fbpx
Turismo ETC

Rio de Janeiro de carro: faça essa viagem

Publicado por: Luciano Palumbo / Atualizado em: 14/02/2023 / 1 Comentários

Rio de Janeiro de carro! Saiba o que fazer no RJ e conheça algumas atrações imperdíveis para incluir em seu roteiro de viagem. 

Há dicas de praias, restaurantes, passeio de helicóptero e muitas outras atividades para fazer de carro

Rio de Janeiro de carro? Sim, isso mesmo! O Rio de Janeiro é  sinônimo de beleza, alto astral, cordialidade e atrações imperdíveis. Na verdade, a capital fluminense é uma cidade que tem inúmeras atrações que agradam os mais diversos tipos de visitantes. 

Preste atenção: é amante de história e cultura? Então vai se encantar com os museus de lá. Curte fazer trilhas e admirar paisagens? O Rio de Janeiro é o destino ideal para isso! Gosta de praias distantes e do calor do povão? O rio também tem!

Vista da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Essas e outras atrações você pode incluir em seu roteiro de viagem e, se fizer uma roadtrip, ficará ainda mais interessante sua experiência. Aliás, quando se viaja de carro se tem uma certa independência sobre os roteiros e opções de deslocamento.

Leia mais:

Destinos do Brasil: viaje pelo Centro-Oeste

Como alugar um carro na Mobility

Onde ficar na capital fluminense: melhores hotéis

Rio de Janeiro: atrações imperdíveis no RJ

Antes de falar das atrações, vamos a algumas dicas importantes:

A maior parte das atrações se concentram na Zona Sul. Por outro lado, há locais mais distantes como praias ou restaurantes na Costa Verde. Para se locomover de um lugar para o outro – a melhor opção – sem dúvida, é alugar um carro

E a nossa dica é buscar um carro pela Mobility, principal site de plataforma de comparação de preços e aluguel de veículos da América Latina. Veja aqui um passo a passo de como alugar um carro na Mobility e, quem sabe, conhecer o Rio de Janeiro de carro.

Plage Café, no Parque Lage. O local fica dentro do parque da Tijuca, no Rio de Janeiro

Se não se sentir à vontade para dirigir em terras cariocas, utilize o transporte público (ônibus e metrô) ou pegue Uber entre destinos próximos – já que se trata de uma cidade grande, pode haver trânsito e o valor não compensar.

Abaixo, selecionamos algumas atrações que você não pode deixar de conhecer e experimentar quando estiver dirigindo ou passeando pelo Rio. Confira!!

Aproveite e reserve suas experiências pelo Rio de Janeiro com a Easy Travel Shop.
Uma empresa nacional de reserva online que oferece os melhores preços e opções de passeios. Clique aqui e confira!

Rio de Janeiro de Carro

Roteiro de Viagem

Planejamos bem rápido essa viagem ao Rio. Para começar, a gente ama o #errejota e sempre dá, volta pra rever os amigos e experimentar as delícias que sempre encontramos por lá. 

Nossa viagem começou mesmo no aeroporto de Guarulhos – apesar de morar em SP, foi do aeroporto que escolhemos sair com o carro para essa viagem ao Rio. Aliás, alugamos pela Mobility e retiramos na Unidas, em GRU, no edifício garagem do T3. 

De lá até o Rio de Janeiro foram mais de 440 quilômetros de estrada até o nosso destino final, na Barra da Tijuca – casa da Jô e do Felipe, amigos cariocas de longa data! O trajeto é simples, mas requer muito cuidado dos motoristas, principalmente, nos meses de janeiro e fevereiro que chove bastante na região serrana.

Retirada do carro foi muito fácil! O atendimento dos parceiros da Mobility também é impecável
Logo estávamos na estrada. Uma roadtrip faz muito bem pra alma!

Passear pelo Rio de Janeiro de carro sempre traz experiências inesquecíveis. Nós chegamos e fomos direto para a praia ver o pôr do sol.

As belezas naturais, lindas paisagens, o clima quente, as praias e uma mistura de agitação e ao mesmo tempo tranquilidade resultam em passeios realmente incríveis. De carro é ainda melhor!

Com tantas opções, é mais difícil decidir sobre quais lugares visitar e que passeios fazer. Porém, vou listar o que fizemos por lá! No nosso roteiro, o carro alugado se torna indispensável.

Clique aqui e garanta o seu com a Mobility.

Rio de Janeiro de Carro
Pôr do sol no Rio de Janeiro. momento mágico!

Rio de Janeiro de Carro

Roteiro de Viagem – dia 1

Conhecer o Rio de Janeiro de carro é verdadeiramente incrível! Nossa primeira experiência dentro do RJ foi no Restaurante Visual que fica localizado na Ilha da Madeira, cerca de 75 quilômetros da capital fluminense.

Imagina: pegamos o carro e partimos para se deliciar nos pratos incríveis oferecidos pelo Restaurante Visual. O local é um pouco escondido, mas a gastronomia é demais! Pratos fartos e diversificados. A especialidade, claro, são os peixes e frutos do mar.

Chegada oa restaurante Visual. Acha que o nome tem relação com o lugar?

O menu deste restaurante é recomendado para os amantes do famoso seafood. Nós fomos de bolinhas de camarão de entrada e abusamos do chiclete de camarão e o camarão Visual, carro-chefe do restaurante.

Vale lembrar que além da ótima comida, o lugar rende boas imagens! De lá, ainda passeamos um pouco pelo rio e voltamos para casa.

A famosa bolinha de camarão

Roteiro de Viagem – dia 2

O dia seguinte aguardava o que mais esperamos durante toda a viagem: um passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro. Do alto, seria possível ver a praia da Barra da Tijuca, São Conrado, Copacabana, Lagoa Rodrigo de Freitas, Baía da Guanabara e também o Cristo Redentor.

Pegamos o carro e fomos para o Aeroporto de Jacarepaguá. Bem perto de onde ficamos hospedados. Nosso voo estava agendado com a empresa Comandante Nobre Voos Panorâmicos. É recomendado chegar 30 minutos antes para preenchimento de cadastro, instruções e pagamento, se necessário.

Experiência incrível de voar sobre o Rio de Janeiro
A vista é mesmo impactante do alto

Com o Comandante Nobre você pode escolher entre passeios de 30, 45 e 60 minutos. Cada um deles com lugares diferentes e novas experiências. Nós voamos 30 minutos e ficamos maravilhados com o que vimos lá de cima! Certamente é uma experiência que você vai querer viver!

Os passeios sobrevoam locais como o Cristo Redentor, o morro do Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, os estádios do Maracanã e Engenhão, o Sambódromo, Lagoa Rodrigo de Freitas, Central do Brasil, Arcos da Lapa, Jardim Botânico, Rocinha, Vidigal e outros.

Você pode comprar os passeios de helicóptero clicando aqui.
Diga que viu no TurismoEtc e garanta um desconto para sua experiência.

Agora, para conhecer melhor qualquer cidade é preciso alugar um carro.
Passear pelo Rio de Janeiro de carro é uma experiência completamente diferente.
Vai por mim: clique aqui e alugue agora o seu!

Felipe, Rafael e Giulia durante passeio de helicóptero
Rio de Janeiro de carro
Barra da Tijuca… mar do caribe!
Cristo Redentor de braços abertos para a Guanabara. Clássico, lindo, perfeito!

Roteiro de Viagem – dia 3

Dia de ir para lugares instagramáveis no RJ. A aventura do dia foi chegar ao Jardim Botânico e ao Parque Lage. O local abriga diversos atrativos e garante um dia completinho de visita. Isso se você tiver disposição para caminhar e fazer as inúmeras trilhas existentes por lá.

Na verdade, acredito que eles sejam os mais conhecidos e visitados parques cariocas. Por lá, você terá contato com uma vegetação diversificada, espaços para piqueniques, programações culturais, exposição de flores, plantas e acesso ao Palacete do Parque Lage, com estilo romano, antigo palacete que hoje abriga um dos lugares mais descolados e instagramáveis do Rio de Janeiro.

Jardins de entrada do Palacete do Parque Lage
Eu, Joana, Rafael, Cris e Giulia… turistando no Rio e matando a saudade. Faltou o Felipe!

O Parque Lage foi projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale. Seu palacete central é localizado num belíssimo jardim de estilo romântico europeu, que divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica nas encostas do Morro do Corcovado, sendo um dos mais belos cartões postais arquitetônicos da cidade.

Você não precisa fazer reserva no restaurante para visitar o palacete. Basta fazer a reserva antecipada via internet. O PLage Café fica no pátio central da mansão do século XIX à beira da piscina. É lá que são feitas as lindas fotos que vemos por aí nos instagram de viagem. 

Dica: se não fizer a reserva antecipada, o jeito é tentar uma mesa no restaurante! Outra coisa: a cada R$10 gastos na loja – as lembrancinhas são baratas – você ganha acesso a parte de cima do casarão. As fotos também são bem legais de lá.

Rio de Janeiro de Carro
Um dos pontos mais instagramáveis do #errejota
Rio de Janeiro de carro
Blogueirando por lá
Rio de janeiro de carro
Por outro ângulo!

