fbpx
Turismo ETC

Queijos da Borgonha estão chegando ao Brasil

Publicado por: Da Redação / Atualizado em: 12/06/2019

Você é fã de queijos, sejam os nacionais ou os do Exterior? Então vá se preparando, porque a importadora brasileira All Food vai trazer quatro tipos de queijos da região francesa de Borgonha

Aliás, esses queijos da Borgonha não estão presentes nas prateleiras dos empórios, dos mercados e das queijarias. Então confira os nomes das maravilhas que vêm por aí: Chaource (AOP), Époisses (AOP), Soumaintrain (IGP), Brillat-Savarin fresco e natural (IGP), Brillat-Savarin Maturado (IGP) e Brillat-Savarin Aromatizado. Além disso, AOP, em português, significa Denominação de Origem Protegida, e IGP, Indicação Geográfica Protegida.

Queijos da Borgonha
Quatro tipos produzidos na Borgonha chegarão em cerca de quatro meses ao Brasil

PROCURE O SEU HOTEL AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

Ontem (2), na residência oficial do Consulado Geral da França em São Paulo, no Jardim Europa. Aliás, houve um happy hour e degustação com estes quatro novos queijos da Borgonha, e o TurismoEtc esteve presente. Além disso, o evento foi organizado pela Cap Amazon, que representa o Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira (CNIEL) no Brasil.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

“Cada vez mais, vejo que o consumidor brasileiro quer ter a opção de comprar queijos franceses aqui no seu próprio País”, disse o diretor para as Américas do CNIEL, Charles Duque, cujo escritório fica em Nova York, nos Estados Unidos. “Aliás, muitos destes consumidores comeram queijos na sua viagem à França e querem ter a experiência na sua casa. São pessoas que, além de possuírem poder aquisitivo, têm a cultura de provar produtos gastronômicos franceses”, emendou Duque.

Queijos da Borgonha
Caroline Putnoki (Cap Amazon), o cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, o diretor para as Américas do CNIEL, Charles Duque, e o diretor da Atout France Américas, Jean-Philippe Pérol, no evento queijeiro

MAIS EVENTOS

Além disso, a sócia-diretora da Cap Amazon, Caroline Putnoki, revelou que devem ocorrer eventos de promoção e degustação dos queijos franceses no Brasil este ano. “Ainda estamos planejando estas ações, que são fundamentais para o conhecimento do consumidor brasileiro”, disse ela.

Aliás, segundo Caroline, este ano deve ocorrer também uma descentralização na realização dos eventos, buscando novos mercados fora do eixo São Paulo–Rio de Janeiro. “Há um potencial enorme no País para os queijos franceses, e cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto e capitais do Nordeste são possíveis alvos de nossas ações”, enfatizou ela.

Quer rodar por ai, mas sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Almendary, da All Food, assegurou ao TurismoEtc que vai trazer outra variedade “ainda este ano”: é o Beaufort. Trata-se de um queijo produzido na região da Savóia, que integra a região francesa do Rhône-Alps. “É um queijo mais fino que o italiano Grana Padana”, afirmou ele.

Queijos da Borgonha
Luciano Almendary, da All Food, e Caroline

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

CARACTERÍSTICAS DOS QUEIJOS DA BORGONHA

Por fim, confira algumas informações dos produtos, segundo o Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira (CNIEL):

CHAOURCE (AOP, Denominação de Origem Protegida)
“Queijo macio, possui casca aveludada (mofo branco) e massa mole, e levemente salgada e suave. É cremoso debaixo da casca e branco, macio e quebradiço no centro. Apresenta sabor lácteo amanteigado de avelã com aroma de cogumelos e creme fresco (queijos jovens).”

ÉPOISSES (AOP, Denominação de Origem Protegida)
“Queijo de massa mole e casca lavada regularmente com uma mistura de água salgada e bagaço da Borgonha. Possui crosta lisa ou ligeiramente enrugada, de cor castanho claro (puxando para o laranja) e uma massa de cor bege, ligeiramente salgada, cremosa e macia com sabor equilibrado de notas secas.”

SOUMAINTRAIN (IGP, Indicação Geográfica Protegida)
“O Soumaintrain passa por uma maturação com lavagens frequentes durante um período de seis semanas a dois meses. Devido às várias lavagens, sua casca é naturalmente enrugada e úmida, de cor bege claro. Queijo macio de massa mole, possui textura cremosa.”

BRILLAT-SAVARIN FRESCO E NATURAL (IGP, Indicação Geográfica Protegida)
“Trata-se de um queijo triplo-creme feito com leite integral de vaca, macio, de massa mole. Possui odores lácteos, aromas delicados de creme fresco e textura fresca e cremosa com sabor ligeiramente ácido e salgado.”

BRILLAT-SAVARIN MATURADO (IGP, Indicação Geográfica Protegida)
“Seu sabor é ligeiramente ácido (sabor lácteo) e salgado e tem aromas delicados de creme e manteiga.”

BRILLAT-SAVARIN AROMATIZADO
“Em versões aromatizadas, o queijo ganha toques de gengibre, cranberry, mamão, trufa, alho e ervas finas, entre outros.”

Site: www.fromages-france.com/pt-br/.

Quer mais opções gastronômicas?
Então leia também:

<<< Pizzaria Let’ZZ traz estilo romano para São Paulo >>>
<<< Cannoli é tema de festival de doceria em São Paulo >>>
<<< Temporada Gourmet começa shopping em São Paulo >>>

Queijos da Borgonha

ALUGUE SEU CARRO

Independente da distância percorrida, o aluguel de veículos surge como uma excelente alternativa para reduzir custos e possibilita maior comodidade durante a viagem. Então confira como alugar um carro pela Rentcars é fácil e seguro.

Rentcars é o principal site de comparação de preços e aluguel de veículos da América Latina, com atuação no mundo todo. Além disso, está presente em mais de 5 mil cidades e 20 mil pontos de atendimento em todo mundo, atuando em mais de 160 países! Aliás, veja mais e tire suas dúvidas sobre aluguel de carro online aqui.

Então pesquise, compare preços e escolha o carro ideal para a sua viagem!

Queijos da Borgonha

SEGURO VIAGEM

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip. Ou seja, o seguro de viagem.

Aliás,  seguro viagem não deve ser feito apenas para destinos internacionais, imprevistos podem ocorrer em qualquer lugar. Assim sendo, ter um seguro de viagem é altamente recomendado. Pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família. Então não deixe de fazer o seu seguro viagem.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top