fbpx

EUA sobre rodas: Roteiro de 21 dias em road trip pelos Estados Unidos

Publicado por: Luciano Palumbo / Atualizado em: 06/03/2024

Um roteiro de 21 dias em uma road trip pelos EUA. Percorremos cerca de 3.300 milhas (mais de 5.200 quilômetros) e visitamos mais de 30 cidades, saindo de Los Angeles, na Califórnia e passando por estados como Nevada, Arizona, Novo México e Texas.

EUA sobre rodas: Que tal viver uma experiência a bordo de um motorhome com o TurismoEtc?

White Sands – Um dos lugares mais emocionantes e diferentes da nossa road trip pelos EUA

Fazer uma road trip de carro ou em um motorhome é o sonho de muitas pessoas, e já foi o meu também. Pode acreditar! Sempre sonhei em “me” jogar na estrada sem rumo, dormir em lugares alternativos, aproveitar a cultura e história local e ainda vivenciar momentos incríveis junto à natureza.

Além disso, fazer o próprio cronograma sempre me agradou nas minhas viagens e, o motorhome, é perfeito para este estilo mais “aventureiro”.

Por causa disso, cansei de olhar a viagem “dos outros” e decidi que era hora de embarcar na minha “própria” trip. Chamei a família e amigos, preparei o roteiro e, a partir dali, partimos para o sonho de percorrer parte dos EUA sobre rodas. Veja abaixo nosso roteiro geral.

Para exemplificar melhor, esta viagem foi feita em dois momentos, porém, ininterrupta. O primeiro deles viajei com a minha família pelos principais destinos da Califórnia. Logo em seguida, partimos de Los Angeles (CA) para Scottsdale (Arizona) para iniciar a segunda parte da viagem que nos levaria até San Antonio, no Texas.

Com o planejamento pronto, entrei em contato com os meus parceiros do Motorhome Trips e fiz a reserva daquelas casas sobre rodas que seriam minhas por quase três semanas nos Estados Unidos. A Motorhome Trips tem parceria com a Cruise America, empresa líder no aluguel de motorhomes nos EUA com quem discuto detalhes e recebo conselhos. 

Como minha viagem foi redondinha e deu super certo, resolvi compartilhar com você o meu roteiro nos EUA sobre rodas! Quem sabe isso não te anime a sair pelas estradas norte-americanas? 

EUA sobre rodas
Estacionamento dentro do Yosemite National Park – Entrada do Mariposa Grove

EUA sobre rodas: Roteiro de motorhome pela Califórnia

Antes de iniciar o meu roteiro do especial EUA sobre rodas, voei do Brasil para Los Angeles (CA), onde fiquei por uns dias passeando pela cidade. Assim, esse roteiro começa a partir do momento que peguei o motorhome.

Neste primeiro trecho de viagem (Califórnia e um pequeno trecho de Nevada), o compartilhamento foi incrível. Viajamos em três motorhomes: Eu, Cristiane, Giulia, Rafa e Giovanna em um C-30, Caio e Ana Claudia, do (www.instagra.com/dicasdemiamieorlando), também em um C-30 e Fábio e Voz da Consciência (não sei se posso revelar a identidade da nossa amiga VDC), do www.dicasnovayork.com, com o “seu” C-25.

Era para ser uma viagem em família, mas meus amigos a tornaram muito mais especial se juntando a nós nessa trip. Veja abaixo o que fizemos nessa primeira pernada de Califórnia.

EUA sobre rodas
Na loja da Cruise America, em Carson – olha a felicidade em retirar o motorhome!

De Los Angeles a San Francisco com parada em Yosemite e Lake Tahoe

Dia 1: de Los Angeles a Santa Clarita 

Nossa trip começou saindo de Los Angeles para Carson, onde fica a loja da Cruise America. Lá, fizemos a retirada do motorhome que alugamos em parceria com a Motorhome Trips. As duas cidades são bem próximas, porém, dependendo de onde você estiver em LA, pode levar até uma hora para chegar a Carson, por conta do trânsito da cidade.

Na loja da Cruise America, encontramos nossos amigos do Dicas de Nova York e Dicas de Miami e Orlando. Iniciamos o processo de check-in, documentação, vistoria e, enfim, retiramos os motorhomes e partimos para a estrada.

Percurso do dia!

EUA sobre rodas
Os amigos do DDMO e Dicas NovaYork na retirada dos motorhomes
EUA sobre rodas
Motorhomes alinhados e prontos para viajar pelos EUA sobre rodas

A viagem finalmente começou com destino a nossa primeira parada: Santa Clarita. Foi por lá que passamos a primeira noite. Porém, antes de chegar no Valencia Travel Village, passamos no Walmart para abastecer os motorhomes com alimentos, bebidas, materiais de cozinha e limpeza, entre outras coisinhas como muitas guloseimas e até uma churrasqueira!

O Valencia Travel Village tem diárias a partir de U$85 para full hookup, ou seja, durante toda sua estadia, seu motorhome terá fornecimento de água, eletricidade e conexão de esgoto. Isso diferencia muito a experiência de “estadia” com o motorhome.

Além de ser preparado para receber motorhomes, o Valencia Travel Village ainda tem opções de entretenimento, como navegação e pesca, feira de produtores, trilhas para caminhadas, restaurantes locais, golfe, esportes e muito mais. Super recomendo!

EUA sobre rodas
Valencia Travel Village: ótima escolha para passar o tempo e pernoitar

Dia 2: Six Flags Magic Mountain e Death Valley

Do Valencia Travel Village, tínhamos planos de seguir viagem para o Parque Nacional da Sequoia, em uma viagem de aproximadamente três horas, porém o mau tempo e as fortes chuvas interditaram o acesso ao parque e tivemos que alterar o nosso roteiro de EUA sobre rodas.

Parque por parque, em vez de ir a um nacional, optamos por nos aventurar no Six Flags Magic Mountain, pertinho do camping onde tínhamos passado a noite. Na real, não é bem assim. Mas, confesso: a gente se divertiu demais no Six Flags.

Trecho do dia!!

Entrada do Six Flags Magic Mountain: certamente um dos mais radicais dos EUA
A melhor montanha-russa que já fui na vida! Insana.

O parque é um dos mais radicais dos EUA e oferece uma série de atrações insanas. Você sabia que lá nasceu o primeiro looping de montanha-russa do mundo? Pois é. Eu gosto mesmo da Wonder Woman: Lasso of Truth, com certeza a montanha-russa mais radical do parque. 

Após um longo dia, seguimos viagem com destino ao Death Valley. Essa foi mesmo uma loucura!

Depois de mais de quatro horas de viagem – carros aquecendo, tensão e uma descida que a noite não parecia tão íngreme – não tínhamos muita opção de escolha durante a madrugada e optamos em passar a noite no Stovepipe Wells Camping. 

Aliás, o camping tem uma ótima infraestrutura com posto de combustíveis, lojas e restaurantes. Gostamos mesmo! Comidinha feita no motorhome, banho e descanso para mais uma jornada no dia seguinte!

Depois de passar a noite, hora de registrar o Stovepipe Wells Camping
O local tem estrutura completa com energia, água e esgoto!
O Stovepipe Wells Camping ainda oferece postos de abastecimento, loja e restaurante

Dia 3: Mesquite Dunes e Red Rock Canyon

Depois de uma noite no deserto, seguimos de volta ao nosso roteiro original, que tinha o Parque Nacional de Yosemite como destino.

Ainda no Death Valley, fizemos uma parada incrível nas Mesquite Dunes, famosas por suas sombras dramáticas ao nascer e ao pôr do sol, criando um espetáculo de luz e sombra nas ondulações e bordas das dunas. Além disso, é um local privilegiado para contemplar os céus noturnos escuros do Death Valley.

Percurso do terceiro dia completo

Parada para conhecer Mesquite Dunes e planejar os próximos quilômetros
Mais uma imagem aérea deste lugar lindo chamado Mesquite Dunes
Vista de cima de umas das pedras do local. Isso não é drone!!

Das dunas, seguimos viagem atravessando para o estado de Nevada e chegamos ao Red Rock Canyon, onde é possível ver formações rochosas na cor avermelhada, com áreas de pinheiro. A Cris pirou nesse cenário e tirou um tempo para fugir do grupo e meditar – tamanha energia concentrada naquele lugar. Meio místico, sabe? 

De lá, pé na estrada novamente. Nesta noite, a opção para dormir foi no Lake Isabella RV Resort, que contava com banheiro, Wi-Fi, lavanderia e piscina. Uma opção no meio do caminho antes de seguir para Yosemite. Outra opção de muito bom gosto para pernoitar de motorhome. Gastamos US$65 + 10 por ocupante do motorhome.

Dias 4 e 5: Parque Nacional de Yosemite

Do camping, seguimos viagem para Yosemite e fizemos uma parada no caminho em um Walmart. Por lá, novamente uma paradinha estratégica para compras. Detalhe: almoçamos no estacionamento do supermercado.

Já em Yosemite, dormimos no camping High Sierra RV & Mobile Park, onde ficamos por duas noites. Dentro do Parque, fizemos algumas paradas que foram surpreendentes e encontramos cenários incríveis. 

Acredito que este – terão outros pra contar – foi um dos principais destinos que conhecemos nesta viagem. O fato de ser a primeira viagem de motorhome em família e a primeira vez que estivemos juntos na neve, já pode gerar uma expectativa, não acha? 

Trecho percorrido no quarto dia de viagem

Wallmart: paradinha sempre estratégica para reabastecimento!
Estrutura completa e amplo estacionamento no High Sierra RV & Mobile Park
O High Sierra RV & Mobile Park tem estrutura completa. Pode acreditar!

Saímos de um calor de mais de 30 graus no deserto, para uma temperatura negativa, em Yosemite. A sensação foi que fizemos uma viagem em destinos distintos, mas isso é só um pouco do que os EUA (a Califórnia) pode te proporcionar. “Em cerca de 48 horas nevou e vimos o deserto”

Também visitamos a Mariposa Grove, um pequeno bosque com sequoias gigantes perto de Crane Flat, ao no sul do Parque. 

Lá, em família assistimos juntos o espetáculo da neve pela primeira vez! Eu, Cris, Giulia, Rafa e minha sobrinha Giovanna (aniversariante da viagem) pudemos apreciar um dos parques mais visitados da Califórnia debaixo de neve. Foi, de fato, inesquecível!!

Passamos também pelo Tunnel View, e também pela Cachoeira de Yosemite, uma catarata que, dependendo da época do ano e como o sol bate, se transforma em uma queda de fogo. Saiba mais sobre essa cachoeira aqui.

A felicidade da família TurismoEtc na neve, juntos, pela primeira vez!! Isso é EUA sobre rodas.
Entrada da trilha para do Mariposa Grove, em Yosemite
Yosemite Falls: dá pra chegar bem pertinho dela e sentir o vapor d’água!

Dias 6 e 7: Lake Tahoe e San Francisco

De Yosemite, seguimos para Lake Tahoe, uma viagem de aproximadamente quatro horas, mas paramos em Jackson, no meio do caminho, para um ligeiro reabastecimento de combustível e suprimentos.

Após as compras, seguimos em direção a South Lake Tahoe, onde optamos por passar a noite no Zephyr Cove Resort, ao lado de Nevada. O camping é muito bem estruturado, com vagas de estacionamento e excelente infraestrutura com banheiros e restaurante. 

Tem até praia e esportes aquáticos, mas nós fomos durante o inverno, então não deu para aproveitar! Porém, o lugar merece ao menos umas duas noites. Tem muita coisa pra fazer em Lake Tahoe mesmo no inverno.

Trajeto longo, mas muito emocionante!

Atravessamos a estrada e demos de cara com essa praia maravilhosa em Lake Tahoe
Aqui, a vista de Sand Harbor Beach, em Nevada

Como estava muito frio e começando a chover, a ideia foi “rodar” e dar a volta em todo Lake Tahoe, como Sand Harbor, no estado de Nevada. Mais uma parada obrigatória se passar pela região.

De volta à Califórnia, visitamos Truckee – cidadezinha histórica e completamente charmosa. Vale muito a visita por lá. Vai encontrar ótimos restaurantes. Recomendo! Ainda contornando o Lake Tahoe passamos por Emerald Bay e acabamos almoçando no The Beacon Bar & Grill, em Camp Richardson. Conhecemos também a cidadezinha de Tahoe, antes de seguirmos viagem para San Francisco.

Nossa ideia era dormir no Vista Point, e conseguimos! Nossa primeira noite em San Francisco foi com vista para a famosa ponte Golden Gate. E, apesar da vista espetacular, que gerou uma experiência incrível, também tivemos uma noite inusitada: nosso gerador havia parado de funcionar! Problemas à parte, aliás, viagem boa sempre tem um perrengue, não é mesmo? Nem ligamos para o ocorrido e ficamos ali, apreciando a beleza da Golden Gate à noite e no amanhecer!

Truckee: uma cidadezinha que vai ganhar o seu coração!
Foi assim que passamos à noite em San Francisco: aos pés da Golden Gate
Vista aérea da Golden Gate e dos nossos motorhomes estacionados por lá

Dia 8: San Francisco

Na manhã seguinte, foi necessário ir até uma loja da Cruise America para identificar o problema e seguir viagem. Precisamos trocar de veículo para então continuar seguindo nosso roteiro com motorhome nesta primeira etapa pela Califórnia. 

Lembram que pegamos neve em Yosemite? Então, não havia condições de seguir viagem sem gerador e aquecimento para a água do banho. Por isso, a troca de equipamento. Agora… já que estávamos na cidade, decidimos passar o dia conhecendo San Francisco

Fisherman’s Wharf,: primeira visita em San Francisco
Turma toda reunida no pier 39
Lombard Street: ícone das ruas tortas pelo mundo!

Visitamos os pontos turísticos mais famosos da cidade, como a Golden Gate, onde tínhamos dormido de frente para ela na noite anterior, fomos ao Fisherman’s Wharf, onde lojas de souvenirs e barracas que vendem caranguejo e ensopados surgem a cada passo. Também é possível visitar uma colônia de leões marinhos e há navios históricos para visitar.

Descemos a pé pela icônica Lombard Street, visitamos o Haight-Ashbury – berço do movimento de contracultura dos anos 60 – localizado ao lado do Golden Gate Park, e o Pier 39, onde passamos a maior parte do tempo!

De San Francisco de volta a Los Angeles com parada na Big Sur

Dia 9: Vale do Silício e Santa Cruz

Após um dia em San Francisco, a ideia era seguir nossa rota para Santa Cruz. O dia tinha tudo para ser tranquilo, mas acabamos quase saindo um pouco do roteiro. Quase, porque decidimos parar em Silicon Valley, que fica no caminho entre San Francisco e Santa Cruz.

Sede da tecnologia nos Estados Unidos, é lá onde surgiu a empresa HP. Passamos por prédios de empresas conhecidas, como do Facebook e visitamos a Universidade de Stanford. Demos uma passada pela casa de Steve Jobs e pelo Apple Park, onde, inclusive, almoçamos no estacionamento. Pode acreditar!

De volta a estrada, nosso trecho do dia!

Cada HP: onde nasceu a revolução tecnológica
Santa Cruz Beach Boardwalk. Não precisa de mais explicações, né?
National Bridges: por lá a noite é garantida e cercada de vizinhos, #sqn!

Depois disso, voltamos ao nosso roteiro original pelos EUA sobre rodas e chegamos a Santa Cruz. Fomos direto para o Boardwalk – parque de diversões localizado na praia, onde fizemos free camping, ou seja: dormimos na rua, no National Bridges, famosa ponte em Santa Cruz!

Dia 10: Carmel e Big Sur

Ainda em Santa Cruz, mas já a caminho de Carmel, paramos para visitar o Roaring Camp, onde finalmente pudemos ver sequoias gigantes (lembram que o Parque Nacional estava fechado pelo mau tempo? ).

Vale lembrar que eu já conhecia o local e insisti para que todos fossem. Aliás, se estiver próximo a San Francisco e Santa Cruz, vá até o Roaring Camp.

Esse lugar é muito interessante. Parece uma cidade do velho oeste, sabe? Tem casa de ferreiro, saloom, pescaria, forja, um passeio a pé e outro de trem em meios a sequoias gigantes. Vale muito a visita!

Trecho de Big Sur. Era o ponto mais esperado da viagem

Praia de Carmel: o litoral da Califórnia é indescritível
Descida das Hwy1 para o especial EUA sobre Rodas. Ao fundo a Bixby Bridge
Cruzando a Bixby Bridge com nosso motorhome.

Com a visita concluída, seguimos nossa viagem até Carmel – essa foi uma passagem rápida por uma das cidadezinhas mais charmosas e atraentes da costa da Califórnia. Inclusive, é lá que começa a Big Sur, o trecho mais bonito da Highway 1 na costa da Califórnia, que aparece até na série Big Little Lies.

Após curtir o dia em Carmel, continuamos nossa viagem até o Big Sur Campground and Cabins. Passamos por paisagens incríveis como a Bixby Bridge, também conhecida como Bixby Creek Bridge, na costa de Big Sur, na Califórnia. Ela é uma das pontes mais fotografadas do estado devido ao seu design estético.

Não demos muita sorte porque parte da Big Sur, que estava interditada. Desmoronamentos – constantes nessa região – nos impediram de seguir por ela. Mas, fomos até onde conseguimos!

O camping fica no meio da estrada e é envolto por uma vegetação incrível Tem até um riozinho que passa por lá. Aproveitamos para fazer um churrasco e então, descansar.

A estrutura do Big Sur Campground and Cabins é fantástica! Eles possuem mesas de piquenique e fogueira, oferecem conexões de água, eletricidade e estação central para despejo do seu esgoto.

Além disso, o complexo conta com atividades no acampamento, bem-estar, aventuras ao ar livre, refeições e compras. Recomendo a parada!

Entrada do Big Sur Campground and Cabins
Nosso lugarzinho para finalizar o dia
O Big Sur Campground and Cabins tem ótima estrutura e natureza

Dia 11: San Luis Obispo e Solvang

Outro dia na estrada, outra surpresa pelo meio do caminho: San Luis Obispo. Na cidade, pudemos visitar locais como o Bubblegum Alley, sim, uma viela onde as paredes são feitas de chicletes mascados, e Roocket Frizz, onde pudemos experimentar doces e beber refrigerantes diferentes.

A cidade é incrível e vale mais de um dia para a visitação. Tem muita coisa legal pra fazer e vários locais para visitar como por exemplo as cervejarias da cidade, as vinícolas ao redor de San Luis Obispo e atrativos como o Sinsheimer Park, por exemplo. 

Trajeto do décimo primeiro dia de viagem!

Fiquei com nojinho aqui no Bubblegum Alley, em San Luis Obispo. O cheiro é péssimo!
Centro da cidade: a arquitetura, lojinhas e gastronomia surpreendem
Estátua da pequena sereia em Solvang

Seguimos a viagem para Solvang, uma pequena cidade turística, que foi colonizada pela Dinamarca. Tiramos o restante do dia para conhecer a cidade e beber uma cerveja na Solvang Brewing Company, localizada na rua central da cidade. Comemos e bebemos muito por lá!

Na cidade tem uma estátua da Pequena Sereia, igual a de Copenhagen, capital da Dinamarca. Há também um centrinho bem charmoso e cheio de lojinhas e restaurantes! A cidade, de fato, é muito charmosinha! À noite, mais um free camping, ou seja, de dormir na rua, porém o estacionamento do Walmart garantiu a nossa noitada!

Dia 12: Santa Barbara, Malibu e Los Angeles

Com a nossa viagem chegando ao fim, chegamos a Santa Barbara. Fomos direto conhecer o píer e dar uma voltinha pela cidade. E então, seguindo a descida da Highway 1, fomos parando em lugares como forma de atrasar o fim da viagem: fomos às praias e então, uma paradinha no Camarillo Premium Outlets, para as compras.

Paramos em Malibu para almoçar no restaurante Neptune’s Net, aquele do Velozes e Furiosos, sabe? Eu estive neste restaurante em 2013 quando fiz uma viagem de moto pela Califórnia. O lugar me trouxe diversas lembranças. Queria muito levar meus filhos em alguns lugares  para que pudessem vivenciar um pedacinho da minha viagem de moto naquele ano.

Último trecho antes da devolução do motorhome

Passeio no Santa Barbara Pier
Paradinha para as últimas compras no Camarillo Premium Outlets
Estacionamento na beira da estrada. Imagens como estas só viajando os EUA sobre rodas

Só então, depois de bem alimentados e de dar boas risadas, tocamos sentido Los Angeles. Lá ficamos no Dockweiller RV Park, na cabeceira de LAX (sigla internacional do aeroporto de Los Angeles). Detalhe: com o pé na areia. 

O camping oferecia muita estrutura e ficamos mais de uma noite lá, mas acabamos usando nossos últimos dois dias para organizar nossas coisas e devolver o motorhome.

A viagem estava mesmo chegando ao fim. Na verdade, ela estava acabando para a Cristiane, Giulia, Rafael e Giovanna que voltariam ao Brasil. Fabio e VDC, estavam retornando para NYC também. Entretanto, eu, Caio e Ana Claudia seguiríamos para a segunda etapa da viagem que ainda teriam alguns dias pela frente.

Chegada no Dockweiller RV Park
Despedida dos meus lindos no aeroporto de Los Angeles

EUA sobre rodas: Roteiro de motorhome até o Texas

De Los Angeles a San Antonio, com parada no McDonald’s mais antigo dos EUA e na sede da Cruise America

Eu já imaginava que iria gostar de viajar em uma casa sobre rodas. Depois de quase duas semanas fazendo roteiro de motorhome pela Califórnia, aproveitei já que estava nos Estados Unidos e decidi fazer um roteiro de motorhome partindo de Mesa (Arizona) e chegando até San Antonio, no Texas. 

No momento em que organizei essas duas viagens, já previa que ver lugares incríveis, criar meu próprio plano de viagem e aproveitar da liberdade de viajar nos EUA sobre rodas seria uma experiência surreal. Após concluir o primeiro itinerário, minha vontade de vivenciar isso novamente só aumentou!

Segundo trecho da viagem EUA sobre rodas

Foi onde meu grande parceiro Motorhome Trips entrou mais uma vez na jogada. Da mesma forma que fechei com eles o motorhome na Califórnia, fiz a reserva do motorhome saindo de Mesa (AZ) e chegando a San Antonio (TX). Claro, que a empresa do motorhome foi a Cruise America, com quem a Motorhome Trips tem parceria. 

Nesse artigo eu te conto por detalhes como fazer um aluguel de motorhome nos EUA e o que você precisa saber sobre o veículo.

Dia 14: de Los Angeles a Scottsdale

Fizemos o aluguel de um carro em Los Angeles, e fomos até Scottsdale, no Arizona. A viagem, sem paradas, tem duração de cerca de 6h, em pouco mais de 600km de estrada. Porém, como temos o costume de fazer alguns pequenos desvios, decidimos aproveitar a passagem por San Bernardino para visitar o McDonald ‘s número 1, o primeiro que deu origem à famosa rede de fast food.

O lugar já estava fechado e chegamos, coisa de cinco minutos além do horário de funcionamento. Neste momento, Ana Claudia caiu aos prantos e, eis que um senhorzinho saiu de dentro da loja e nos permitiu visitar por alguns segundos.

Entrada do First McDonald’s Museum
Sonder The Monarch: nosso hotel em Scottsdale

Bom, deu tempo de tirar umas fotos, conhecer as histórias dos primeiros lanches e embalagens e ainda assinar o livro de visitas. Adivinha: comprei uma camiseta e um boné para guardar de recordação.

Quando finalmente chegamos a Scottsdale, encontramos Paulo Basso Jr, do www.rotadeferias.com.br e os times da Motorhome Trips e Cruise America. Na cidade, ficamos hospedados no Sonder The Monarch, hotel bem localizado e com uma ótima piscina. É bem pertinho do centro e dá pra sair a pé de noite!

Dia 15: Scottsdale e Visita a Cruise America

No dia seguinte, aproveitamos para fazer uma breve visita à cidade de Mesa, onde está localizada a sede da Cruise America. Vale ressaltar que Scottsdale e Mesa fazem parte da Grande Phoenix, sendo cidades metropolitanas nos arredores da capital do Arizona. 

