÔNIA AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR

Logo após chegou o prato principal: dois verdadeiros bombons de carne assada, com o interior vermelho, guarnecidos de trigo sarraceno, folhas e frutas vermelhas. Maravilhoso! A carne estava macia e combinou bem com as frutas vermelhas.

Gostei ainda do trigo sarraceno, muito consumido na Europa Oriental – onde é chamado de kasha em vários idiomas, como o polonês, o russo e o ucraniano. Eu conheço e como este cereal desde pequeno, pois o kashe – como se escreve em iídiche, um dos idiomas dos judeus do Leste Europeu – também é presente na gastronomia judaica.

Na culinária de origem judaica, kashe é ainda o nome de um prato onde há o trigo sarraceno, macarrão e cebola picadinha frita no óleo, tudo misturado. É ótimo, sobretudo o feito pela minha mãe, Eva.

A deliciosa sopa de entrada

A deliciosa sopa de entrada

A carne com trigo sarraceno (kasha)

A carne com trigo sarraceno (kasha)

O chá de hortelã

O chá de hortelã

Para terminar, a sobremesa – um delicioso sorvete – e o chá de hortelã. Jantar terminado? Não. O gerente Porębski convidou a mesa da qual fazia parte, com os demais integrantes da presstrip, para saborear licores na adega da casa. Provei vários licores, todos muito saborosos. Foi ótimo terminar o jantar com esta prova.

Saudades do ótimo jantar no Pod Nosem.

O autor do texto brinda com um dos licores com figura mitológica na adega do restauirnate

O autor do texto brinda com um dos licores com figura mitológica na adega do restaurante

SERVIÇO:

Restaurante: www.podnosem.com
Cracóvia: www.krakow.pl/english/
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Cracóvia/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap
Restaurante Pod Nosem

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura em mais 210 países. Ou seja, não vai ficar desconectado.

Restaurante Pod Nosem

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário