Marseille oferece uma diversidade turística que vai da religião a aventura, passando pela gastronomia, cultura, histórias e compras. Saiba o que fazer em Marseille e região
Marseille, capital da Provence – importante região turística –, é a cidade mais antiga da França e uma das mais importantes, se destacando pelo turismo, pela história e gastronomia de qualidade. Aliás, a influência dos imigrantes italianos é bem visível pelas ruas de Marseille, principalmente depois do século 19. Visite Marseille e note também um pouco da cultura e das tradições de povos asiáticos e do Oriente Médio. (Publicado outubro 2018, atualizado janeiro 2020)
A cidade oferece uma diversidade turística que vai da religião à aventura, passando pela gastronomia, cultura, pelas histórias e compras. Não podemos deixar de falar da temporada de cruzeiros, que “entope” as ruas do porto na capital da Provence.
DICA ⇒ Veja passagens aéreas com desconto na Passagens Promo
Em sete dias de viagem com passagens por cidades como Marseille (conheça a história do destino aqui), Nîmes, Lourdes, Villandry, Chenonceau e Amboise, provamos pratos regionais, fomos apresentados a um aqueduto e claro, vivemos a história de cada lugar. Confira então algumas sugestões da reportagem do TurismoEtc!
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir as dicas sobre como contratar um seguro viagem e como comprar um chip internacional para celular.
O que fazer em Marseille
No contexto histórico, Marseille ou Massalia, surgiu 600 anos antes do nascimento de Cristo, fruto da colonização dos povos gregos, provindos de Phocée (atual Turquia), fundaram Massalia. Nessa época, a cidade se estende pela margem Norte do Vieux-Port e, concentrado à sua volta, subsiste um conjunto de vestígios da mesma altura.
Hoje, portanto, o local que abriga bares e restaurantes também se destaca pelos monumentos existentes ao seu redor, entre eles o Forte Saint Nicolas, o Forte Saint Jean, o Palácio do Pharo, a Igreja Saint Laurent, a câmara municipal, o Hotel-Dieu e o famoso campanário dos Accoules.
Assista ao vídeo:
Visite em Marseille:
O turista se envolve – a todo tempo – com as descobertas culturais, gastronômicas e, principalmente, com a beleza única de cada região. Afinal, os castelos no Vale do Loire e a cidade “santuário” de Lourdes são quase que indescritíveis.
Mas, quem preferir ter uma vista panorâmica da costa poderá subir à Catedral de Notre Dame de la Garde. Marseille ainda oferece boas praias, com destaque para as Plages du Prado.
Além disso, é também o berço do time de futebol mais popular da França, o Olympique de Marseille, cujo bonito estádio, de 1937, pode ser visitado.
Economize ⇒ Veja passagens aéreas com desconto na Passagens Promo
ROTA DOS CASTELOS FRANCESES
No Vale do Loire, local conhecido como o “Jardim da França” e o “Berço da Língua Francesa”, se destacam – sem o menor esforço – as belezas arquitetônicas e históricas nas cidades de Amboise, Angers, Blois, Nantes, Orléans, Saumur e Tours.
Em especial, os famosos “châteaux” como o Castelo de Amboise, Chambord, Villandry e Chenonceau e os vinhos famosos da região de Chinon. Certamente valem a visita.
HOSPEDAGEM ⇒ Como reservar hotéis pela internet; saiba tudo
Além disso, há também alguns castelos medievais como o Château de Rivau, o Château de Langeais e a Fortaleza Real de Chinon. No geral a paisagem do Vale do Loire, particularmente, os muitos monumentos culturais ilustram um grau excepcional dos ideais do Renascimento e do Iluminismo na Europa Ocidental dos séculos 15 ao 19. Você certamente tem que passar por lá pra conhecer.
Visite Marseille e região: LOURDES
Lourdes é a capital da espiritualidade no Sul da França. Na verdade, ali já é Sudoeste. O escritório de turismo local não tem como contabilizar o número de turistas que acessam o santuário – a entrada é gratuita e isso dificulta o controle de acesso. Mas a cidade – curiosamente – é segunda no número de leitos na França, perdendo somente para a gigante Paris.
DICA ⇒ Seguro viagem para França: encontre os melhores preços
A cidade também é muito conhecida pelo patrimônio cultural e natural. Propõe uma grande diversidade de atividades (esportes de aquáticos, passeios a cavalo e a pé, golfe, esqui e spa). A situação geográfica aos pés das montanhas é o ponto de partida ideal para a descoberta dos Pireneus.
Aproveite e já compre os seus ingressos para atrações e passeios em Lourdes. A GetYourGuide é uma empresa de reserva online que oferece ótimas opções. Veja algumas abaixo:
Visite Marseille e região: o que fazer em Nîmes
Nîmes mistura as histórias espanhola e romana e se destaca pela preservação dos monumentos com o selo da Unesco espalhado pela cidade.
Afinal, o aspecto mescla o velho e o novo, sempre. A pequena cidade da região de Occitânia, no Sul da França, tem mesmo é uma história riquíssima para mostrar.
A grandiosidade das construções, sejam os templos, a arena, as fontes ou praças atraem aos olhares atentos, o contraste que vai do antigo ao moderno de uma maneira sutil, integrada e, principalmente, harmônica.
Além disso, Nîmes tem diversas opções para compras e gastronomia. É verdade! Lojas de grifes, restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, bares e cafés estão espalhados por toda a cidade. Aliás, museus e vida noturna integram o calendário de eventos da cidade.
A qualidade de conservação e infraestrutura dos monumentos para o turismo é realmente impecável. Os principais pontos turísticos – a Arena, a Maison Carré e a Tour Magne – oferecem atendimento diferenciado para o turista esteja ele desacompanhado ou não (com a presença de um guia ou familiares, por exemplo).
Aliás, os locais vendem ingressos como se fossem “combos” e oferecem acesso com guias auditivos gratuitos e em diversos idiomas.
VOCÊ SABIA QUE EXISTEM SEGUROS ESPECÍFICOS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS? POIS É. VEJA O PASSO A PASSO DE COMO CONTRATAR, AFINAL, SÃO MUITAS OPÇÕES PARA VIAJAR SEGURO. CLIQUE E GARANTA SEU CUPOM DE DESCONTO.
Outro ponto marcante da cidade é a Maison Carré. O monumento romano erguido há dois mil anos já serviu como templo, sede de governo durante um período da Idade Média, prefeitura pós-Revolução Francesa e, hoje, é um museu de história que recebe turistas internos e estrangeiros e grupos escolares.
PONT DU GARD
O lugar reúne história, natureza e uma beleza criativa quase que incomparável. Bem perto das históricas Avignon e Nîmes, o aqueduto Pont Du Gard é parada obrigatória para quem visita o Sul da França. O local tombado como Patrimônio Mundial da Unesco, abriga ainda, um museu de história.
Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local?
Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
O lugar é imenso. Há um museu que conta a história da construção e da utilização do aqueduto pelos romanos. Aliás, na história ainda é possível encontrar objetos de higiene pessoal e a importância da água para os romanos que moravam em Nîmes.
O site Pont Du Gard conta com um centro de visitação – na verdade são duas construções, uma em cada margem do rio Gardon, ou rio Gard, como é chamado carinhosamente pelos locais –, museu, cinema, um espaço kids, lojas, bares e um restaurante sensacional, o “Les Terrasses”.
ONDE COMER NA REGIÃO
O Le Restaurant Aux Plaisirs des Halles, restaurante assinado pelo chef Sebastien Granier, combina elementos e ingredientes na mais perfeita harmonia. Além disso, o chef é fiel aos produtores regionais. A harmonização é feita com vinhos da região de Côstière de Nîmes.
Visitando a cidade, não deixe de ir às casas de navettes – biscoitos originais de Marseille. A origem do biscoito está associada à festa da Chandeleur – comemorada no dia 2 de fevereiro, simboliza o momento em que Jesus é levado ao Templo – na maior parte da França a tradição é fazer crepes neste dia, mas em Marseille se come a navette.
Aliás, outra delícia que só se come por ali é o chocolate com azeite. Na verdade, o azeite de oliva substitui o leite no preparo da especialidade que leva 70% de cacau e outros 30% de azeite na receita.
Para estar perto do Mediterrâneo e ainda assim desfrutar de bons cafés e restaurantes, a melhor dica é o Porto Velho, ou Vieux Port. Ali, restaurantes como o Miramar se destacam pelas iguarias locais.
Além disso, outra dica é o restaurante La Boite à Sardine, que fica num lugar estratégico. Bem aos pés da Eglise des Réformés – Saint Vincent de Paul, o pequeno local que comporta mais ou menos 30 pessoas ao mesmo tempo, tem um diferencial na gastronomia.
O restaurante reúne iguarias do Mediterrâneo como ostras, anêmonas e ouriços, além das sardinhas e peixes diversos num cardápio feito à mão, ou melhor, escrito na hora.
ONDE FICAR EM MARSEILLE E REGIÃO
Quando viajar ao Vale do Loire, na França, as possibilidades de se hospedar em um dos 300 châteaux históricos existentes na região é muito grande. Mas, na cidade de Villandry – que tem um castelo que leva o seu nome e os jardins renascentistas mais bonitos do país – existe o diferenciado hotel Le Haut des Lys, onde o carinho é demonstrado em cada objeto, em cada gesto ou na prestação de serviço impecável.
O prédio datado do século 19 possui 20 quartos personalizados decorados de forma simples, mas com muito bom gosto. Entre os diferenciais de hospedagem no Le Haut des Lys, apartamentos com saídas para os jardins, cama de casal redonda, spa e terraços privados e ainda, o conforto de um café da manhã especial preparado artesanalmente com produtos da região.
Já o InterContinental Marseille Hotel-Dieu, situado na zona mais antiga e nobre de Marseille, esbanja serviços na cidade. A arquitetura é testemunha da história contada sobre os degraus de enormes escadas, arcos e terraços magníficos do antigo e soberbo edifício do século 18, inaugurado por Napoleão 3°, em pessoa. O luxuoso hotel ainda oferece gastronomia com estrelas Michelin e diferenciais como spa.
Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local?
Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
O InterContinental Marseille Hotel-Dieu tem 194 quartos, incluindo 62 quartos que oferecem esplêndidas vistas panorâmicas sobre o Vieux Port ou terraços privados com vista para o centro histórico da cidade.
Visite Marseille e região: COMO CHEGAR
Marseille é acessível via aérea, com desembarque no aeroporto Marseille-Provence, que tem voos para algumas das maiores cidades europeias. A viagem de trem TGV leva três horas para Paris e duas horas para Nice. Aliás, na cidade também é fácil chegar pelas rodovias.
Vai planejar a sua próxima viagem?
Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.
Por fim, não esqueça de contratar um seguro de viagem pois, eventualmente, surpresas também podem ocorrer. E é melhor estar coberto. Para mais informações, clique aqui.
ALUGUE SEU CARRO
Independente da distância percorrida, o aluguel de veículos certamente surge como uma excelente alternativa para reduzir custos. Além disso, possibilita maior comodidade durante a viagem. Sendo assim, a nossa dica, além de visitar Marseille, é alugar um carro pela Rentcars! ????
Afinal, a Rentcars é o principal site de comparação de preços e aluguel de veículos da América Latina, com atuação no mundo todo. Além disso, está presente em mais de 5 mil cidades e 20 mil pontos de atendimento, atuando em mais de 160 países!
Então veja mais e tire suas dúvidas sobre aluguel de carro online aqui.
SEGURO VIAGEM PARA FRANÇA
Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip, ou seja, o seguro de viagem.
Os valores para se utilizar os serviços médicos fora do Brasil são altíssimos, sendo assim, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.