Essa visita à Cruise America foi realizada em parceria com a Motorhome Trips, proporcionando a retirada do nosso motorhome e a oportunidade de conhecer mais sobre a empresa.

Aprendendo tudo sobre motorhome com os especialistas da Cruise America
Time de brazucas que embarcou nessa trip com os parceiros da Crise America

Após conhecer a estrutura da Cruise America nos Estados Unidos, decidimos conhecer um pouco da cidade. Mas antes, uma piscininha para dar uma boa relaxada!

Um dos nossos pontos de parada foi o Old Town, um centro comercial em Scottsdale, com lojas, bares e também restaurantes. Nossa escolha foi a Brat Haus, uma cervejaria alemã. Ela era muito gostosa, mas importante frisar que foi um lugar bem carinho também!

De volta ao hotel, a ideia era descansar e se preparar para a viagem que seguiríamos no próximo dia pela manhã!

Entrada da cervejaria Brat Haus, em Scottsdale
Turma reunida bebericando um pouco

Dia 16: Saguaro National Park e Novo México

Na manhã seguinte, começamos o dia com uma ida ao Walmart para abastecer nosso motorhome com produtos essenciais e alimentos para a viagem. Lembre-se, esse é um custo que sempre terá para curtir os EUA sobre rodas, especialmente, de motorhome.

Em seguida, partimos em direção ao Saguaro National Park, em uma viagem com duração de cerca de uma hora e meia. Este parque é o lar da maior espécie de cacto da América do Norte, sendo reconhecido como um símbolo icônico do oeste americano, proporcionando uma oportunidade única de apreciar cactos gigantes.

Uma curiosidade do parque não está nos cactos, mas sim, em suas flores. Uma vez que nascem após anos de existência das plantas e vivem apenas 24h.

Novamente na estrada e de motorhome. Vamos ao décimo sexto dia

Entrada do Saguaro National Park
Feliz demais nessa paraíso de cactos.
Da grade, pelo lado de fora, o Davis-Monthan Air Force Boneyard

Do parque, passamos por Tucson e chegamos ao Davis-Monthan Air Force Boneyard, uma antiga base aérea, e agora é um cemitério de aviões. E então, seguimos viagem para nosso destino do dia: Veterans Park.

O Veterans Park, é um camping seco e free, ou seja, não pagamos nada para ficar por lá, mas também não tem água, luz ou dump station, para despejarmos o esgoto. Também foi por ali que jantamos e passamos a noite.

Essa experiência de free camping foi muito diferente. Além de estarmos no meio do “nada”, o vento era tão forte que não dava para fazer o tão esperado “churrasco” entre amigos. A saída foi cozinhar no motorhome e compartilhar mais esses momentos juntos entre amigos.

Juntos, atravessando fronteiras: Chico, Caio, Eu, Carlão, Paulo, e Edu
Entrada do Veterans Park
O Veterans Park é completamente raiz

Dia 17: White Sands National Park

Na manhã seguinte saímos do Veterans Park em direção ao White Sands National Park, em uma viagem de aproximadamente 300 quilômetros. No caminho passamos por Las Cruces, onde existe uma estátua do Papa Léguas feita em material reciclado! Sim, aquele mesmo dos desenhos animados!

De Las Cruces, até finalmente chegarmos ao White Sands National Park, não durou uma hora na estrada. Certamente, mais um ponto alto da viagem! Já parou pra contar quantas experiências incríveis em apenas 17 dias?

Dia de rodar pouco. Mas um dos melhores destinos da viagem

Las Cruces e a estátua do papaléguas
Chegada ao White Sands National Park
A imensidão das areias brancas impressiona. EUA sobre rodas é bem isso!
Um dos lugares mais lindos que já visitei na vida

O White Sands National Park é uma área protegida nos Estados Unidos – completamente cercado pelo Campo de Testes de Mísseis de White Sand. O local apresenta dunas de areia branca compostas por cristais de gesso, sendo o maior de seu tipo no planeta, com profundidades que variam de aproximadamente 9m a 18m. 

Os arqueólogos também descobriram pegadas humanas fossilizadas no parque, estendendo-se por mais de dois quilômetros.

Naquela noite, escolhemos o camping Alamogordo White Sands KOA Journey para fincar nossas rodas. Com valores a partir de U$46 o pernoite para full hookup, nosso motorhome teve fornecimento de água, eletricidade e conexão de esgoto.

O completo Alamogordo White Sands KOA Journey
Momentos de descontração

Dia 18: Carlsbad Caverns e Guadalupe Mountain

Começamos o dia tomando café no nosso motorhome e saímos cedo para visitar as Carlsbad Caverns, em uma viagem que nos levou cerca de três horas.

As Carlsbad Caverns ficam dentro do Parque Nacional de mesmo nome, e são a principal atração do parque. Para chegar até lá, é possível fazer uma trilha por conta própria, através da entrada natural, ou chegar de elevador (siim!) através do centro de visitantes. 

Por ser conhecida pela sua variedade de estalactites, é possível fazer uma visita rápida, mas vou te dar um spoiler: o lugar é lindíssimo, você com certeza vai querer ficar um bom tempo por lá!

Mais um trecho curto, porém, intenso.

Chegando a Carlsbad Caverns
Já dentro da principal galeria na Carlsbad Caverns
EUA sobre rodas
Avistando o Guadalupe Mountain
EUA sobre rodas
Nosso espaço no Van Horn RV Park – Good Sam, no Texas

De Carlsbad, cruzamos novamente a fronteira de estados e chegamos ao Texas. Tentamos visitar o Guadalupe Mountain, porém o parque estava fechado. De um point view, pudemos observar algumas paisagens.

Mais uma hora de estrada e chegamos ao Van Horn RV Park – Good Sam, camping onde passamos aquela noite. Aliás, todos os campings com selo KOA e Good Sam podem ser escolhidos de olhos fechados. São ótimos, acessíveis e com uma “baita” estrutura.

Dia 19: Marfa e Big Bend National Park

Essa é mesmo de lascar!!
Você sabia que existe uma “loja” da Prada (a marca de luxo italiana) no meio do deserto do Texas? Sim, existe! “Loja”, assim mesmo, entre aspas, porque na verdade, é uma instalação artística escultural. 

As portas da instalação não funcionam, não existem vendedores, mas os produtos que estão lá dentro. Ou seja, você pode ver pelos grandes vidros externos, tudo exposto dentro da loja.

E como estava no nosso caminho, logicamente paramos rápido para conhecer e tirar fotos. Mais adiante, encontramos uma rest area, próximo a Red Ford, onde paramos para o almoço. O lugar lembrava ocas de índios e fica às margens do Rio Grande, que divide os Estados Unidos e o México.

Penúltimo trecho da nossa trip

EUA sobre rodas
Loja da Prada em Mafra. Loucura!
EUA sobre rodas
Parada na rest area para almoço e descanso!
EUA sobre rodas
Da estrada já avistando as montanhas do Big Bend

Depois de descansar, almoçar e passar um tempinho apreciando a paisagem, voltamos para a estrada com destino ao Santa Elena Canyon. Esse canyon é uma das áreas naturais mais conhecidas do Parque Nacional Big Bend. Aliás, que parque!!!

À noite, dormimos no Big Bend National Park mesmo. Na verdade, foi a noite mais estrelada do ano e jantamos por ali mesmo. Churrasco, para manter o costume e a tradição na viagem!

Foi mesmo uma das maiores experiências noturnas no melhor dark sky dos Estados Unidos. O Big Bend é considerado por vários profissionais de astronomia e fotografia como o lugar mais “especial” para fotografar a via láctea em solo norte-americano.

EUA sobre rodas
Churrasquinho no Big Bend para manter a tradição
EUA sobre rodas
Tentando registrar a beleza do céu com o celular: impossível!!!

Dia 20: San Antonio

No último dia de estrada da nossa viagem de motorhome, saímos de Big Bend e paramos em Lake Amstad, para almoço, depois de passarmos a manhã rodando. A viagem de motorhome quando compartilhada é muito mais tranquila. Lembre-se que na primeira etapa eu dirigi sozinho por mais de 1300 milhas.

Depois do almoço, rodamos mais algumas horas e fizemos uma parada em Fredericksburg, uma pequena cidade alemã, rica em cervejas e vinhos. Também encontramos comidinhas e condimentos incríveis por lá, vale a pena! Seguimos para Grape Creek Vineyards, uma vinícola texana, mas com inspirações da Toscana, na Itália!

Trecho final da nossa viagem

Nosso almoço foi com esta vista em Lake Amstad
A cidade de Fredericksburg

De lá, finalmente chegamos ao último destino de nossa viagem, San Antonio!

Passamos duas noites no camping KOA San Antonio, curtindo a cidade e aproveitando os dias.

Entre os atrativos visitados por lá, o destaque fica para o Six Flags Fiesta Texas – ele segue o mesmo estilo do irmão californiano.

Ainda em San Antonio, recomendo passear as noites pelo River Walk, e finalizar a caminhada com os amigos no Mad Dog – um bar super descolado na beira do River Walk!

EUA sobre rodas
Finalizando nossa viagem no KOA San Antonio
EUA sobre rodas
Teve até festa e comemoração de aniversário por lá

EUA sobre rodas: Roteiro de 21 dias em road trip pelos Estados Unidos

Acredito, sem sombra de dúvidas, que esta foi uma das principais viagens ininterruptas que fiz pelos EUA sobre rodas. Passamos por cidades incríveis, paisagens deslumbrantes, conhecemos fazendas de cactos, desertos de areias brancas, pegamos neve, praia… Foram muitas experiências inesquecíveis!

Na real, nunca imaginei passar por mais de 30 cidades diferentes, experimentar a peculiaridade de cada uma delas e ainda viver uma experiência com amigos e familiares numa road trip que somou mais de três mil e trezentas milhas, o equivalente a mais de cinco mil quilômetros cortando cinco estados norte-americanos.

EUA sobre rodas
Imagens que se tornarão inesquecíveis nas minhas lembranças da trip pelos EUA sobre rodas

Claro que nós planejamos e fizemos a viagem com total segurança. Mas, confesso, que a experiência superou e muito, todas as expectativas preestabelecidas antes dessa trip pelos EUA. Não sei afirmar ao certo qual experiência ou destino me impactou com mais força, entende? Mas, a verdade é que pude me reconectar comigo e com os mais próximos de mim de uma maneira diferente!

Essa viagem de motorhome – acredito que qualquer outra nesse estilo – nos fez observar a viagem de uma maneira diferente. Mais lenta, com mais experiências. Eu diria que foi uma viagem com vida! Uma maneira de receber a energia que a estrada e a natureza exuberante dos parques nacionais norte-americanos nos oferece em sua totalidade. Agora, vamos logo programar mais uma? Acredito que eu ainda farei isso em outro estado, como a Flórida, por exemplo! Nos vemos em breve em mais uma road trip do TurismoEtc.

EUA sobre rodas
Turma boa da nossa viagem!!! Que venham as próximas

Dicas quando se faz um roteiro de motorhome pelos EUA

Vou te dar algumas dicas importantes, para seu roteiro de motorhome pela Califórnia.

Habilitação para dirigir motorhome na Califórnia

Muitos acreditam que é necessário ter uma habilitação especial para dirigir motorhome, ou ter a permissão internacional para dirigir. Na verdade, tudo o que você precisa é da sua habilitação, a CNH brasileira, na categoria B.

Tamanho ideal do motorhome

A quantidade de pessoas na sua viagem vai ajudar a escolher o tamanho do seu motorhome. Escolha sempre o tamanho considerando uma pessoa a mais, para maior conforto.

Novas descoberta e experiências inesquecíveis pelos EUA sobre rodas

Onde estacionar o motorhome nos EUA?

Você pode estacionar o motorhome em estacionamentos públicos e até mesmo na rua. A regra acaba sendo muito simples: se tem outros motorhomes estacionados, é permitido estacionar! As regras variam muito entre os estados e estabelecimentos.

A dica é baixar os App RV Parky, IOverland, Recreation.gov, entre outros para facilitar as buscas e escolhas por campinas e free campings durante toda a sua jornada! E ae, curtiu nosso roteiro? Já está pronto para fazer sua viagem? Vou deixar uns links relacionados para que você consuma mais informações para planejar com sucesso sua trip pelos EUA.

Leia também sobre motorhome nos Estados Unidos

Planeje sua viagem

Separei as melhores dicas para você se planejar para a sua viagem. Afinal, é interessante ver tudo isso com antecedência para conseguir os melhores preços. Seja em passagens aéreas, hotéis e até mesmo seguro.

Passagens aéreas

Nos últimos anos, garantir passagens aéreas de baixo custo tem sido uma empreitada desafiadora. Fatores como a flutuação do dólar, os impactos da pandemia, os custos do combustível e vários outros fatores têm exercido uma influência significativa nos preços.

O preço elevado, em muitos casos, leva as pessoas a desistirem de realizar suas viagens dos sonhos, uma vez que, ao fazer as contas, ultrapassa o orçamento planejado. No entanto, é possível encontrar passagens aéreas a preços mais acessíveis, apesar de todas essas questões.

Encontrar passagens aéreas baratas é um trabalho de paciência. Existem diversas dicas espalhadas pela internet, mas nenhuma delas cita o Vai de Promo. O Vai de Promo é uma plataforma de comparador de produtos de viagem, entre as melhores empresas do mercado, para encontrar promoções e economizar.

Seguro viagem

Adquirir um seguro de viagem é um item obrigatório no planejamento de qualquer viagem, principalmente internacional. O produto pode até não ser obrigatório em todos os destinos de viagem, mas é extremamente recomendado na possibilidade de uma viagem para fora do país, para garantir que você tenha segurança, caso algo aconteça com você.

seguro viagem não é obrigatório para entrar nos Estados Unidos, mas é altamente recomendado fazer um antes de embarcar para o país. Os custos de assistência médica por lá são surpreendentemente elevados, de forma que qualquer tipo de atendimento pode resultar em despesas altíssimas.

Imagina que chato ter uma viagem incrível e por um problema de saúde, por menor que seja, voltar para casa com uma dívida absurda em dólares para pagar?

Chip internacional de celular

Viajar para o exterior e não ter conexão com a internet não dá, né? Imagina ficar dias sem falar com a família, ou publicar aquelas fotos legais dos seus dias de road trip pela Flórida?

A AmericaChip é uma das empresas brasileiras que oferecem chip internacional de celular nas modalidades SIM e eSIM, com internet ilimitada na Flórida.

Saiba mais detalhes sobre a empresa e os planos aqui.

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top