fbpx
Search
Turismo ETC

O que fazer em Toronto (Canadá): guia completo de viagem

Publicado por: Luciano Palumbo / Publicado em: 18/04/2023

Saiba o que fazer em Toronto com este guia de atrações que preparamos. Conheça as atividades que você pode realizar durante a sua viagem

O que fazer em Toronto? Pois é. A primeira pergunta de qualquer viagem, não é mesmo? Maior cidade e maior centro financeiro do Canadá, Toronto está localizado na região Sul da província de Ontário. É a quarta maior cidade da América do Norte e uma das cidades mais multiculturais e cosmopolitas do mundo. Ou seja, uma verdadeira cidade moderna.

Além disso, vale destacar também que Toronto é o destino perfeito para quem é amante de música, teatro, cinema e produção de televisão.

Confira o nosso guia de viagem e saiba o que fazer em Toronto. Há dicas de onde comer, onde se hospedar, onde ir no verão e como aproveitar o inverno. (Publicada em junho de 2019)

Não deixe de conferir:
Dicas de Seguro de Viagem para o Canadá
Como conseguir passagens aéreas baratas: passo a passo
Canadá é ótimo destino para estudar e trabalhar no exterior

o que fazer em Toronto; Canadá;
A arquitetura da cidade de Toronto (foto divulgação)

Você sabia que existem seguros específicos para viagens internacionais? Pois é. Veja o passo a passo de como contratar, afinal, são muitas opções para viajar seguro em todo território internacional. Clique e garanta seu desconto.

Seguro Viagem:
América do Norte
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
WA 100 AM. DO NORTE WA 100 AM. DO NORTE
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Toronto

Toronto não é uma cidade com pontos turísticos tão icônicos quanto outras cidades do mundo (isso não faz ser menos interessante de visitar), mas algumas atrações são paradas obrigatórias na cidade.

A CN Tower, por exemplo, é imperdível. É uma torre de 350m de altura, que foi por muitos anos a construção mais alta do mundo, com um ponto de observação lá no alto. Portanto, prepare a selfie! Se quiser uma visita com emoção, é possível fazer um passeio lá chamado Edgewalk, que consiste em andar, pendurado por uma corda, do lado externo da torre. Só para os fortes!

Outro ícone é o castelo Casa Loma, que faz parte da história da cidade e também foi cenário de vários filmes gravados lá. Ela é, por exemplo, a mansão do Professor Xavier em X-Men! A cidade também é repleta de museus e vários usam siglas. Os mais conhecidos são o ROM (Royal Ontario Museum) e o AGO (Art Gallery of Ontario).

Aproveite e já compre os seus ingressos para atrações e passeios no Canadá. A GetYourGuide é uma empresa de reserva online que oferece ótimas opções. Veja algumas abaixo:

O que fazer em Toronto: pontos turísticos

Outros museus mais recentes trazem arte contemporânea no MOCA (Museum of Contemporary Art) e uma imersão divertida no mundo das ilusões de ótica no Museum of Illusions. Para quem gosta de museu temático, o Bata Shoe Museum conta a história do sapato e o Hockey Hall of Fame traz os grandes astros do hóquei. Ambos fazem parte do principal circuito de atrações da cidade.

A fachada do Museum of Contemporary Art (fotos divulgação/Tourism Toronto)

Entre as atrações gratuitas, não dá pra não passar pelo Distillery District – uma antiga destilaria que virou centro comercial – , pelo mercado público St. Lawrence Market, e explorar o Toronto PATH. Mas, também vale reservar umas horinhas para se perder no bairro requintado de Toronto, Yorkville.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySim4u e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Nos arredores de Toronto, ainda dá pra se divertir no parque de diversões Canada’s Wonderland, que anunciou uma nova montanha-russa recentemente, ou esticar a viagem para conhecer as Cataratas do Niágara em um passeio de barco.

