fbpx

Tapeçaria do século 11 é patrimônio de Bayeux

Trecho dos 70 metros da Tapeçaria de Bayeux, que narra uma conquista miliar no século 11

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Bayeux/França

A duas horas de trem desde Paris e localizada na região da Normandia, no norte da França, a pequena Bayeux guarda duas grandes joias medievais: uma tapeçaria de 70 metros de comprimento que conta uma epopeia e a Catedral de Nossa Senhora. Ir a cidade para vê-los já bastaria, mas Bayeux tem um charme. Vale a pena passear pelas ruas e ver mais deste município de pouco mais de apenas 14 mil habitantes, fundado pelos romanos com o nome de Augustodurum.

Interessante é que a história da tapeçaria e da catedral se cruzam. Ambas estão dentro do contexto da presença viking na Normandia e nas guerras entre franceses e ingleses – disputas que só seriam encerradas após a Guerra dos Cem Anos (1337-‎1453).

A tapeçaria de Bayeux, como ficou conhecida, conta a conquista da Inglaterra em 1066 por Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia. Possui 70 metros de comprimento e 50 centímetros de altura. Foi bordada em lã sobre tela de linho no mesmo século da conquista, o 11. Está instalada em um museu criado apenas para este fim.

A Catedral de Nossa Senhora de Bayeux

A tapeçaria está descrita em latim, mas o objetivo maior da peça é ser compreendida por meio das figuras e cenas exibidas, visto que a maioria da população daquela época era analfabeta.

De fato, a tapeçaria é linda e cheia de detalhes. Eu a observei junto com um áudio-guia em espanhol – há disponível em outros idiomas, menos em português. O circuito destes 70 metros pode levar um mínimo de uma hora, se você seguir o áudio-guia a risca. Mas vale cada minuto.

Segundo o site da Prefeitura de Bayeux, “a tapeçaria tem 58 cenas, 25 na França e 33 na Inglaterra; 37 edifícios, incluindo o Mont Saint-Michel, 41 navios e 202 cavalos e mulas”. A peça é tão importante, pelo caráter histórico e artístico, que está registrado na “Memória do Mundo” da Unesco.

A tapeçaria é bordada em lã sobre tela de linho

A tapeçaria se cruza com a catedral também no século 11, quando o edifício foi sacralizado em 14 de julho de 1077 pelo bispo Odo – mas o término do templo só ocorreu no século 15. Na cerimônia estava presente o meio-irmão do religioso, Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia e rei da Inglaterra.

Diz a história que o bispo encomendou a tapeçaria para contar a história de Guilherme e decorar a nova catedral, que possui estilo normando-românica. É neste ponto que as duas histórias se cruzam.

A catedral é imensa e muito bonita. A arte sacra, os vitrais e as capelas no interior garantem muitos suspiros de admiração.

Vitrais no interior da catedral

Na Segunda Guerra Mundial, Bayeux não sofreu tanto, em comparação a outras cidades. Foi libertada dos invasores nazistas no dia seguinte ao Dia D – 7 de junho de 1944 – e serviu de base para o exército britânico. Por este motivo, praticamente todo o patrimônio histórico local, incluindo muitos prédios da Idade Média, está em pé e pode ser visto. Muitas dos edifícios são de madeira.

Adorei passear pelas ruas de Bayeux, que tem um comércio bem vibrante. Muito recomendada.

ASSISTA AO VÍDEO:

CONFIRA MAIS FOTOS:

Bayeux ainda mantém uma roda d´água

Um dos belos púlpitos no interior da catedral

Interior da nave da catedral

Detalhe de arco

Criatura que “guarda” a catedral

Rua comercial da cidade

Cachorro até de plástico orna entrada de loja

Um dos prédios mais antigos de Bayeux

Outra imagem da bela Tapeçaria de Bayeux

SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr e www.bayeux-bessin-tourisme.com
Cidade: www.bayeux.fr
Museu: mais informações, clique aqui

O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui suas experiências de viagem. Opções de transfers, passeios, ingressos, tickets e parques no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário