fbpx

Califórnia sobre rodas: Roteiro de motorhome pelo Golden State

Publicado por: Luciano Palumbo / Atualizado em: 14/12/2023
Yosemite National Park - Motorhome | Turismo ETC

Fazer uma viagem a bordo de um motorhome é o sonho de muitas pessoas, e já foi o meu também! Poder ver lugares incríveis, fazer o próprio cronograma e ter a liberdade de dirigir pelas estradas mundo afora me deixava maluco! Por causa disso, cansei de olhar a viagem dos outros e decidi que era hora de embarcar na minha viagem. Chamei a família e os amigos, preparei o roteiro e subi num motorhome na Califórnia.

Com planejamento pronto, entrei em contato com os meus parceiros do Motorhome Trips e fiz a reserva daquela casa sobre rodas que seria minha por quase duas semanas nos Estados Unidos. A Motorhome Trips tem parceria com a Cruise America, empresa líder no aluguel de motorhomes nos EUA e com quem discuto detalhes e recebo conselhos. Nesse post eu te conto detalhes de como alugar motorhome na Califórnia.

Como minha viagem foi redondinha e deu certo, resolvi compartilhar com você o meu roteiro de motorhome pela Califórnia! Quem sabe isso não te anime a sair pelas estradas do Golden State? 🛣️

Descanso em camping para motorhome no Parque Nacional de Yosemite na Califórnia | Turismo ETC

Roteiro de motorhome pela Califórnia

Antes de iniciar o meu roteiro de motorhome pela Califórnia, voei do Brasil para Los Angeles, onde fiquei por uns dias passeando pela cidade. Assim, esse roteiro começa a partir do momento que peguei o motorhome.

De Los Angeles a San Francisco com parada em Yosemite

Dia 1: de Los Angeles a Santa Clarita

Nossa trip começou saindo de Los Angeles para Carson, onde fica a loja da Cruise America, onde fizemos a retirada do motorhome que alugamos em parceria com a Motorhome Trips. As duas cidades são bem próximas, porém, dependendo de onde você estiver em LA, pode levar até uma hora para chegar a Carson, por conta do trânsito da cidade.

Na loja da Cruise America, encontramos nossos amigos do Dicas de Nova York e Dicas de Miami e Orlando, com quem iríamos fazer a viagem, e partiu estrada!

A viagem finalmente começou, com destino a Santa Clarita, ao norte de Los Angeles, onde fizemos a primeira parada para dormir em um camping.

Escolhemos o Valencia Travel Village, com diárias a partir de U$ 85 para full hookup, ou seja, durante toda sua estadia, seu motorhome terá fornecimento de água, eletricidade e conexão de esgoto.

Spoiler: foi um dos melhores campings que ficamos em toda a viagem!

Além de ser preparado para receber motorhomes, o Valencia Travel Village ainda tem opções de entretrenimento, como navegação e pesca, feira de produtores, trilhas para caminhadas, restaurantes locais, golfe, locais esportivos e muito mais. Recomendo demais!

motor home carson eua | Turismo ETC
A felicidade de quem vai realizar o sonho de fazer o roteiro de motorhome pela Califórnia próprio! Aqui estou em Carson, cidade muito próxima de Los Angeles, onde fizemos a retirada do veículo (ou seria casa?)!
motor home pelo golden state | Turismo ETC
Chegada ao Valencia Travel Village, um dos melhores campings que experimentamos ao longo dessa viagem. Vale colocar a parada no seu roteiro!

Dia 2: Six Flags Magic Mountain e Death Valley

Do Valencia, tínhamos planos de seguir viagem para o Parque Nacional da Sequoia, em uma viagem de aproximadamente três horas, porém o mau tempo e as fortes chuvas interditaram o acesso ao parque e tivemos que alterar o nosso roteiro de motorhome na Califórnia.

Parque por parque, em vez de ir a um nacional, optamos por nos aventurar no Six Flags Magic Mountain, pertinho do camping onde tínhamos passado a noite. Após um longo dia, seguimos viagem com destino ao Death Valley.

Depois de mais de quatro horas de viagem, não tínhamos muita opção durante a madrugada e optamos em passar a noite no Stovepipe Wells Camping. O camping tem uma ótima infraestrutura com posto, lojas e restaurante. Gostamos.

Six Flags Magic Mountain | Turismo ETC
Chegada ao Six Flags Magic Mountain. Já que o mau tempo nos impedir de ir até o Parque Nacional das Sequóias, fomos passar o dia em outro dia de parque!