Aliás, além das fotos o Plage Café oferece um delicioso café da manhã, brunch e almoço, que podem ser saboreados os 7 dias da semana, com serviço contínuo. O restaurante tem ainda um food-bike no jardim que oferece lanches diversos. 

O casarão também abriga a Escola de Artes Visuais (EAV), uma das principais escolas de arte do Brasil e da América Latina, na formação de novos artistas e novos públicos e é palco para eventos de arte e música durante todo o ano.

Saindo de lá, pegamos o carro que alugamos na Mobility e fomos até a Lagoa Rodrigo de Freitas. Vale a pena conhecer, caso você tenha tempo. É legal fazer uma caminhada ou até mesmo um piquenique. Por ali, os esportistas estão por todos os lados. Ah… tem pedalinho pras crianças… Não só para elas!

Rio de janeiro de carro
Pratos do Plage Café… uma delícia meus ovos beneditinos…

Leia também:

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Hotéis e resorts para curtir o Carnaval no Brasil

Rio de Janeiro de carro

Roteiro de Viagem – dia 5

Dia de visitar algumas praias do Rio de Janeiro. Saímos de manhã rumo à zona Sul. A primeira parada do dia foi em Copacabana. Famosa por seu calçadão e pela extensa faixa de areia e águas esverdeadas, a praia é mesmo maravilhosa. 

Por ali, passeie a pé ou de bicicleta, que pode ser alugada facilmente pela orla. Aliás, vale a pena conhecer também o Forte de Copacabana, que fica bem próximo. Por lá, a história da marinha brasileira é contada em espaços reais com armamento utilizado na época.

O Forte de Copacabana foi construído no promontório da igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana ou Sacopenapan, como chamavam os indígenas, pois era uma região cujos rochedos avançavam contra o mar na direção da entrada da Baía de Guanabara, oferecendo excelente área para posicionar peças de artilharia.

Rio de Janeiro de carro
Entrada do Forte de Copacabana
Rio de Janeiro de Carro
Uma das vistas do Forte e de Copacabana (ao fundo)

A construção da Fortificação, entre 1908 e 1914, em forma de casamata, foi um desafio à engenharia militar. Suas paredes externas, de 12 metros de espessura, voltadas para o mar acolhem canhões alemães Krupp, assentados em cúpulas encouraçadas e giratórias. O contraste faz a diferença na paisagem local.

Dentro também há dois cafés que vão fazer suas manhãs ou tardes bem diferentes. Você vai poder optar pela Colombo, tradicional no Rio de Janeiro ou pela 18 Café do Forte, que também é deliciosa. Os preços são para turistas.

Cesta de pães do café da manhã no 18 Café do Forte
Chilli do mar: polvo, lula, mexilhões finalizados com feijão branco e ovos orgânicos.

No bairro vizinho está Ipanema, outra praia incrível com ótima estrutura para curtir um dia animado. Por ali fica a Pedra do Arpoador, lugar perfeito para assistir o pôr do sol, sério! 

O dia ainda rendeu uma passadinha pela praia do Leblon, ideal para famílias que querem curtir uma praia mais tranquila. Aproveite e conheça o Mirante do Leblon, um deque de madeira com uma vista privilegiada. A entrada é gratuita.

Rio de janeiro de carro
Eu, Giulia, Cris e Rafa no alto do Forte de Copacabana
Rio de Janeiro de carro
Do alto do Forte da pra ver o começo da Pedra do Arpoador

Roteiro de Viagem – dia 6

Ainda querendo praias – nesse role o carro é indispensável – fomos rumo a Praia de Grumari. Certamente esse é um dos tesouros escondidos do Rio de Janeiro. Na verdade, Grumari é aquele tipo de praia que conquista a qualquer um. É uma enorme faixa de areia, que é um verdadeiro pedaço de paraíso na terra

.A praia de Grumari fica na zona oeste do Rio de Janeiro, bem pertinho para quem estiver na Barra da Tijuca (meu caso). Agora, se estiver na região central ou em Copacabana, por exemplo, vai levar cerca de 1h para chegar ao destino.

Praia de Grumari, Rio de Janeiro

Grumari é cercada por costões e morros com vegetação de restinga A faixa de areia é grande, com cerca de 2,5 km de extensão. Vai encontrar bolsões de estacionamento próximos às entradas da praia.

O ambiente é rústico, considerado uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. O lugar é ideal para quem gosta de tirar fotos. Aliás, o lugar é ideal para fazer qualquer coisa!

Em relação a infraestrutura, em todas as praias dessa área existe uma infraestrutura básica para os banhistas. Você poderá contar com quiosques, barraquinhas de comida e bebida, cadeiras e sombreiros para alugar e latas de lixo.

Além disso, a praia é muito propícia para a prática de surf, e muitos atletas procuram o local para aproveitar as ondas. Para esse lado, as praias também são lindas. Destaque para a praia da Reserva, Recreio, Macumba, Prainha

Aproveite e reserve suas experiências pelo Rio de Janeiro com a Easy Travel Shop.
Uma empresa nacional de reserva online que oferece os melhores preços e opções de passeios. Clique aqui e confira!

Vale muito a visita! Não esqueça, alugue seu carro na Mobility.
Por lá, você vai experimentar o real conceito de mobilidade on demand.

Modelete na praia do Grumari
Daqui pra frente, por lei, você pode até tirar a roupa

Roteiro de Viagem – dia 7

O nosso último dia no Rio de Janeiro foi um dia de turistar mesmo! Pegamos o carro na Barra da Tijuca e dirigimos até a estação de Cosme Velho, bem próximo de Laranjeiras.

Nosso destino era , de fato, visitar o Cristo Redentor, porém, a ideia era deixar o carro por lá e subir no Corcovado de uma maneira inesquecível, ou seja, ir pela Estrada de Ferro a bordo do Trem do Corcovado.

O passeio tem duração de 20 minutos e atravessa a floresta do Parque Nacional da Tijuca. É bom comprar os ingressos com antecedência e, de preferência, chegar cedo, permitindo uma melhor visualização no Cristo. Se estiver nublado, você poderá reagendar a visita ou pedir o dinheiro de volta. Lá é bem organizado.

Rio de Janeiro de carro
Entrada da estação de Cosme Velho
Parte da subida. Dá encontrar trens em vários pontos ou estações
Não precisa de legenda, precisa?

Do alto, a estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado (710 metros acima do nível do mar), é um dos lugares mais procurados por turistas e até mesmo pelos próprios cariocas. Quem vai pela primeira vez ao Rio, precisa ter esse passeio na lista. A vista é incrível, nós não conseguimos ver todo o RJ desta vez! 

Porém, por estarmos de carro e com liberdade de tempo e horário, decidimos visitar o Mirante Dona Marta. Lá, você terá uma das melhores vistas da capital fluminense, com direito a Pão de Açúcar, Cristo Redentor, estádio do Maracanã, Baía de Guanabara, Lagoa, Ponte Rio-Niterói, Copacabana e Ipanema. Dá pra ver tudo!!

Pra chegar é bem fácil. De carro é só colocar no GPS e seguir o caminho. O local está bem policiado e comporta muitos turistas ao mesmo tempo.

Rio de Janeiro de carro
Do alto d Cristo, a visão é essa: Lagoa Rodrigo de Freitas e Jóquei Clube do Rio de Janeiro
Blogueirando no Mirante Dona Marta
Rio de Janeiro de carro
A vista é mesmo estarrecedora

Leia também:

Onde se hospedar no Rio de Janeiro

Hotéis e resorts para curtir o Carnaval no Brasil

Voltando para as praias, dê uma passada na praia do Leme. Ela é mais tranquila que a sua vizinha Copacabana. Conheça também o Mirante do Leme e o Forte Duque de Caxias.

ALUGUEL DE CARRO ⇒ Como alugar um carro na Mobiity

Rio de Janeiro de carro

Roteiro de Viagem – dia 8

Último dia no Rio de Janeiro e jeito foi mesmo relaxar na piscina antes de ir embora! Ainda deu tempo de passar na casa dos queridos Lincoln e Leda, do blog ViajanteRei. Lá um almocinho sensacional e boas conversas e risadas.

Depois de tudo, o jeito foi mesmo pegar o carro alugado na Mobility e seguir de volta para casa. Conhecer mais do rio de janeiro de carro foi incrível. Mais 440 quilômetros de estrada até chegar no nosso destino final. Vale muito a pena alugar um carro para viajar pelo Brasil ou pelo exterior.

Rio de Janeiro de carro
A família TurismoEtc com o casal de amigos e blogueiros no ViajanteRei, Leda e Lincoln
Rio de Janeiro de carro
Devolução na Mobility: rápida, simples, fácil e descomplicada.

Tanto o processo de retirada como devolução é super facilitado na Mobility. Isso, sem contar no esquema de pagamento do pedágio… fiquei de cara! Agora sério, quer alugar um carro? Alugue na Mobility. Você fará uma das melhores escolhas da sua viagem.

Tivemos uma experiência incrível. E você, conte pra nós suas experiências de viagens!

O TurismoEtc viajou com apoio da Mobility e Comandante Nobre Passeios Panorâmicos.

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.

1 thought on “Rio de Janeiro de carro: faça essa viagem”

  1. Pingback: O Aniversário Da Sua Cidade é Feriado? » Blog Viajante Rei

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top