A fachada do ROM

O que fazer em Toronto

CityPASS em Toronto

O CityPASS é um passe de atrações que funciona como um combo. Ou seja, é possível comprar um pacote de ingressos para vários atrativos da cidade com desconto. Tem em várias cidades do mundo e, em Toronto, não seria diferente. O Toronto CityPASS dá direito à entrada em cinco atrações diferentes, entre elas a CN Tower, a Casa Loma e o ROM (Royal Ontario Museum).

Vai alugar um carro para viajar? Clique aqui e receba uma oferta exclusiva da RentCars

São nove dias consecutivos de validade, incluindo o primeiro dia de uso. O passe também agiliza a entrada em algumas das atrações. Ao comprar pelo site, a entrega é instantânea, com opção de imprimir ou levar no celular. A ideia é economizar tempo e dinheiro na viagem.

O passe hoje sai por US$ 71,69 para adultos ou US$ 49,09 para crianças, representando uma economia de 37% em ingressos para as atrações. Compre seu passe online.

Certamente você irá aproveitar o verão em Toronto

O que fazer em Toronto no Verão

Durante o verão, o Sol acaba por estimular esportes, churrascos e piqueniques e as pessoas saem mais às ruas e se jogam nos parques, parecem mais vivas do que nunca. Os canadenses adoram acampar, e o período também é propício para quem curte ir para o meio do mato.

Leia também:
Destinos para o feriado de Páscoa no exterior
Como usar celular no exterior: passo a passo
Como contratar seguro viagem: passo a passo

Mas não precisa ir longe para encontrar o agito. Ou seja, a estação traz vários tipos de festivais para a cidade, que vão de música a culinária e passando pelo de cinema ou de cervejas. Os restaurantes colocam suas mesas do lado de fora e os parques recebem eventos especiais com shows, por exemplo.

Alguns dos eventos mais importantes da temporada são o Toronto Jazz Festival, o festival de cinema Toronto International Film Festival (TIFF) e o Nuit Blanche. Certamente você deve conhecer.

Pessoas curtindo o Sol em um parque
Alguns dos eventos mais importantes acontecem durante o verao

O verão de toronto

Mas, quem gosta de cerveja, pode escolher o período da Toronto Oktoberfest. Apesar do nome, ela acontece em setembro e não em outubro. Outros festivais como o Summerlicious, o Toronto Fringe Festival e o Toronto Outdoor Art Fair, ocupam o mês de julho.

Seguro Viagem:
América do Norte
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
WA 100 AM. DO NORTE WA 100 AM. DO NORTE
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Aliás, uma coisa que passa longe quando pensamos em Toronto é praia, mas não deveria ser assim. No verão, os torontonianos correm para as Toronto Islands, pequenas ilhas no Lago Ontário acessíveis por balsas, que oferecem opções para quem quer tomar sol com privacidade. Isso inclui até uma praia de nudismo, a Hanlan’s Point Beach.

Essa praia também é um point da comunidade LGBT+. No verão, a comunidade também ganha espaço com a Pride Toronto, que acontece em junho. Aberta à diversidade, a cidade tem uma rua cheia de bandeiras do arco-íris, a Church Street, a partir de onde é possível fazer um roteiro gay em Toronto.

o que fazer em Toronto; Canadá; Toronto
Roy Thomson Hal

O que fazer em Toronto no inverno

O inverno em Toronto tem seu estigma: muito frio e neve. Sim, ele é verdadeiro, mas nem de longe isso é um desestímulo para visitar. Toronto tem, para além da neve, que é um acontecimento por si só para os brasileiros, inúmeras atrações e atrativos durante a estação fria.

Para começar, o Toronto Christmas Market é um evento que os torontonianos e visitantes esperam ansiosamente durante todo o ano. Ou seja, é o mercado de Natal mais importante do país e é demais! Muita comida, música, diversão e luzinhas. Além disso, tem entrada grátis em alguns dias da semana. Pega essa dica!

Vai planejar a sua próxima viagem?
Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Com o evento Cavalcade of Lights, que traz shows musicais com famosos e fogos de artifício, é inaugurada a temporada de patinação na cidade, que fica lotada de rinques públicos lotados de gente “flutuando” no gelo. As mais famosas ficam em Nathan Phillips Square; no Harbourfront Centre, onde rola a DJ Skate Nights, em que DJs embalam os corpos patinadores; e nos festivais de inverno que também se espalham por toda cidade.

Entre os festivais, aliás, está o Aurora Winter Festival, o maior do país e que traz personagens míticos como elfos e o Pé Grande. Esse é pago, mas o Evergreen’s Winter Village, por exemplo, é grátis. Além disso, se quiser esticar para as Cataratas do Niágara, lá rola também o Niagara’s Winter Festival of Lights.

Toronto é certamente o destino perfeito para quem é amante de música, teatro e cinema
o que fazer em Toronto; Canadá; Toronto
Certamente assistir Toronto Raptors é uma atração imperdível

O que fazer em Toronto: atrações

Para quem gosta de neve e esportes radicais, é possível praticar esqui e snowboard de leve dentro da cidade, em dois parques: Centennial Park e Earl Bales Park. Mas para uma pegada mais intensa, vale estender a viagem para a Blue Mountain ou outras estações de esqui nos arredores de Toronto.

Os fãs de esporte podem conferir jogos do time de hóquei Maple Leafs a preços mais baixos por conta da baixa temporada e os fãs de cerveja podem se arriscar no Winter Craft Beer Festival ou no Winter Brew Festival. É também um bom período para as compras de Natal pois muitas lojas deixam suas vitrines tematizadas, então já dá pra se divertir também.

Além disso, em novembro, rola a Black Friday, e no dia 26 de dezembro o Boxing Day e as lojas lá levam isso a sério. Também é um ótimo período para explorar o Toronto PATH, a cidade subterrânea com mais de 30km de túneis para escapar do frio com serviços, entretenimento e compras.

Onde ficar em Toronto

Como toda grande cidade, Toronto oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis de luxo aos mais econômicos. Eu fiquei hospedado no InterContinental Yorkville, que fica em Yorkville, um bairro super arrumadinho, com lojas de grandes marcas internacionais para compras de alto padrão.

Um dos quartos do InterContinental Toronto Yorkville (foto reprodução/Booking)

Outro hotel de alto padrão é o Bisha Hotel Toronto, um hotel design da rede Loews, com um quarto projetado por Lenny Kravitz e que recebe atrizes e atores famosos durante o festival de cinema TIFF. O restaurante no rooftop tem uma vista incrível da cidade.

Os hotéis de rede, claro, também estão presentes na cidade, como o Courtyard Marriott Toronto Downtown, da rede Marriott, e o Novotel Toronto Centre, da rede Accor. Toronto não é conhecida por ser uma cidade com hospedagem barata, mas há opções um pouco mais econômicas, como o Chelsea Hotel Toronto e o Super 8 Hotel Downtown Toronto. Veja então outras opções aqui.

Onde comer em Toronto

A diversidade de Toronto também é refletida em suas opções gastronômicas. Para comer barato, mais saudável e mais imerso na cultura local, a recomendação é passar no mercado público St. Lawrence Market ou na área do Kensington Market. Apesar do nome, esse último não é um mercado e sim um bairro com uma porção de pequenas lojas para comer os mais variados tipos de comida.

Há inclusive um tour gastronômico pela região, que eu fiz e é bem bom. Você come comida oriental, mexicana, jamaicana e, claro, canadense. Certamente você tem que fazer também!

Leia mais sobre as dicas de Seguro de Viagem para o Canadá

o que fazer em Toronto; Canadá; Toronto
A diversidade também é refletida nas opções gastronômicas

No estilo pub, há restaurantes como o despojado chique Bar Reyna, em Yorkville, ou o tradicional Hair of the Dog, na Church Street. Para os que quiserem desbravar o lado geek e ligado a Harry Potter em Toronto, é imperdível dar uma passada no Storm Crown Manor e no The Lockhart.

Vai viajar e precisa de um chip?
Acesse a página da America Chip e compre seu chip de dados/voz sem burocracia e parcelado em até 6 vezes.

Entre os restaurantes mais elegantes, o recente Marbl certamente é o que mais gostei. Decoração, atendimento, comida, tudo nota mil. Elevando esse requinte para as alturas, não dá pra deixar de fora o Kōst, que fica no fica no 44º andar (rooftop) do Bisha Hotel, e o 360 CN Tower Restaurant, que fica no topo da CN Tower, é giratório e permite acesso ao deck de observação depois da refeição. Ambos tem uma vista incrível da cidade.

o que fazer em Toronto; Canadá; Toronto
CN Tower ao fundo. Certamente uma atração imperdível

Leia também:
O que fazer em Daytona Beach, na Flórida
O que fazer em Denver (CO), saiba tudo
Conheça a Flórida em uma road trip

Melhor época para viajar para Toronto

Toronto é uma cidade incrível de se visitar nas 4 estações do ano. Mas, a escolha deve se basear no que o turista está buscando para sua viagem. Ou seja, no outono (22 de setembro a 21 de dezembro) a temperatura varia entre -3ºC e 15ºC. É quando as folhas tradicionais do Canadá (maple leafs) caem na rua.

O inverno vai de 21 de dezembro a 20 de março e tem temperaturas entre -9ºC e 5ºC. O visitante deve se preparar para ver neve e usar as diversas camadas de roupa. Mas, apesar do frio, há muita coisa para se fazer na cidade nessa época, incluindo os festivais de inverno.

Na primavera (20 de março a 21 de junho), as temperaturas ficam mais amenas. Ou seja, entre 4ºC e 24ºC e as flores começam a aparecer, modificando a paisagem. Assim como no outono, a vantagem é ser meia estação e baixa temporada, o que significa preços mais baixos. Aliás, é quando começam os festivais culturais ao ar livre. Uma boa época para visitar as Cataratas, sem o movimento do verão e com clima mais agradável que o inverno e o outono.

Aproveite e já compre os seus ingressos para atrações e passeios no Canadá. A GetYourGuide é uma empresa de reserva online que oferece ótimas opções. Veja algumas abaixo:

Mas então, quando viajar para Toronto?

O verão acontece entre 21 de junho e 22 de setembro. As temperaturas sobem e ficam entre 14ºC e 27ºC, normalmente. As vantagens são o calor, claro, e que a programação da cidade fica mais intensa. Em compensação, o movimento em todos os lugares é muito maior e os preços estão lá no alto. Ou seja, lei da oferta e da procura, não tem jeito.

Sendo assim, as melhores épocas talvez sejam outono e primavera para conhecer o lado mais básico da cidade. E, verão e inverno caso queira conhecer seus extremos. Com mais atividades, sim, mas com certas dificuldades (movimentos, preços ou temperatura).

o que fazer em Toronto; Canadá; Toronto
O Boeing 767-300ER (foto divulgação/Air Canada)

Como chegar em Toronto

A partir do Brasil, há voos diretos para Toronto pela Air Canada saindo de São Paulo. Outras companhias, como American Airlines, Delta, United, Copa, Latam e Aeromexico, voam para lá mas com conexão em outros destinos.

Os brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá, mas contam com uma vantagem. Caso o passageiro que chegue por via aérea tenha tido o visto canadense nos últimos 10 anos ou tem visto válido para os EUA, só precisa tirar a Autorização Eletrônica de Viagem (AVE), ou eTA, na sigla em inglês. Custa somente US$ 7 canadenses e o processo é todo online, de forma rápida.

Do aeroporto para o centro da cidade, a opção mais conveniente é o UP Express, trem que liga à Union Station ao aeroporto Pearson.

Agora que você já sabe o que fazer em Toronto depois dessas dicas, ficou fácil programar a sua próxima viagem! Veja algumas ofertas de passagens aéreas na Passagens Promo.

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top