Dia 3: Mesquite Dunes e Red Rock Canyon

Depois de uma noite no deserto, seguimos de volta ao nosso roteiro original, que tinha o Parque Nacional de Yosemite como destino.

Ainda no Death Valley, fizemos uma parada incrível nas Mesquite Dunes, famosas por suas sombras dramáticas ao nascer e ao pôr do sol, criando um espetáculo de luz e sombra nas ondulações e bordas das dunas. Além disso, é um local privilegiado para contemplar os céus noturnos escuros do Death Valley.

Das dunas, seguimos viagem atravessando para o estado de Nevada e chegamos ao Red Rock Canyon, onde é possível ver formações rochosas na cor avermelhada, com áreas de pinheiro.

De lá, pé na estrada novamente e dormimos no Lake Isabella RV Resort, que contava com banheiro, Wi-Fi, lavanderia e piscina.

roteiro motor home califórnia | Turismo ETC
O Stovepipe Wells Camping, camping que passamos a noite após o Six Flags, no Death Valley.
Death Valley Road | Turismo ETC
Aqui estávamos fazendo o caminho de volta do Death Valley e Red Rock Canyon até o Lake Isabella RV Resort, onde passamos a noite.

Dias 4 e 5: Parque Nacional de Yosemite

Do camping, seguimos viagem para Yosemite e fizemos uma parada no caminho em um Walmart, onde fizemos compras e almoçamos no estacionamento do supermercado.

Já em Yosemite, dormimos no camping High Sierra RV & Mobile Park, onde ficamos por duas noites. Dentro do Parque, fizemos algumas paradas que foram surpreendentes e encontramos cenários incríveis.

Em cerca de 48 horas que ficamos em Yosemite, nevou e vimos deserto. Também visitamos a Mariposa Grove, um pequeno bosque com sequóias gigantes perto de Crane Flat, ao no sul do Parque. Passamos também pelo Tunnel View, e também pela Cachoeira de Yosemite, uma catarata que, dependendo da época do ano e como o sol bate, se transforma em uma queda de fogo. Saiba mais sobre essa cachoeira aqui.

Yosemite National Park | Turismo ETC
Nossos motorhomes estacionados no camping High Sierra RV & Mobile Park.
Descanso em camping para motor home no Parque Nacional de Yosemite | Turismo ETC
Um merecido descanso em meio à paz no Parque Nacional de Yosemite!
Neve em Yosemite | Turismo ETC
Pegamos neve em Yosemite! Pegamos dois dias completamente diferentes por lá.
Yosemite National Park - Motorhome | Turismo ETC
A Cachoeira de Yosemite! Dependendo do mês que você visita o parque, e a incidência do sol, a água pode ganhar um tom alaranjado, e ganha o nome de cachoeira de fogo!

Dias 6 e 7: Lake Tahoe e San Francisco

De Yosemite, seguimos para Lake Tahoe, uma viagem de aproximadamente quatro horas, mas paramos em Jackson, no meio do caminho, para um reabastecimento de supermercado.

Após as compras, seguimos em direção de South Lake Tahoe, onde optamos por passar a noite no Zephyr Cove Resort, no lado de Nevada. O camping é muito bem estruturado, com vagas de estacionamento e excelente infraestrutura com banheiros e restaurante. Tem até praia e esportes aquáticos, mas nós fomos durante o inverno, então não deu para aproveitar!

Então conhecemos toda a volta de Lake Tahoe, como Sand Harbor, ainda no Nevada, e de volta à Califórnia, visitamos Truckee, uma cidadezinha histórica e completamente charmosa.

Ainda contornando, passamos por Emerald Bay e acabamos almoçando no The Beacon Bar & Grill, em Camp Richardson. Conhecemos também a cidadezinha de Tahoe, e seguimos nossa viagem para San Francisco.

Tínhamos ideia de dormir no Visa Point, e conseguimos! Nossa primeira noite em San Francisco foi com vista para a famosa ponte Golden Gate, e apesar da vista espetacular, que gerou uma experiência incrível, também tivemos uma noite inusitada: nosso gerador havia parado de funcionar!

Chegando a Lake Tahoe em motorhome durante roteiro pela Califórnia | Turismo ETC
Aqui estávamos chegando a Lake Tahoe
Lake Tahoe de motorhome | Turismo ETC
Camping Zephyr Cove Resort, na beira do Lake Tahoe.
Roteiro Motorhome pela Califórnia | Turismo ETC
Truckee, cidadezinha histórica e charmosa, que foi uma descoberta incrível no meio do caminho!
Chegada a San Francisco e noite em frente à Golden Gate | Turismo ETC
Chegamos ao Visa Point, em San Francisco, onde iríamos passar aquela noite! Nada mal essa vista, hein?

Dia 8: San Francisco

Na manhã seguinte, foi necessário ir até uma loja da Cruise America para trocar de veículo e continuar seguindo nosso roteiro com motorhome pela Califórnia. Lembram que pegamos neve em Yosemite? Então, não havia condições de seguir viagem sem gerador para nos esquentar, tomar um banho quente, nem preparar uma comida.

Já que estávamos na cidade, decidimos passar o dia conhecendo San Francisco. Visitamos os pontos turísticos mais famosos da cidade, como a Golden Gate, onde tínhamos dormido de frente para ela na noite anterior, fomos ao Fisherman’s Wharf, onde lojas de souveniers e barracas que vendem caranguejo e ensopados surgem a cada passo. Também é possível visitar uma colônia de leões marinhos e há navios históricos para visitar.

Vimos a icônica Lombard Street, o Pier 39 e Haight-Ashbury, o berço do movimento de contracultura dos anos 60, que está situado ao lado do Golden Gate Park, e o bairro apresenta muitas casas vitorianas coloridas e bem preservadas

Golden Gate | Turismo ETC
Manhã em San Francisco, aos pés da Golden Gate Bridge. Conseguem me ver ali embaixo, perto dos motorhomes?
Lombard Street - San Francisco | Turismo ETC
Aproveitamos o dia na cidade, após trocar de trailer e fomos conhecer alguns pontos turísticos famosos da cidade. Aqui, estamos no fim da Lombard Street!

Dia 9: Vale do Silício e Santa Cruz

Após um dia em San Francisco, a ideia era seguir nossa rota para Santa Cruz. O dia tinha tudo para ser tranquilo, mas acabamos quase saindo um pouco do roteiro. Quase, porque decidimos parar em Silicon Valley, que fica no caminho entre San Francisco e Santa Cruz.

Sede da tecnologia nos Estados Unidos, é lá onde surgiu a empresa HP. Passamos por prédios de empresas conhecidas, como do Facebook e visitamos a Universidade de Stanford. Demos uma passada pela casa de Steve Jobs e pelo Apple Park, onde, inclusive, almoçamos: no estacionamento da Apple.

E então, voltamos ao nosso roteiro original pela Califórnia de motorhome, e chegamos a Santa Cruz. Fomos direto para o Boardwalk, um parque de diversões localizado na praia, onde fizemos free camping, ou seja: dormimos na rua, no National Bridges, famosa ponte em Santa Cruz!

casa de steve jobs no vale do silício | Turismo ETC
Entre San Francisco e Santa Cruz, fizemos uma parada em Silicon Valley. Aqui, estou na frente da casa do Steve Jobs!
santa cruz beach free camping | Turismo ETC
Mais um dia de free camping. Estacionamos o trailer no Boardwalk de Santa Cruz e passamos a noite por ali mesmo!

Dia 10: Carmel e Big Sur.

Ainda em Santa Cruz, mas já a caminho de Carmel, paramos para conhecer o Roaring Camp, onde finalmente pudemos ver sequoias gigantes (lembram que o Parque Nacional estava fechado pelo mau tempo? 🙁)!

E então seguimos nossa viagem até Carmel, para uma passagem rápida por uma das cidadezinhas mais charmosas e atraentes da costa da Califórnia. Inclusive, é lá que começa a Big Sur, o trecho mais bonito da Highway 1 na costa da Califórnia, que aparece até na série Big Little Lies.

Após curtir o dia em Carmel, continuamos nossa viagem até o Big Sur Campground and Cabins. Spoiler #2: também adoramos, e foi um dos melhores campings de toda a viagem!

O camping fica no meio da estrada, e é envolto por uma vegetação incrível, e até um riozinho passa por lá. Aproveitamos para fazer um churrasco e então, fomos descansar.

A estrutura do Big Sur Campground and Cabis é fantástica! Eles possuem mesas de piquenique e fogueira, e oferecem conexões de água, eletricidade e estação central para despejo do seu esgoto. Além disso, o complexo conta com atividades no acampamento, bem-estar, aventuras ao ar livre, refeições e compras. Recomendo a parada!

big sur highway 1 - roteiro califórnia | Turismo ETC
Começo da Big Sur, o trecho mais bonito da Highway 1, na costa da Califórnia.
roteiro motorhome califórnia | Turismo ETC
Os cliffs de Carmel são maravilhosos, mas ventava muito!!

Dia 11: San Luiz Obispo e Solvang

Outro dia na estrada, outra surpresa pelo meio do caminho: San Luiz Obispo. Na cidade, pudemos visitar locais como o Bubblegum Alley, sim, uma viela onde as paredes são feitas de chicletes mascados, e Rocket Frizz, onde pudemos experimentar doces e beber refrigerantes diferentes.

Seguimos a viagem para Solvang, uma pequena cidade turística, que foi colonizada pela Dinamarca. Tiramos o restante do dia para conhecer a cidade e beber uma cerveja na Solvang Brewing Company, localizado na rua central da cidade. Por lá tem uma estátua da Pequena Sereia, igual a de Copenhagen, capital da Dinamarca.

À noite, mais um free camping, ou seja, de dormir na rua, porém o estacionamento do Walmart garantiu a nossa noitada!

bubblegum alley | Turismo ETC
Eu, no meio do Bubblegum Alley, em San Luiz Obispo!
solvang - roteiro de motorhome na califórnia | Turismo ETC
Solvang Brewing Company, onde paramos para tomar uma cerveja, na cidade de Solvang, que foi colônia dinamarquesa.

Dia 12: Santa Barbara, Malibu e Los Angeles

Com a nossa viagem chegando ao fim, chegamos a Santa Barbara e fomos conhecer o píer e dar uma voltinha pela cidade. E então, seguindo a descida da Highway 1, fomos parando em lugares como forma de atrasar o fim da viagem: fomos às praias e então, uma paradinha no Camarillo Premium Outlets, para as compras.

Paramos em Malibu para almoçar no restaurante Neptune’s Net, aquele do Velozes e Furiosos, e então tocamos para Los Angeles. Lá ficamos no Dockweiller RV Park, na cabeceira de LAX, com o pé na areia. O camping oferecia muita estrutura e ficamos mais de uma noite lá, mas acabamos usando nossos últimos dias para organizar nossas coisas e devolver o motorhome.

pier santa barbara motorhome | Turismo ETC
Aqui estou no píer de Santa Barbara. A viagem já estava chegando ao fim, e queria adiar o máximo possível, confesso.
roteiro motorhome califórnia malibu | Turismo ETC
Nosso grupo fantástico no Neptune’s Net, o mesmo restaurante onde o Dom e o Brian comem em Velozes e Furiosos!

Onde alugar um motorhome na Califórnia?

Eu sei que eu sou suspeito, mas o melhor lugar para alugar um motorhome para fazer um roteiro pela Califórnia, Estados Unidos e Canadá, é com a Motorhome Trips

Desde 2017, a Motorhome Trips se destaca como uma agência de viagens brasileira especializada em viagens de motorhome pelo mundo. Ela foi fundada com o propósito de oferecer as melhores ofertas para os brasileiros, e é liderada por consultores com conhecimento especializado em diversos tipos de veículos e roteiros no estilo “carro-casa”.

A Motorhome Trips tem uma parceria direta com a Cruise America, empresa líder no aluguel de motorhomes nos EUA, inclusive, os que usei nessa viagem! Ao contatá-los, você pode discutir detalhes da sua viagem, receber conselhos de quem entende e fazer o aluguel de forma simples e sem dor de cabeça.

Dicas para enquanto faz um roteiro de motorhome pela Califórnia

Vou te dar algumas dicas importantes, para seu roteiro de motorhome pela Califórnia.

Habilitação para dirigir motorhome na Califórnia

Muitos acreditam que é necessário ter uma habilitação especial para dirigir motorhome, ou ter a permissão internacional para dirigir. Na verdade, tudo o que você precisa é da sua habilitação, a CNH brasileira, na categoria B.

Tamanho ideal do motorhome

A quantidade de pessoas na sua viagem vai ajudar a escolher o tamanho do seu motorhome. Escolha sempre o tamanho considerando uma pessoa a mais, para maior conforto.

Onde estacionar o motorhome na Califórnia?

Você pode estacionar o motorhome em estacionamentos públicos e até mesmo na rua. A regra acaba sendo muito simples: se tem outros motorhomes estacionados, é permitido estacionar!

Perguntas frequentes:

Roteiro de motorhome na Califórnia com Yosemite?

O TurismoETC possui um roteiro de 12 dias pela Califórnia, indo de Los Angeles até San Francisco, com paradas em Yosemite e Lake Tahoe. Confira no site!

Onde alugar motorhome para fazer roteiro na Califórnia?

O melhor lugar para alugar motorhome na Califórnia é com a Motorhome Trips. Eles têm parceria com a Cruise America, líder em aluguel de motorhomes nos Estados Unidos e Canadá. Confira mais detalhes no Turismo ETC.

Leia mais sobre motorhomes e Califórnia:

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.