fbpx
Turismo ETC

7 dicas para alugar carro no exterior

Publicado por: Luciano Palumbo / Publicado em: 11/02/2023

7 dicas para alugar carro no exterior com facilidade, segurança, atendimento personalizado e processo completamente descomplicado e fácil.

Você quer 7 dicas para alugar carro no exterior? Então, vamos lá!

Seja para viajar nas férias, feriados prolongados ou no trabalho, independente da distância percorrida, alugar um carro faz toda a diferença na experiência de viagem. Alugar um carro no exterior então, faz toda diferença.

Além disso, a locação permite maior liberdade na hora de escolher os caminhos e os destinos finais. Outro fator decisivo para alugar um carro no exterior é que você vai reduzir muito os custos dos passeios. Ah vai, acredite!

7 dicas para alugar carro
Experiência de viajar e alugar um carro no exterior

Ou seja, além do conforto de ter um carro sempre à disposição e não ter problemas de manutenção é possível criar roteiros personalizados. O famoso mobilidade on demand que você vai encontrar na plataforma da Mobility.

Na verdade, esse conceito traduz todo o processo de busca, compra, retirada, experiência e devolução. Ou seja, certamente você terá uma experiência 360 com rapidez, segurança e comodidade.

Leia mais:

Destinos do Brasil: viaje pelo Centro-Oeste

Viaje de carro pelo Rio de Janeiro

Onde ficar na capital fluminense: melhores hotéis

Como alugar um carro na Mobility

7 dicas para alugar carro no exterior

Aliás, conhece a Mobility?

A Mobility é uma plataforma digital que une todas as locadoras em um único lugar e oferece as melhores condições de locação de carro no Brasil e no mundo. 

A empresa está no Brasil desde os anos 2000 e oferta carros em mais de 150 países. A plataforma trabalha em parceria com grandes locadoras globais, como Alamo, Avis, Budget, Dollar, Localiza e Sixt, e consegue oferecer ótimo custo-benefício – tempo e dinheiro – para a locação.

Agora, sempre que for viajar – independente da locadora – você deve observar várias questões. Aliás, atenção e planejamento são essenciais para evitar imprevistos para quem deseja alugar um carro no exterior. 

7 dicas para alugar carro
Conheça as vantagens e tenha uma experiência “on demand” na Mobility

7 dicas para alugar carro no exterior

Veja aqui alguns itens a serem observados antes da viagem: 

  1. Idade para dirigir

Sim. Você precisa verificar a idade mínima exigida. Há países da Europa e nos EUA, que a idade padrão para alugar um carro é de, no mínimo, 25 anos. Você sabia?

Em outros casos – quando permitido – os mais novos condutores podem optar pela taxa underage (menor de idade). Nem todas as locadoras oferecem o serviço e, quando disponível, terá um valor extra à reserva.

7 dicas para alugar carro
Confira sempre as condições de cada país
  1. Carteira de habilitação 

Antes de viajar, verifique se o destino exige alguma documentação específica para motoristas. 

  • Mercosul
    Por exemplo, no Mercosul, o condutor deve ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e dentro do prazo de validade. Ou seja, precisa estar habilitado há 2 anos e com o documento em dia.

    Ainda no Mercosul, de carro é necessário ter a Carta Verde – o documento internacional que deve ser pedido às seguradoras ou locadoras – e habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru

Atenção

Ao alugar no Brasil e sair do território nacional com um carro alugado, mesmo que você tenha a carta verde, o seguro da locadora não oferece cobertura e nem assistência.


Ou seja, durante o período em que você estiver fora do Brasil, a responsabilidade total sobre qualquer ocorrência com um carro alugado será “sua”. Na travessia entre Argentina e Chile, são cobradas taxas adicionais e você pode precisar de até sete dias para obter autorização do trajeto.

  • Estados Unidos.

Se você viajar para os  EUA, a dica é conferir as regras diretamente com a locadora. Certamente, vai ser bem mais rápido. Algumas delas só aceitam PID. Em outras é possível alugar com a CNH brasileira.

  • Europa

Na Europa, a melhor opção é estar com a Permissão Internacional para Dirigir (PID), além do passaporte sempre em mãos. Na Itália, por exemplo, a PID é obrigatória.


Dica importante:

É fundamental e indispensável que você esteja com a CNH física quando alugar um carro no exterior.

A carteira de habilitação virtual só tem validade em território nacional.

Além disso, a PID só tem validade se estiver acompanhada da CNH original/física.


  1. Tenha seu cartão de crédito, com limite disponível, em mãos

Posteriormente à locação pela internet, retire o carro no local indicado com o voucher de reserva. Tenha um cartão de crédito em nome do titular da compra/locação, dentro da validade e com limite de crédito disponível para pré-autorização ou bloqueio da caução de garantia. 

Não são aceitos cartões pré-pagos ou de terceiros.

  • Entenda a necessidade do bloqueio de caução e programe-se

O bloqueio caução refere-se a um valor especificado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de utilização, que fica retido em seu cartão de crédito durante a locação. O valor não é debitado na sua fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. 

A liberdade e a experiência em viajar de carro
  1. Quilometragem 

São muitos os produtos de quilometragem oferecidos fora do país. Há pacotes que oferecem veículos com quilometragem livre e, certamente, são os mais indicados para quem pretende fazer uma roadtrip.

Mas, também existem pacotes com distâncias pré-estabelecidas. Neste caso, as taxas extras não valem muito a pena se ultrapassar o limite diário.

  1. Combustível

Já alugou um carro e pagou uma “fortuna” pelo tanque não estar cheio? Alguns pacotes permitem que o motorista retire o carro com combustível e o devolva com o tanque vazio. Porém, tem que estar muito atento às regras. 


Para sua informação: 

Na maioria dos casos, o veículo deve ser completamente abastecido antes da devolução.

Isso vai evitar custos e dores de cabeça futuras.


Leia mais:

Destinos do Brasil: viaje pelo Centro-Oeste

Viaje de carro pelo Rio de Janeiro

Onde ficar na capital fluminense: melhores hotéis

Como alugar um carro na Mobility

  1. Seguros e terceiros

O ideal é optar sempre por pacotes de seguro e acidentes com terceiros. Ou seja, se tiver um pacote de cobertura completa, que ofereça proteção a colisões e terceiros, vai nele!

Se achar que vale o investimento, há também pacotes contra roubo, e outros danos materiais. A gente sempre faz e recomenda!

  1. Acompanhe a vistoria do veículo

Antes de mais nada, fique sabendo que na hora de retirar o veículo na locadora há uma vistoria obrigatória e o ideal é que o cliente acompanhe a vistoria tanto na retirada como na devolução do carro.

As observações sobre as condições do veículo devem ser marcadas em checklist ou em contrato e devem ser comparadas com o documento de devolução.

Mas, caso qualquer divergência seja identificada, é importante esclarecer as informações antes da retirada do veículo. 


Dica para vistoria:

Além de acompanhar o funcionário da locadora é importante filmar todo em torno do carro.

Assim, não terá dúvida sobre qualquer dano pré-existente.


E aí, gostou das dicas? Agora ficou bem mais fácil alugar um carro. Vai lá, corre na plataforma da Mobility, alugue seu carro e tenha uma experiência de viagem incrível. 

Deixe seu comentário e nos conte qual sua próxima aventura!

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top