fbpx

De LA a San Diego sobre rodas: roteiro de 9 dias de motorhome

Publicado por: Luciano Palumbo / Atualizado em: 13/06/2024
RV pelo sul da Califórnia | TurismoETC

Fazer um roteiro de motorhome por San Diego é uma aventura inesquecível pela ensolarada Califórnia. Recentemente, tive o prazer de embarcar em mais uma incrível jornada sobre rodas, desta vez explorando as maravilhas de San Diego e arredores.

Essa foi minha quarta viagem de motorhome, depois de ter percorrido a Califórnia, o Texas e a Flórida. Cada experiência tem sido única e memorável, e San Diego não foi exceção.

A convite da Motorhome Trips, juntei-me a alguns amigos também produtores de conteúdo como meus amigos, Paulo Basso Jr, do Rota de Férias, Flávio Antunes, do Dias de Viagem, Beth e Fábio, do Cansei Viajei e os lindinhos, Ana Claudia e Caio, do Dicas de Miami e Orlando. Juntos, traçamos um roteiro de 9 dias para explorar o melhor que a região tem a oferecer.

Desta vez, optamos por alugar nosso motorhome através da El Monte RV/Road Bear, outra empresa parceira da Motorhome Trips. A experiência com eles foi excelente, desde o atendimento até a qualidade do veículo. Os motorhomes que utilizamos foram um Classe A, tipo “busão” mesmo e outro veículo modelo C29-31, porém equipados com sistema de slide (uma expansão lateral), som, toldo e até forno!

San Diego é um destino incrível, repleto de atrações para todos os gostos. Desde as belas praias até os parques temáticos famosos, passando por uma cena gastronômica vibrante e uma rica história, a cidade tem muito a oferecer.

Ao longo deste artigo, vou compartilhar nosso roteiro detalhado, dia a dia, para que você possa se inspirar e quem sabe até mesmo planejar sua própria aventura de motorhome em San Diego.

Roteiro de motorhome em San Diego | TurismoETC

Roteiro de motorhome em San Diego

Nosso roteiro de motorhome em San Diego começou antes mesmo de chegarmos à cidade. O dia 0 da viagem foi dedicado aos preparativos finais e a algumas atividades interessantes.

Após aterrissar em Los Angeles, vindo do Brasil com a Copa Airlines e curir um pouco dessa cidade maravilhosa, seguimos para a El Monte/Road Bear RV, onde retiramos nosso primeiro motorhome – usamos dois nessa trip! A equipe da Road Bear RV foi extremamente atenciosa e nos forneceu todas as informações necessárias para uma viagem tranquila e segura.

Antes de partir para San Diego, fizemos uma parada estratégica no Wallmart, onde realizamos algumas compras e nos abastecemos para a viagem. À noite, ainda tivemos o prazer de saborear um jantar preparado pela Aninha do DDMO, que nos acompanhou nessa aventura.

Com tudo pronto, iniciamos oficialmente nosso roteiro de motorhome em Los Angeles. Ao longo dos tópicos, vou compartilhar detalhes do nosso roteiro dia a dia, revelando os lugares incríveis que visitamos e as experiências inesquecíveis que tivemos.

De praias deslumbrantes a atrações famosas, passando por parques temáticos emocionantes e cenários naturais, fazer um roteiro de motorhome até San Diego nos surpreendeu a cada dia.

E o melhor é que um roteiro de motorhome nos permite explorar a região em um ritmo próprio, fazendo paradas estratégicas e aproveitando cada momento ao máximo.

Dia 1: Retirada do Motorhome

Nosso roteiro de motorhome em San Diego começou com os procedimentos de partida. Às 8h, fomos rumo à El Monte RV, onde teríamos um café da manhã e uma apresentação sobre a empresa e os veículos.

Chegando lá, fomos recebidos calorosamente pela equipe da El Monte. Durante o café, tivemos a oportunidade de conhecer melhor os motorhomes que nos acompanharam nessa viagem: um Classe A da El Monte, para acompanhar o C29-31 da Road Bear, que retiramos no dia anterior.

Após a apresentação, demos início aos procedimentos de retirada do motorhome. A equipe da El Monte foi extremamente atenciosa, explicando detalhadamente o funcionamento dos veículos e esclarecendo todas as nossas dúvidas.

Com os motorhomes em mãos, estava oficialmente iniciada nossa viagem de motorhome para San Diego. Seguimos então para o Walmart, onde almoçamos e fizemos as compras de suprimentos necessários para os próximos dias.

Em seguida, partimos para o camping Bonelli Bluffs RV Resort and Campground, onde faríamos nosso primeiro pernoite. O check-in foi tranquilo, e logo estávamos instalados, prontos para um delicioso churrasco de boas-vindas.

Um ponto que me chamou a atenção nessa viagem foi a estrutura e as diferenças entre os motorhomes. O conforto e as comodidades variam bastante, e achei que vale a pena investir um pouco mais para ter uma experiência ainda mais agradável.

Dia 2: Palm Springs

O segundo dia do nosso roteiro de motorhome em San Diego começou com um café da manhã no camping. Após os procedimentos de partida, iniciamos nosso deslocamento rumo a Palm Springs por volta das 9h30.

No caminho, fizemos uma parada interessante no Museu do McDonald’s em San Bernardino. Apesar de não ser uma visita obrigatória, vale pela experiência de conhecer um pouco da história e evolução da rede de fast-food.

Chegando a Palm Springs, almoçamos e seguimos para o Palm Springs Aerial Tramway, o maior bondinho giratório do mundo. A vista lá de cima é simplesmente deslumbrante, e com sorte, é possível ver neve o ano todo.

Outra atração imperdível em Palm Springs é a estátua Forever Marilyn, localizada na calçada da fama da cidade. Assim como em Los Angeles, Palm Springs também homenageia os famosos com estrelas distribuídas ao longo da rua.

Após um dia cheio, fizemos o check-in no camping Happy Traveler RV Resort, onde jantamos no aconchego do nosso motorhome e pernoitamos.

Dia 3: Pioneertown e Joshua Tree National Park

O terceiro dia do nosso roteiro de motorhome em San Diego foi cheio de aventuras. Após o café da manhã no camping, seguimos rumo a Pioneertown por volta das 9h30.

Pioneertown é um lugar incrível, uma viagem no tempo até o Velho Oeste. A cidade, localizada no meio do nada, é cheia de charme, com lojas, restaurantes e até mesmo um banco e uma agência de correios que parecem saídos de um filme de faroeste.

Depois de explorar Pioneertown e almoçar no motorhome, partimos para o Joshua Tree National Park. Nosso primeiro ponto de parada foi Keys View, onde aproveitamos a vista deslumbrante.

Em seguida, visitamos Skull Rock, uma formação rochosa impressionante que lembra um crânio gigante, e o Cholla Cactus Garden, um jardim repleto de cactos Cholla, conhecidos como “cactos-jumping” devido aos seus espinhos afiados.

No fim do dia, seguimos para o camping Coachella Lakes RV Resort, onde fizemos o check-in e aproveitamos a piscina e um delicioso churrasco. Por pouco não tivemos a sorte de pegar o festival Coachella, que havia acontecido alguns dias antes. Quem sabe rola na próxima!

Dia 4: Anza-Borrego Desert State Park

O quarto dia do nosso roteiro de motorhome em San Diego começou com os mais dedicados aproveitando para malhar na academia do camping, enquanto outros preparavam os motorhomes para sairmos.

Às 9h, nos reunimos para um café da manhã coletivo, um momento de confraternização antes de seguirmos viagem. Saímos do camping por volta das 11h, prontos para mais um dia de aventuras.

Nossa primeira parada foi no Anza-Borrego Desert State Park, o maior parque estadual da Califórnia. Apesar de uma visita rápida, pudemos apreciar a beleza do deserto e suas formações rochosas.

Em seguida, seguindo a recomendação do @viajantecervejeiro, fomos até a Stone Brewing World Bistro & Gardens, uma cervejaria imperdível. Aqueles que não estavam dirigindo puderam saborear as deliciosas cervejas artesanais, enquanto todos experimentamos a excelente comida do local.

Após a visita à cervejaria, iniciamos nosso deslocamento para, oficialmente, San Diego, onde faríamos o check-in no camping Campland on the Bay. O camping oferece uma localização privilegiada, à beira da baía, proporcionando uma vista incrível.

Dia 5: San Diego

E finalmente estamos em San Diego! O quinto dia do nosso roteiro de motorhome para San Diego foi repleto de atrações imperdíveis. Saímos do camping às 9h20, apenas com o motorhome Plenitude, prontos para explorar a cidade.

Nossa primeira parada foi no USS Midway Museum, um navio-museu impressionante. Joe, nosso guia, estava nos esperando às 10h para nos receber a bordo. A experiência foi incrível, com direito a uma simulação de voo e até mesmo a oportunidade de entrar no cockpit do Maverick, de Top Gun. Foi animal!

Saindo do museu, por volta das 11h30, visitamos o USS Memorial, onde se encontra a famosa estátua do marinheiro beijando a mulher, um símbolo famoso do anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial.

Em seguida, fizemos uma visita a pé ao vibrante Gaslamp Quarter, um bairro histórico repleto de restaurantes, bares e lojas. O passeio foi uma ótima oportunidade para sentir o ritmo da cidade.

Próximo das 14h, seguimos com nosso motorhome para o Cabrillo National Monument, um ponto turístico que oferece vistas deslumbrantes da baía de San Diego e do Oceano Pacífico.

Dia 6: SeaWorld San Diego

O sexto dia do nosso roteiro de motorhome em San Diego foi dedicado à aventura no SeaWorld San Diego. Começamos o dia com um café da manhã no camping, entre 8h e 8h30, antes de sairmos.

Saímos às 9h em direção ao SeaWorld San Diego, atendendo ao pedido do Leo para chegarmos às 9h40. O parque é simplesmente incrível, superando todos os outros que já visitei.

Passamos uma boa parte do dia explorando as atrações do SeaWorld, desde os shows com animais marinhos até as emocionantes montanhas-russas. O almoço foi feito no próprio parque, aproveitando a facilidade e a variedade de opções disponíveis.

Após a visita ao SeaWorld, seguimos para o Balboa Park, onde dedicamos o período para visitar alguns dos fascinantes museus que o parque abriga. O Balboa Park é um tesouro cultural de San Diego.

No final da tarde, fomos para o camping San Diego Metro KOA Resort, onde fizemos o check-in por volta das 18h30. Encerramos o dia com um jantar no próprio camping, aproveitando o ambiente acolhedor e a boa comida.

Dia 7: Highway 1

O sétimo e oficial último dia do nosso roteiro de motorhome em San Diego foi reservado para uma viagem panorâmica pela Highway 1. Começamos o dia com um café da manhã no camping, antes de pegarmos a estrada.

Saímos do camping ao meio-dia, prontos para explorar a costa da Califórnia. Nosso destino final era Anaheim, mas decidimos fazer o deslocamento pelo litoral, com paradas estratégicas em La Jolla e Huntington Beach.

La Jolla nos encantou com suas praias de tirar o fôlego e falésias. Aproveitamos para esticar as pernas, respirar o ar marinho e capturar algumas fotos. Em seguida, seguimos para Huntington Beach, conhecida como a “Cidade do Surfe” devido à sua forte cultura surfista.

Ao longo do percurso pela Highway 1, fomos presenteados com vistas incríveis do Oceano Pacífico. A estrada sinuosa, ladeada por paisagens, tornou nossa viagem de motorhome ainda mais especial.

No final do dia, chegamos ao camping Anaheim Harbor RV Park, onde fizemos o check-in e organizamos os motorhomes para devolução no dia seguinte.

Encerramos nossa aventura com um jantar no camping, relembrando os melhores momentos do nosso roteiro de motorhome para San Diego.

Dia 8: Devolução dos motorhomes

O oitavo dia do nosso roteiro de motorhome em San Diego foi dedicado à devolução dos veículos. Após uma semana incrível explorando a região, chegou a hora de encerrar nossa aventura sobre rodas.

Começamos o dia organizando nossos pertences e garantindo que os motorhomes estivessem limpos e em perfeitas condições para a devolução. É importante sempre seguir as orientações da empresa de aluguel e devolver o veículo no horário e local combinados.

A devolução dos motorhomes foi um processo tranquilo e bem organizado. A equipe da El Monte RV estava nos esperando para receber os veículos e fazer a inspeção final. Aproveitamos para compartilhar nossas experiências e agradecer pelo excelente serviço prestado durante toda a viagem.

Com os motorhomes devolvidos, nosso roteiro de motorhome em San Diego chegou oficialmente ao fim. No entanto, minha aventura na Califórnia estava apenas começando. Eu iria continuar em Los Angeles para participar da IPW, a principal feira internacional de turismo dos Estados Unidos.

Participar da IPW logo após o nosso roteiro de motorhome em San Diego foi uma combinação perfeita. Lá, pude compartilhar minhas experiências recentes e aprender ainda mais sobre o fascinante mundo das viagens, pelo qual eu sou alucinado!

RV pelo sul da Califórnia | TurismoETC
Último jantar no aconchego do motorhome, celebrando as memórias criadas durante a aventura em San Diego.

Onde alugar motorhome para roteiro em San Diego

Ao planejar um roteiro de motorhome em San Diego, uma das decisões mais importantes é escolher a empresa certa para alugar o veículo. Nessa viagem, nosso grupo teve a oportunidade de contar com a parceria entre a Motorhome Trips, a Road Bear RV e a El Monte RV, o que facilitou todo o processo de aluguel.

A Motorhome Trips é uma agência de viagens brasileira especializada em viagens de motorhome pelo mundo, oferecendo as melhores ofertas para os viajantes do nosso país. Com consultores experientes e conhecedores dos diversos tipos de veículos e roteiros, eles estão sempre prontos para ajudar.

Ao entrar em contato com a Motorhome Trips, você terá a oportunidade de discutir detalhes da sua viagem, receber conselhos valiosos de quem entende do assunto e fazer o aluguel de forma simples e descomplicada. Eles cuidarão de tudo para que você possa se concentrar apenas em aproveitar seu roteiro de motorhome até San Diego.

Nessa viagem, o que mais me chamou a atenção foi a estrutura e as diferenças nos motorhomes oferecidos pela El Monte RV. Os veículos eram muito confortáveis e contavam com amenities de qualidade, proporcionando uma experiência ainda mais agradável durante nosso roteiro para San Diego.

Ao optar por motorhomes de alta qualidade, como os da El Monte RV e Road Bear RV, você garante maior conforto e comodidade durante sua viagem. Vale a pena investir um pouco mais para ter acesso a veículos bem equipados e com excelente manutenção.

Roteiro de motorhome em San Diego

Ao longo de 9 dias, percorremos praias, visitamos atrações famosas e nos encantamos com a diversidade natural da região. San Diego nos presenteou com uma combinação de belezas costeiras, parques temáticos emocionantes e uma atmosfera descontraída e acolhedora.

Viajar de motorhome nos proporciona a liberdade de seguir nosso próprio ritmo, fazer paradas estratégicas e desfrutar de cada momento ao máximo. A parceria com a Motorhome Trips foi fundamental para o sucesso da nossa viagem, garantindo veículos de qualidade e um suporte incrível.

Se você está em busca de uma aventura diferente, que permita explorar novos horizontes e criar memórias duradouras, um roteiro de motorhome para San Diego pode ser uma excelente opção. Com um planejamento cuidadoso e a ajuda dos parceiros que indico, você poderá embarcar em uma viagem incrível pelo sul da Califórnia.

Espero que esse artigo tenha inspirado você a considerar um roteiro de motorhome em San Diego para sua próxima aventura. Lembre-se de que cada viagem é única e cheia de surpresas, e os roteiros são completamente mutáveis, para o que mais lhe agradar, então esteja aberto para abraçar o inesperado e se maravilhar com as descobertas que o aguardam na estrada.

Leia também sobre roteiro de motorhome:

Perguntas Frequentes – Roteiro Motorhome San Diego

Quantos dias são necessários para um roteiro completo de motorhome por San Diego?

Recomendamos um mínimo de 7 a 10 dias para explorar os principais pontos turísticos e atrações de San Diego e arredores. No entanto, quanto mais tempo você tiver, mais lugares incríveis poderá descobrir. Planejando seu roteiro de motorhome em San Diego? Confira mais dicas no TurismoETC!

Quais são os melhores campings para pernoitar durante um roteiro de motorhome até San Diego?

A viagem de Los Angeles até San Diego oferece uma variedade de campings, desde parques estaduais até acampamentos privados com comodidades. Alguns destaques incluem o Dockweiller RV Park, o Bonelli Bluffs RV Resort and Campground, o Happy Traveler RV Park, o Coachella Lakes RV Resort, o San Diego Metro KOA Resort e o Campland on the Bay. Procurando mais opções de campings para seu roteiro de motorhome em San Diego? Visite o TurismoETC!

Onde posso alugar um motorhome para fazer um roteiro em San Diego?

Existem diversas empresas que oferecem aluguel de motorhomes em San Diego, mas uma opção conveniente é reservar através da Motorhome Trips ainda no Brasil. Dessa forma, você pode planejar sua viagem com antecedência e retirar o veículo nos EUA sem preocupações. A Motorhome Trips conta com parceiros de confiança, garantindo uma experiência tranquila e segura. Quer saber mais sobre como alugar um motorhome para seu roteiro em San Diego? Acesse o TurismoETC!

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.