fbpx

Praça do Mercado é joia de Cracóvia, na Polônia

Data: 21/01/2017

Por: Da Redação

Praça do Mercado na Polônia é o coração cracoviano, local onde séculos atrás comerciantes vendiam e compravam produtos das mais variadas origens

Você literalmente chega nesta verdadeira joia polonesa, a cidade de Cracóvia – 300 quilômetros ao sul da capital nacional, Varsóvia, e também banhada pelo rio Vístula – quando está na bela Praça do Mercado Principal.

Por um privilégio geográfico, a cidade fazia parte de duas importantes rotas comerciais: que unia a Rússia à Alemanha e à República Tcheca e que ligava o norte da Polônia à Hungria, à Turquia e aos Bálcãs.

Praça do Mercado Cracóvia

Vista parcial da Praça do Mercado, com a Basílica de Santa Maria e o mercado, desde o Hotel Stary

Esta área, ligada às origens da cidade, integra o Centro Histórico, que faz parte da lista de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1978.

A história de Cracóvia começa no século 7 ou século 8, foi a primeira capital do país até 1596, quando Varsóvia assumiu o lugar. Além disso, outro ponto importante da cidade, também em relação à Europa, é a fundação de uma das universidades mais antigas do Velho Mundo – a Jaguelônica, em 1364.

Praça do Mercado Cracóvia

Outra vista da praça, com o mercado e a Torre da Prefeitura

Em julho de 2016 , Cracóvia ganhou muita exposição na mídia por sediar a 31ª Jornada Mundial da Juventude, um evento promovido pela Igreja Católica.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR
JÁ TEM SUA PASSAGEM AÉREA? VEJA PREÇOS

Ainda em relação ao catolicismo, Cracóvia tem laços muito íntimos com João Paulo 2° – que nasceu em 1920 em Wadowice com o nome de Karol Józef Wojtyła. Ou seja, antes de ser o líder da Igreja Católica, onde atuou como papa entre 1978 e 2005, Wojtyła estudou e construiu sua carreira na igreja em Cracóvia – daí a ligação dele com o município e a população local.

MERCADO E IGREJA

Na Praça do Mercado Principal, há quatro ícones – a Basílica de Santa Maria, o Mercado, a Igreja de São Wojciech e a Torre da Prefeitura. No mais há prédios de no máximo quatro ou cinco andares, com restaurantes, bares e lojas situadas no térreo.

Praça do Mercado Cracóvia

Vista geral da basílica

Praça do Mercado Cracóvia

Escultura ao lado da basílica

O interior da basílica é muito, mais muito lindo. É proibido fotografar, ao menos que você pague uma taxa para isso – mesmo assim, sem flash. O edifício original data do século 12. No entanto, no decorrer dos séculos, o prédio foi ganhando novos espaços, de diferentes estilos.

A peça mais linda da basílica é o retábulo colocado acima do altar. De autoria do escultor gótico tardio alemão Veit Stoss (1447-1533), é super minucioso ao retratar personagens e cenas religiosas. Portanto, vale a pena passar uns bons minutos em frente para observar o maravilhoso trabalho.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Ainda em relação à basílica, do alto de uma das duas torres, vale a pena assistir, pelo menos uma vez – já que a apresentação ocorre de hora em hora –, ao toque da trombeta feito por cidadãos de Cracóvia que, ao final, acenam para o público.

O toque é para lembrar o ato heroico de um músico que alertou o município contra a invasão dos mongóis séculos atrás, diz a lenda. Ele foi assassinado com uma flechada na garganta por este alerta.

Praça do Mercado Cracóvia

As lojinhas no interior do mercado

Praça do Mercado Cracóvia

Os prédios que limitam a praça

O mercado é bem grande e dentro há dezenas de lojinhas com as mais diferentes lembranças da cidade. Nas paredes estão os brasões de várias cidades polonesas. Para conhecer a história do mercado e da vocação de Cracóvia, o comércio, há um museu embaixo do mercado inaugurado há poucos anos. Certamente você deve dar uma passada.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Não há problema algum em você ficar andando na praça e fazendo as fotos. O local é bem seguro. Mas, a única coisa é, em lugares com grande aglomeração de pessoas, ficar mais atento. Só isso.

Praça do Mercado Cracóvia

O mercado fica mais lindo iluminado à noite

O autor do texto com a basílica, em foto tirada desde o Hotel Stary

O autor do texto com a basílica, em foto tirada desde o Hotel Stary

Nesta viagem, que fiz em dezembro de 2016, retornei à Cracóvia após 22 anos. Em 1994 estive por lá quando participei do programa Marcha da Vida Mundial. Ou seja, é onde jovens judeus visitam lugares ligados ao Holocausto promovido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Cracóvia não dista muito dos campos de extermínio nazistas de Auschwitz e Birkenau – transformados em museus que valem muito uma visita.

SERVIÇO:

Basílica: www.mariacki.com/en/
Cracóvia: www.krakow.pl/english/visit_krakow/
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Cracóvia/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário